A nossa viagem começa em São Vicente, uma das mais vibrantes ilhas cabo-verdianas e que merece toda a atenção do viajante. Vamos explorar não só a bela cidade do Mindelo, como também toda a ilha. Vamos poder conhecer os principais pontos de interesse da capital tais como o Mercado do Peixe, Centro cultural do Mindelo, Praça Estrela ou Mercado Africano, igreja Nossa Sra. da Luz, Mercado Municipal, Praça Nova, etc.
O Tour pelo resto da ilha inicia-se por uma pequena passagem na zona libertada de Ribeira Bote (uma das primeiras zonas que se revoltou e reclamou a independência em Cabo Verde). Passaremos também por Monte Sossego (bairro com maior densidade populacional de São Vicente) com forte tradição carnavalesca. Continuaremos esta tour até à vila piscatória de São Pedro para o snorkeling com as tartarugas. Esta será uma experiência distinta onde nadaremos com uma comunidade de tartarugas que permanece nessa área. A viagem continua em direção à Zona do Calhau onde será possível visitar o supé de 2 vulcões extintos. Passaremos ainda pela praia da Baía das Gatas, famosa pelo seu festival de música e que este ano completará a 39ª edição. Existe ainda a possibilidade para um pequeno banho na piscina natural. Terminaremos o dia com uma visita à pequena vila de Salamansa e ainda subiremos o Monte Verde (ponto mais alto da Ilha – 750m) com vista 360º.
O dia seguinte será dedicado a uma caminhada de mais ou menos três horas, com inicio no vulcão do Calhau, passando no interior do vulcão de Viana (também no Calhau), continuando em direção à praia de Tupim onde será montado um acampamento e serão dadas aulas de surf ou bodyboard e para quem não se sentir confortável, existe a opção de experiência de pesca diretamente da areia (jiging). Nessa noite o jantar será confecionado a lenha e a dormida será na praia.
Depois desta noite tão peculiar, visitaremos o Atelier de Luis Batista para assistirmos à construção de instrumentos musicais tradicionais e o dia prolongar-se-á com uma aula de danças tradicionais num espaço antigo da cidade.
Depois de conhecermos melhor São Vicente e de irmos de Salamansa à praia da Laginha, passando por Monte Verde e Calhau, conhecermos artesãos talentosos e sentirmos a memória de Cesária Évora, está na hora de partirmos em direção à vizinha Santo Antão, uma ilha perfeita para os amantes de trekking.
Apanharemos um ferryboat que nos levará ao cais de Porto Novo, onde nos espera um transfer que fará uma viagem pela estrada antiga da montanha até à cratera do vulcão Cova de Paul onde iremos descer num percurso de aproximadamente 2h/2h30 até Cabo de Ribeira no Vale do Paul. O passeio irá continuar, mas desta vez iremos de carro até uma destilaria tradicional (curral de trapiche – designação local para destilaria) onde poderemos assistir ao processo de produção do grogue (destilado tradicional feito à base de cana de açúcar). Encerramos o dia com uma visita à cidade das Pombas, a sede do concelho do Paul, e continuaremos em direção ao Coculi.
Os trekking farão parte dos nossos dias e um deles será dedicado ao vale de Ribeira da Torre, zona de XOXO, com caminhada de aproximadamente 2h com paragem para banho na Cachoeira de Vinha. Durante a tarde faremos uma actividade de canyoning para recuperarmos forças para a caminhada do dia seguinte entre Ponta do Sol e a pequena aldeia de Fontainhas. Nas Fontainhas faremos uma paragem para nos refrescarmos, onde apanharemos um transfer que nos levará em direção ao vale de Ribeira das Patas no concelho de Porto Novo, para um almoço especial no complexo agrícola de Babilónia.
Os últimos dias serão dedicados à zona do Tarrafal de Monte Trigo onde faremos um passeio de barco com pesca incluída, existindo a hipótese de almoçarmos o produto que pescámos e que será confecionado numa residência local. Durante a tarde faremos um passeio a pé para ver as diferentes técnicas agrícolas utilizadas pelos locais, tais como a produção de inhame.
Terminaremos esta viagem única em Porto Novo, onde nos irão explicar as técnicas de produção de pozolana e do queijo de cabra (uma das principais fontes de sustento local) e onde apanharemos o ferryboat de regresso a São Vicente.
E assim chegamos ao fim destes dez dias de experiências incríveis e onde a saudade vai permanecer até apanharmos o próximo avião de regresso às ilhas vibrantes de África.
Portugal > São Vicente
São Vicente > Portugal
Mindelo
Ribeira Bote
Monte Sossego
São Pedro
Calhau
Salamansa
Monte Verde
Vale do Paul
Ponta do Sol
Fontainhas
Tarrafal
Porto Novo
Fotografia de rua
Retrato
Natureza
Paisagem
Vida Animal
Residencial
Tenda
Privado e público
Médio
Min 6, Máx 13
Chegada ao aeroporto onde estará um transfer para receção aos clientes com destino à Residencial onde ficaremos instalados.
City tour à cidade do Mindelo com passagem nos principais pontos de interesse.
Estadia: noite em residencial no Mindelo
Tour por toda a ilha com deslocação à vila piscatória de São Pedro para snorkeling com as tartarugas. Visita ao supé de 2 vulcões extintos. Visita ao monte verde com vista 360.
Estadia: noite em residencial no Mindelo
Caminhada de + - 3 horas com inicio no vulcão do Calhau em direção à praia de Tupim onde será montado um acampamento e serão dadas aulas de surf ou bodyboard ou em opção a pesca diretamente da areia (jiging).
Estadia: noite em acampamento
Visita ao Atelier de Luis batista para assistirmos à construção de instrumentos musicais tradicionais.
Aula de Danças tradicionais num espaço antigo da cidade.
Estadia: noite em residencial no Mindelo
Apanhar o ferryboat para Santo Antão
Trekking de aproximadamente 2h/2h30 até Cabo de Ribeira no Vale do Paul.
Visita a uma destilaria tradicional e à cidade das Pombas continuando em direção ao Coculi.
Estadia: noite em residencial em Santo Antão
Caminhada em Vale de Ribeira da Torre de aproximadamente 2h com paragem para banho na Cachoeira de Vinha.
Actividade de canyoning
Estadia: noite em residencial em Santo Antão
Trekking de aproximadamente 1h desde Ponta do Sol em direção à pequena aldeia de Fontainhas.
Após o almoço a viagem continua em direção à aldeia de Alto Mira.
Estadia: noite em residencial em Santo Antão
Passeio de barco e experiência de pesca existindo a hipótese de se almoçar o produto derivado da atividade e que será confecionado numa residência local em Tarrafal de Monte Trigo.
Durante a tarde um passeio a pé para ver as diferentes técnicas agrícolas utilizadas pelos locais, tais como a produção de inhame.
Estadia: noite em residencial em Santo Antão
Pequena visita á cidade de Porto Novo.
Explicação sobre a produção de pozolana e do queijo de cabra.
Ferryboat para São Vicente.
Estadia: noite em residencial em São Vicente
Transfer para o aeroporto e regresso a Portugal.
Do aeroporto > residencial > aeroporto
Todos os transfers incluídos em Santo Antão
Transporte privado em São Vicente
Deslocamo-nos da forma mais barata dentro das cidades, a pé.
Ferryboat para Santo Antão (ida e volta são 16 euros).
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um (poderá gastar de 2 a 10 euros).
Não está incluído qualquer tipo de voo.
Tour em São Vicente com guia local
City tour pelo Mindelo com snorkelling com as tartarugas
Todos os trekkings com guia local
Dormida na praia incluindo surf/bodyboard ou pesca tradicional
Aulas de danças tradicionais
Visita à destilaria e à fábrica de produção de queijo
Canyoning
Passeio de barco e experiência de pesca
Todas as atividades descritas no programa estão incluídas.
Todas as noites referidas no programa.
Em quarto duplo.
Quarto individual – pedir cotação ao Fotoadrenalina.
Todos os pequenos-almoços
Almoço dos dias 3 e 8
Jantar do dia 3
Restantes almoços e jantares ( poderá gastar entre 10 a 15 euros por refeição)
São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar para quem tiver esse gosto.
Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.
Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.
Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.
No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem. Nós enviamos um mail com os dados de pagamento dos 20% do PVP. Só após esse pagamento é que fica a reserva confirmada.
Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina através dos nossos parceiros. Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo (os check-in são sempre realizados pelo passageiro). Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só podem ser tratados no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.
Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.
Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).
Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 20% do valor total da viagem (excluindo os voos). Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 30% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 50% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.
Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem para situações graves que te impeçam de ir na viagem (ver quais as condições).
Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é enviada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.
Podes desistir até à compra do voos e será devolvida o total da reserva de 20%. Quando a viagem está confirmada vamos accionar os voos. Após os voos pagos vamos pedir mais 30%. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 30% já pagos ao Fotoadrenalina, devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 50% da viagem só são pagos 1 mês e meio antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.
Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).
É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009 (de 2ªf a 6ªf das 9h às 19h).
Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.
Não perca nenhuma viagem! Registe-se e receba as nossas newsletters por email!
PARCEIRO OFICIAL
Trajecto Imediato – agência de viagem, Lda | NIF 517 210 380
Rua Real de Baixo 285 RC DT 4450-235 Matosinhos
Tel. +351 916 222 009 (das 9h às 19h, segunda a sexta)
(chamada para a rede móvel nacional)
RNAVT – Turismo de Portugal nº 10610