A Albânia é um verdadeiro segredo do Mediterrâneo. Fechada durante décadas devido ao seu passado comunista, escapou do desenvolvimento em massa de outras partes do mediterrâneo.
As praias da Albânia são na sua maioria livres de grandes resorts, a natureza permanece na sua generalidade intacta, e as cidades ainda agora se começam a desenvolver. Esta realidade faz da Albânia um destino autêntico e deslumbrante de se visitar. Nesta viagem à Albânia vamos ver lagos e praias fantásticos, caminhar por montanhas com paisagens que nos tiram a respiração, e interagir com as simpáticas pessoas desta nação ressurgida.
Uma viagem certamente marcante e inesquecível para quem procura aventuras com autenticidade.
Vamos iniciar a nossa descoberta na capital da Albânia, Tirana. Dependendo da hora de chegada de cada membro do nosso grupo, vamos aproveitar para nos conhecermos e falarmos sobre os dias que se seguirão, muito provavelmente num dos movimentados cafés da cidade. Depois de deambularmos pelas irrequietas ruas da cidade em direção ao hotel, teremos o nosso merecido descanso após a longa jornada.
O dia que se segue é precisamente para descobrir esta misteriosa cidade que até ao final dos anos 90 esteve isolada do mundo. Vamos ver bunkers transformados em museus, ruas atribuladas, trânsito caótico e pessoas que deambulam de forma aleatória num frenesim inquietante. Vamos visitar a Praça Skanderbeg no centro da cidade e explorar a capital apartir daí. Em cada canto de Tirana encontraremos motivos para fotografar e registar a experiência que esta capital na verdade é.
No dia seguinte, começamos a nossa roadtrip em direção ao Parque Nacional de Theth. Vamos fazer 180km que se traduzem em 4 horas de viagem, no entanto, vamos efetuar uma paragem para almoçar e descansar um pouco em Shkoder.
Chegados à vila de Theth, vamos aproveitar para usufruir do ar puro das montanhas e as vistas maravilhosas da natureza que nos rodeia, e principalmente, vamos aproveitar para descansar porque o dia seguinte vai exigir energia nos nossos corpos.
A manhã começará cedo, e neste dia vamos fazer o trekking de 17 km entre Theth e Valbone. O percurso demora entre 6 e 8 horas e requer um nível moderado de preparação física. Existem cafés durante o percurso (a cada 2-3 horas) para podermos descansar e recarregar energias. O mais importante desta parte da nossa viagem serão mesmo as paisagens idílicas que poderemos fotografar. As montanhas rugosas e a natureza intacta vão presentear-nos com vistas deslumbrantes e nem vamos dar conta do percurso. Por fim chegados a Valbone, vamos premiar os nossos esforços com comida e bebida tradicionais e descansaremos.
Depois do devido descanso, o dia seguinte será de relaxe e para aproveitar as vistas maravilhosas do rio Shale, do parque Blini e Lumi. Sairemos primeiro num ferry para depois trocarmos para embarcações mais pequenas e iremos explorar a região conhecida como a Tailândia Albanesa. Esta localização é digna de registo fotográfico pela sua beleza natural, e nós vamos ter muito tempo para usufruir deste pequeno paraíso. Iremos usufrui de paisagens únicas e pernoitar mesmo em frente ao rio.
O dia seguinte será de regresso a Shkoder. Vamos inicialmente de ferry percorrer o restante do lago Komani com perspectivas maravilhosas das montanhas. De seguida vamos de minibus durante 1 hora e meia até Shkoder onde vamos poder explorar um pouco mais da cidade, jantar e por fim relaxar.
Após uma jornada intensa, vamos ter o merecido descanso numa descontraída roadtrip pela costa Albanesa, usufruindo das águas cristalinas que as suas praias nos oferecem. Vamos fazer uma curta caminhada para passarmos a tarde numa das praias mais bonitas e isoladas da Albânia, a praia de Gjipe.
Depois seguiremos viagem até a praia de Himare onde iremos passar a noite.
O dia que se segue será de praia, mergulhos nas águas cristalinas e amenas da região, e um tour pelas principais praias da Riviera Albanesa. Vamos pernoitar no mesmo hotel e na manhã seguinte, seguimos viagem para Sarande.
Vamos passear um pouco por esta cidade que se está a desenvolver como uma das principais cidades turísticas da Albânia, e continuaremos a nossa roadtrip para conhecer um dos fenómenos mais bonitos da natureza… o Blue Eye. Uma nascente com água azul cristalina indescritível, e que nos permite visualizar a profundidade de mais de 50 metros do rio.
Embalados por tamanha beleza natural, seguiremos até à cidade Património Mundial da UNESCO, Gjirokaster, considerada como um dos raros exemplos de preservação de uma cidade Otomana.
Nesta histórica cidade iremos descobrir a arquitectura peculiar dos seus edifícios, ver a vista pitoresca do castelo, e interagir com os locais que tão bem sabem receber. Por fim, aqui iremos usufruir das iguarias tradicionais de um repasto típico Albanês, e pernoitar.
Após uma noite tranquila numa cidade histórica, tomaremos o pequeno almoço e partiremos na nossa roadtrip com destino a Berat.
Serão 3 horas de viagem com paisagens fantásticas e que passarão a correr. De seguida, na parte da tarde, vamos poder fazer rafting no Osum Canyon para sentir um pouco de adrenalina e ao mesmo tempo usufruir de vistas privilegiadas do canyon.
Já cansados, mas com a ainda adrenalina no corpo, vamos aproveitar para passear um pouco por Berat, jantar e conviver na cidade, porque a nossa roadtrip já se aproxima do final.
O penúltimo dia da viagem começará pela exploração de Berat, também esta, declarada como Património da Humanidade pela UNESCO. A sua arquitectura, o Castelo e a Citadel não deixam qualquer pessoa indiferente à sua beleza. Passaremos aqui algumas horas antes de fazer a viagem de regresso a Tirana para a nossa noite final.
Vamos terminar a nossa viagem em grande com um jantar em Tirana, onde vamos todos conviver e celebrar a aventura que partilhamos juntos.
O último dia, será para preparar de forma relaxada o nosso regresso a Portugal, e partir.
Portugal > Tirana
Tirana > Portugal
Tirana
Parque Nacional Theth
Valbone
Lake Komani
Schkoder
Gjipe
Sarande
Blue Eye
Gjirokaster
Berat
Paisagem
Natureza
Fotografia de Rua
Cidade
Hotel e Alojamento local em quarto duplo
[quarto individual pedir cotação]
Privado
Ferry
Minibus
Fácil.
Moderado apenas no trekking do Parque Nacional Theth
Min 6, Máx 12
Viagem de Portugal para a Albânia até à capital Tirana.
Dependendo da hora de chegada, iremos deambular pelas ruas irrequietas de Tirana para nos ambientarmos às diferenças cultural, estética e claro gastronómica.
Noite em hotel em, Tirana.
O dia será passado por inteiro a descobrir a fantástica cidade de Tirana e os seus segredos.
Noite no mesmo hotel, em Tirana.
Viajaremos para Theth em veículo privado, e faremos uma pausa em Schkoder para conhecer a cidade. Depois seguiremos viagem até ao nosso destino final já no parque nacional de Theth.
Noite em hotel / alojamento local, em Theth.
Vamos fazer trekking o dia inteiro, explorando e fotografando o percurso maravilhoso na montanha de Theth para Valbone.
Noite em hotel / alojamento local, em Valbone.
O dia vai começar cedo mas será descontraído. Vamos de barco explorar uma parte do lago Komani e depois seguiremos numa pequena embarcação pelo rio Shala acima.
Noite em hotel / alojamento local, no rio Shala.
Viagem de regresso a Schkoder, inicialmente atravessaremos de ferry o restante do lago Komani, seguindo depois de minibus para o nosso destino final, onde iremos usufruir do final do dia na cidade.
Noite em hotel, em Schkoder.
Faremos uma roadtrip em veículo privado pela idílica costa Albanesa, e passaremos a tarde na isolada praia de Gjipe. Depois seguiremos viagem até Sarande onde iremos pernoitar.
Noite em hotel, em Himare.
Este dia será totalmente dedicado às praias da Riviera Albanesa. Vamos fazer um tour pelas principais praias, e depois usufruir de uns bons mergulhos nas águas cristalinas e temperadas da costa.
Noite em hotel, em Himare.
Pela manhã, após o pequeno almoço, iremos em roadtrip para descobrir a cidade de Sarande. Depois seguiremos viagem para visitar o Blue Eye. Seguidamente, partiremos em direção à cidade Patrinónio da Humanidade da UNESCO, Gjirokaster.
Noite em hotel, em Gjirokaster.
A viagem continuará em veículo privado até Berat onde passaremos as seguintes horas. Da parte da tarde faremos rafting no Osum Canyon e depois iremos descontrair na cidade.
Noite em hotel, em Berat.
Iniciaremos o dia a explorar Berat e depois faremos a viagem de regresso a Tirana. Em Tirana vamos ter tempo de absorver a cultura local por mais umas horas antes da última noite de descanso por terras Albanesas.
Dia de regresso a Portugal.
Dos aeroportos > hotéis > aeroportos, quando realizado em conjunto com o líder.
Veículo privado em toda a viagem.
Gasolina, portagens e estacionamento.
Minibus de Shkoder para Theth.
Ferry e Minubus de Valbone para Shkoder.
Deslocações dentro das cidades, deslocamo-nos da forma mais barata, a pé.
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.
Trekking de Theth para Valbone e todos os percursos na natureza e cidades acompanhados pelo líder.
Rafting no Osum Canyon.
Tour pelas praias da riviera Albanesa em Himare.
Entradas em monumentos e museus.
Todas as noites referidas no programa.
Não aplicável.
Todos os pequenos-almoços.
Almoços e jantares.
Poderá gastar entre 6€ a 15€ aproximadamente, por refeição.
São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.
Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. É uma viagem com oportunidades fotográficas, onde podes também aprender, praticar e partilhar dúvidas, mas não é um workshop em viagem.
Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.
Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.
No item da reserva, colocas o teu nome, mail e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.
Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agência de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, não tens de te preocupar, a agência de viagens trata de tudo. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens sempre o apoio e a segurança deles na gestão do voo.
Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.
Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).
Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.
Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).
Cada país e cada viagem têm condições diferentes de entrada, mas é enviada informação para cada viagem aos participantes após a inscrição. Há seguro de cancelamento de viagem e durante a viagem com condições específicas para o covid-19.
Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.
Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).
É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar 916222009.
Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”.
Não perca nenhuma viagem! Registe-se e receba as nossas newsletters por email!
PARCEIRO OFICIAL
Trajecto Imediato – agência de viagem, Lda | NIF 517 210 380
Rua Real de Baixo 285 RC DT 4450-235 Matosinhos
Tel. +351 916 222 009 (das 9h às 19h, segunda a sexta)
(chamada para a rede móvel nacional)
RNAVT – Turismo de Portugal nº 10610