Equipa

equipa vitor fotoadrenalina-fotoadrenalina

Vítor Costa

Foi a paixão pela fotografia que me fez criar o projeto do Fotoadrenalina. Em 2002, juntei à paixão pela fotografia a vontade de descobrir mundo e no espaço de quase duas décadas, de uma simples viagem às Ilhas Cíes, na Galiza, acabei por descobrir um pouco dos 5 continentes.

Foram praticamente 20 anos a conhecer novas culturas, paisagens únicas e fenómenos da natureza surpreendentes, mas sobretudo fiz muitos companheiros de viagem. 

Para trás ficaram 18 anos de formação no Instituto Português de Fotografia, trabalhos realizados para várias empresas e outros tantos publicados em várias revistas e jornais. 

Hoje continuo a surpreender-me com este maravilhoso planeta e a conhecer pessoas fantásticas, que partilham as viagem comigo no Fotoadrenalina.

Vitor Costa é fotógrafo/viajante convidado do Fotoadrenalina em:

equipa anamineiro fotoadrenalina-fotoadrenalina

Ana Mineiro

Viajar é o que me define. É uma espécie de coluna vertebral, um andaime gigantesco que vou contruindo à medida que acrescento mais andares-países. As minhas viagens são lentas, profundas e quase sempre a solo. Não dispenso percorrer montanhas e áreas selvagens, a pé ou de bicicleta. Procuro a natureza e evito multidões. Sou uma foodie vegana assumida – nas horas vagas cozinho para quem me pede -, e não vivo sem ler ou escrever.
Deixei uma carreira de professora para, aos poucos, organizar toda a minha vida à volta destas incursões pelo planeta, começando como repórter de viagens (escrita e fotografia, em revistas portuguesas e espanholas), e agora como líder do Fotoadrenalina.
Publiquei um livro de viagens (Onde os Rios têm Marés) e há mais dois que se andam a escrever na minha cabeça há demasiado tempo. Tudo o que me interessa está no meu site www.comedoresdepaisagem.com.

Ana Mineiro é fotógrafa/viajante convidada do Fotoadrenalina em:

equipa catarina fotoadrenalina-fotoadrenalina

CATARINA VIEIRA

Desde que finalizei o Curso Profissional de Fotografia, no Instituto Português de Fotografia em 2013, de seguida foi estagiar para o Jornal de Notícias onde continuo a fazer trabalho  como Fotojornalista para a Global Imagens. 
Participei na exposição da RTP ”Quando os Jovens Fotógrafos retratam jovens Músicos”, que teve lugar no Centro Cultural de Belém
em Lisboa e aos 25 anos fiz uma longa viagem pela Ásia, onde visitei vários países deste continente. Mas a parte mais enriquecedor e também marcante viagem foi o voluntariado com crianças na ”Touch a Life” em Siem Reap no Camboja
Gosto de imprimir à viagem aquilo que sou, divertida, aventureira e adepta de viajar com uma pequena mochila nas costas, que adora animais e sobretudo fotografia de viagem.

Catarina Vieira é fotógrafa/viajante convidada do Fotoadrenalina em:

equipa daniel fotoadrenalina-fotoadrenalina

Daniel Camacho

Em cada viagem que faço, os meus olhos mudam. As viagens são uma fonte inesgotável de cultura, não apenas cultura visual, mas cultura geral. Os nossos limites e o limite do nosso horizonte, é o limite da nossa cultura.

E em cada viagem que faço, quando volto, volto mais do que era, volto eu mais um outro eu que se desdobra em ideias novas. Penso que essa é a grande motivação que me leva a querer sempre viajar

Como sou fotógrafo, tento armazenar as viagens em arquivos de memória. A fotografia para mim é algo que documenta a minha passagem no tempo, e perpetua de certa forma a magia da viagem, podendo sempre voltar a ela e despertar histórias. E é engraçado rever fotografias de viagens e ver que eu já não sou só aquele Daniel que na altura fotografou, sou mais do que era e isso faz-me querer sempre mais.

Nestas viagens fotográficas, é interessante ver que cada um tem uma visão única e é isso que torna a viagem e a fotografia especiais. Para mim, é importante coleccionar momentos para depois ter histórias para contar.

Daniel Camacho é fotógrafo/viajante convidado do Fotoadrenalina em:

equipa goncalo fotoadrenalina-fotoadrenalina

Gonçalo Figueiredo

Engenheiro e fotógrafo de formação, diretor criativo de profissão, viajante de alma e aventureiro de coração, sou o Gonçalo (Gonças) e vivo o mundo como sempre o fiz, uma aventura e uma história de cada vez.

Aos 8 anos estriei-me na vela e windsurf de competição e aos 14 anos fui de Coimbra a Aveiro a pedalar, com escala na Figueira da Foz, que o caminho mais curto raramente conta boas histórias. Viajei por meio mundo desde então, cruzando 5 continentes.

Distingui-me na fotografia, desenvolvendo trabalhos para empresas como a Nokia, a Microsoft ou a Air Asia. Co-fundador do National Geographic Exodus Aveiro Fest, criei também o #WildWithPurpose, um projeto de viagem e aventura irreverente.

Gonçalo Figueiredo é fotógrafo/viajante convidado do Fotoadrenalina em:

equipa joseluis fotoadrenalina-fotoadrenalina

José Luís Santos

Nascido em 1980, sou professor de História apaixonado pela fotografia e pela viagem desde tenra idade. Sinto o fascínio pela Rota da Seda, um ligação milenar entre o Ocidente e Oriente, razão pela qual há já mais de uma década e meia que me foge o pé para estas terras ainda inóspitas e com povos tão hospitaleiros. Escrevo também crónicas de viagem no Jornal Trevim, o quinzenário de informação da minha terra, a Lousã, e o diário As Beiras, de Coimbra.

José Luís Santos é fotógrafo/viajante convidado do Fotoadrenalina em:

Manuela Matos Monteiro

Manuela Matos Monteiro e João Lafuente

Manuela Matos Monteiro e João Lafuente aliam duas paixões que se complementam: viajar e fotografar. Desde a adolescência que elegeram a viagem como uma prioridade no tempo disponível e ao longo dos anos percorreram dezenas de países procurando sempre integrar-se, acolhendo a diferença como forma de enriquecimento pessoal. A fotografia foi sempre uma aliada desta vontade de conhecer e de registar paisagens, modos de ser e fazer. Essas recolhas foram objeto de publicação em livros e revistas de fotografia e de viagem e de exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro: Paris, Florença, Berlim, Miami, Kansas City, Los Angeles, Maputo, Bruxelas (Parlamento Europeu) Bordéus, etc.
Gostam de viajar e liderar grupos porque gostam de desfrutar com pessoas o que as viagens proporcionam e partilhar os seus conhecimentos de fotografia (com camaras e dispositivos móveis).
Dirigem as galerias Espaço MIRA, MIRA FORUM e MIRA | artes performativas no Porto. Desenvolvem trabalho de curadoria e organizaram as 10 edições do concurso MIRA Mobile Prize.

Manuela Matos Monteiro e João Lafuente são fotógrafos/viajantes convidados do Fotoadrenalina em:

equipa mariajoao fotoadrenalina-fotoadrenalina

Maria João Gala

Nasceu em Luanda, mas aos 5 anos mudou-se para Portugal. Começou por estudar Design de Comunicação nas Belas Artes da Universidade do Porto e seguiu para professora. Fez pós-graduação em Design, Materiais e Gestão de Consumo na Universidade de Aveiro. Um dia decidiu perseguir um sonho – a fotografia. E estudou-a no Instituto Português de Fotografia, descobrindo o fotojornalismo, a sua grande paixão.

Estagiou no jornal Público e neste momento é fotógrafa freelancer e colaboradora assídua da Global Imagens, com publicações nos jornais e revistas do Global Media Group.

Maria João Gala é fotógrafa/viajante convidada do Fotoadrenalina em:

equipa miguel fotoadrenalina-fotoadrenalina

Miguel leal

Atraído pelo mundo natural desde muito novo, a minha vida desenrolou-se entre Portugal e o Canadá. Não é, portanto, para admirar que viesse a dar por mim a escalar as encostas das Montanhas Rochosas, ou a contemplar a vastidão do Árctico, tendo tido a sorte de poder combinar algumas das minhas paixões, como fotógrafo e repórter de viagens. 

A minha preocupação pela sustentabilidade desta nossa terra levou-me a tornar-me biólogo e a aproveitar cada oportunidade que me surgiu para alargar os meus conhecimentos sobre como regenerar o Planeta.

Resultado de todas estas experiências, sucessos e falhanços, criei duas empresas e procuro desenvolver produtos que nos ajudam a viver de forma mais saudável e reduzir a nossa pegada no Planeta.

Adoro partilhar o que gosto e o que sei, e foi por essa razão que abracei o desafio que o Fotoadrenalina me lançou de liderar as viagens no meu outro país – o Canadá.

No meu tempo livre, gosto de explorar as paisagens da Terra, ler literatura de viagens e correr na Natureza.

Miguel Leal é fotógrafo/viajante convidado do Fotoadrenalina em:

equipa paulotorres fotoadrenalina-fotoadrenalina

Paulo Torres

Gosto de motivar aqueles que vêem as minhas fotos e incentivá-los a ir viajar até aos locais que fotografo e ao mesmo tempo apreciarem a sua magia e beleza, tal como eu captei.

Porquê a fotografia? O simples gosto e prazer de pegar numa câmara, não se explica. Sente-se! É difícil não se apaixonar por uma, mas é todo o processo posterior de edição e tratamento que transforma a imagem e lhe dá a magia de imaginar, sonhar e querer lá ir e sentir.

O que me leva a ser viajante é mesmo isso. É o desejo de estar lá em vez de o imaginar ou ver através de uma foto. É ouvir as estórias sentir a magia do local e mergulhar noutro mundo.

A fotografia faz-me recordar a viagem. A viagem valoriza os momentos de descontração, desliga-me dos compromissos e da rotina e dá-me novas experiências e vivências.

Gosto de estar em contato com a natureza e apreciar os detalhes, as cores e contrastes do meio que me rodeia e colocar tudo isso dentro de uma fotografia.

Sou fascinado por países Nórdicos, pela sua cultura e História.

Paulo Torres é fotógrafo/viajante convidado do Fotoadrenalina em:

equipa padinha fotoadrenalina-fotoadrenalina

Pedro Padinha

Tive a minha primeira grande vitória aos 4 anos, quando consegui fugir da carrinha que me levava para o 1º ano da pré-escola. Ganhei “vida” por ter brincado muito na rua, ao ar livre.
Aos 19 apaixonei-me pelo BTT que me levou a descobrir o Portugal profundo. Pedalei de lés-a-lés, de Lisboa a Santiago, pela épica “Transportugal” de Bragança a Sagres ou de Saint-Jean Pied de Port a Finisterra. Aos 22 descobri o Couchsurfing e durante anos entrou pela minha casa, aos poucos, viajantes que me mostraram diferentes formas de estar na vida.
A partir daí, senti que tinha chegado o momento de eu partir. Em 2009, depois de terminar a licenciatura e a minha primeira experiência profissional, viajei a solo, lentamente durante 10 meses, atravessando todo o Médio Oriente e Norte de África, entre o Irão e Marrocos. Criei irremediavelmente uma ligação especial por aquela zona do globo, pela fotografia documental e pela escrita. 

É através das pessoas locais, criando pontes de partilha que pretendo dar um cunho especial nas viagens. Acredito profundamente que são elas que podem criar memórias inesquecíveis, únicas e marcantes nos países de destino que lidero.


Sou economista e conjugo as viagens com a profissão de Financial Advisor, na área de mercados financeiros.

Pedro Padinha é fotógrafo/viajante convidado do Fotoadrenalina em:

equipa pulido fotoadrenalina-fotoadrenalina

Pedro pulido

A paixão pelas viagens e pela fotografia andam de mãos dadas e fazem parte da minha vida há cerca de uma década.
O meu nome é Pedro Pulido e sou líder de viagens ao Peru com a Fotoadrenalina desde 2017.
O Peru entra na minha vida numa viagem a solo em 2015. Um mochilão de 2 meses e 4 países onde acabo por passar mais de 50% da viagem no Peru. Não consegui mudar de país. Estava fascinado pela sua cultura tão distinta, desde os antigos povos de Paracas do período Pré-colombino até ao Império Inca e ao tão diferente e parado no tempo mundo da Amazónia.
Em 2017 surge a oportunidade de trabalhar como director de marketing de uma empresa de turismo. Agarrei essa oportunidade sem hesitar e mudei-me de malas e bagagens para o Peru.
Hoje, e após estes anos a viver no Peru, posso dizer que sinto este país como a minha segunda casa.
Viajar pelo Peru é uma mistura de experiências de sentidos e também uma surpresa que vai muito além da influência deixada pelo império Inca.
Todos os anos tenho o privilégio de partilhar as maravilhas da cultura peruanas com viajantes do Fotoadrenalina. Sinto-me um sortudo por poder partilhar esta cultura tão diferente da nossa e durante as minhas viagens tento sempre conciliar a componente fotográfica à componente cultural.
O Peru é também sinónimo de aventura e conhecimento. Para mim é importante ir além da clássica visita a Machu Picchu. Dar a conhecer um pouco da cultura Inca ajuda os visitantes a conhecerem as suas conquistas e o nível de desenvolvimento surpreendente do povo Quechua. Na Amazónia, contactar com tribos que vivem segundo ensinamentos milenares passados pelos seus primogénitos e sem qualquer forma de escrita é também surpreendente. As suas medicinas são plantas. A sua alimentação é em grande parte plantas. Os seus deuses são estrelas e … plantas. É uma realidade diferente e muito interessante.

Estaremos sempre de mãos dados, o Peru e eu.

Pedro Pulido é fotógrafo/viajante convidado do Fotoadrenalina em:

equipa tania fotoadrenalina-fotoadrenalina

Tânia Muxima

As viagens que fazia para surfar começaram a despoletar em mim uma vontade de ver mais para além das ondas. Nestes últimos anos tenho viajado de bicicleta, que para mim é o ritmo ideal para ver e viver os lugares. Embora concorde que o que define os países são os povos e a sua cultura, a mim o que me move são as paisagens. Tenho tido a sorte de poder concretizar os sonhos que vou tendo e gostava de continuar assim. 

Tânia Muxima é fotógrafa/viajante convidada do Fotoadrenalina em:

equipa rui fotoadrenalina-fotoadrenalina

Rui Arco

Sou uma pessoa curiosa e atenta, que em viagem privilegia o contacto com as comunidades locais, a observação de vida selvagem, a visita a locais culturais e históricos de referência, a contemplação de paisagens ditas “únicas” e a exploração dos destinos para lá do
óbvio.
Fascinam-me as viagens que requerem espírito de aventura, mente aberta e uma boa dose de improviso.
Acredito que viajar é uma forma de aprendizagem, de amadurecimento e de contribuir tanto para o bem-estar de outrem como para a preservação de locais, áreas naturais ou espécies.

Rui Arco é fotógrafo/viajante convidado do Fotoadrenalina em:

Ao submeter o seu email irá receber comunicações promocionais do Fotoadrenalina via email. Pode cancelar quando quiser.

PARCEIRO OFICIAL
×