Egito | 2023

na terra dos Faraós

Spots Fotográficos

As Pirâmides misteriosas | Voo de balão em Luxor | Barco pelas margens do Nilo | Os 5 mil anos de História |
Oásis de Siwa | o Grande Mar de Areia

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

Se os habitantes do Cairo, no Egito se designam por Um ad-Dunya (Mãe do Mundo), não é por acaso, são 20 milhões de pessoas a viverem em simultâneo nesse ponto do mapa. Da cidade mais populosa de África e uma das maiores do mundo, emanam pó, caos, mas sobretudo essências de grandiosidade e um dinamismo contagiante. Quase 10 milhões de pessoas, vários milhares de anos de história e influências culturais de África, Ásia e Europa juntam-se nas margens do Nilo. O chamamento envolvente do muezzin ecoa dos seus minaretes, em sinfonia com as buzinas de carros, enquanto carroças puxadas por burros precipitam-se por ruas empoeiradas entre colossais monumentos do califado Fatímida e relíquias da época próspera dos mamelucos. É difícil não se deixar envolver pela atmosfera exuberante do Cairo. A metrópole recebe-nos, mágica e dinâmica, numa aventura épica, uma viagem no tempo.

Começamos por dedicar algum tempo para explorar e fotografar as três grandes pirâmides do Egito no planalto de Gizé, Quéops, Quéfren e Miquerinos. Opcionalmente podemos visitar o interior da pirâmide de Quéops. Paragem obrigatória para fotografar a Esfinge, em árabe, Abu al-Hol, que significa “pai do terror”. Na parte da tarde entramos numa máquina do tempo e voltamos algumas centenas de anos atrás para descobrir o Cairo Islâmico cheio de monumentos magníficos e um ambiente medieval ímpar.
Ao final do dia ou no dia seguinte, dependendo dos horários seguimos até ao aeroporto onde um voo interno nos leva até Luxor, no Egito.
Aguarda-nos uma experiência fotográfica intensa ao explorar a margem ocidental onde se localiza o Templo de Hashepsut, os Colossos de Memnon e o Vale dos Reis.

No segundo dia exploramos a margem oriental, onde se inclui o templo de Karnak, um enorme complexo de edifícios maravilhosos, testemunho da grande prosperidade comercial e artística da capital do antigo Egito: Tebas.
Na parte da tarde seguimos para sul, para visitar o templo favorito do nosso líder, muitas vezes negligenciado por turistas é um dos templos mais surpreendentes de todo o Egito. Deixamos como surpresa. Terminamos o dia no templo de Luxor, uma obra-prima completada pelo rei Ramsés II.
Para os mais madrugadores e de forma opcional podemos sobrevoar toda esta área com uma vista privilegiada de balão de ar quente, de forma a apanhar os primeiros raios de luz e a vista incrível sobre toda esta área que acabámos de visitar durante os dois dias.

Segue-se uma passagem pela espetacularidade do rio Nilo, até chegarmos a Esna onde uma Dahabiya nos aguarda. Podíamos descer o Nilo numa simples feluca ou num enorme e impessoal cruzeiro, mas decidimos optar pela forma mais romântica e luxuosa, permitindo ao mesmo tempo parar em locais que os cruzeiros não conseguem, mergulhando calmamente na vida do rio. Como diz um antigo provérbio egípcio “aquele que viaja no Nilo deve ter velas feitas de paciência”.
Durante os próximos 3 dias teremos oportunidade de apreciar e fotografar a vida fascinante ao longo do rio Nilo. Segue-se a ilha de El Hegz, onde somos recebidos por uma família local. Alcançamos a aldeia de El Kab e exploramos o Templo de Edfu.

Visita à ilha-aldeia de Bisaw. Onde se proporcionará algum tempo para conhecer pessoas locais e aprender um pouco sobre o seu estilo de vida numa aldeia remota no Egipto. Visita à antiga pedreira e santuário de El Selsela. Velejamos rumo à pinturesca Assuão.
Contemplamos os monumentais túmulos de Ramsés II em Abu Simbel uma verdadeira maravilha de arquitetura antiga situada num local rodeado pelo lago Nasser.
Regressamos a Assuão para presenciar a imponência do Obelisco inacabado.
Depois de um passeio pelas margens do rio, despedimo-nos de Assuão de comboio, rumo ao Cairo.
Retomamos a nossa experiência fotográfica a explorar o centro histórico do Cairo.
Visitamos o Museu Egípcio, um dos mais belos e interessantes do mundo e a Citadela de Saladino.
Terminamos o dia a tentar não nos perdermos na imensidão que é o Bazar Khan Khalili. Construído em 1382 é o típico bazar oriental das histórias, onde objetos de ouro, prata, bronze e cobre brilham no interior das lojas e os sacos de especiarias enchem o ar com os seus aromas exóticos. No labirinto de ruas estreitas, cobertas por lonas, acumulam-se lojas que vendem quase tudo. As artes tradicionais do Egito como a tinturaria, a escultura e a costura continuam a praticar-se aqui como se fazia há séculos.

EXTENSÃO ao Oásis de Siwa e à cidade de Alexandria

Durante 5 dias, exploramos o Oásis de Siwa, a Grande Duna e a grandiosa cidade de Alexandria.

Enquanto nos aventuramos pela estrada para o oeste longínquo do Egipto, o fascínio que sítios remotos despertam nos submerge. A 750 km de distância do Cairo, chegamos a um dos pontos mais remotos do país. O seu isolamento geográfico deu origem a uma sociedade única, com uma cultura e tradições próprias, bem como a um dialeto berbere local – o Siwi.

Aqui ainda se testemunha a autenticidade singular, como em poucos sítios do mundo, da vida rural motivada pelo isolamento do oásis.

Pelo oásis encontram-se inúmeras nascentes cristalinas (cerca de 300!), que alimentam centenas de milhares de palmeiras, oliveiras e outras árvores de fruto, bem como algumas das “piscinas’ naturais onde iremos mergulhar nas nossas incursões.

Nos limites de Siwa encontra-se o Grande Mar de Areia, o terceiro maior campo de dunas do mundo, o maior dos grandes ergs do Saara, tal como o mais árido. Iremos explorá-lo de 4×4 com pessoas locais que aqui nasceram e conhecem esta área como a palma das suas mãos. Além do impressionante mar de dunas, existem fósseis (do antigo mar que sumergia toda esta área!), nascentes naturais de água morna e nascentes sulfúricas quentes.

Visitamos o monumento mais antigo que remonta algures entre a 21ª e a 26ª Dinastia, o Oráculo de Amon. Em 331 BC a fama do Oráculo trouxe até aqui Alexandre o Grande, tendo sido proclamado filho de Deus pelos sacerdotes de Siwa antes da sua conquista pela Ásia.

Na viagem de regresso para o Cairo, visitamos Alexandria para uma despedida com sabores mediterrâneos. Chegamos para o almoço e ficamos durante o resto do dia a explorar a cidade. O entardecer na corniche e o pulsar dos bairros antigos quando o sol cai valem a pena serem vividos.

Fundada em 331 BC por Alexandre o Grande, Alexandria é uma cidade marcada pela História e por grandes monumentos, entre os quais o seu Farol, uma das antigas maravilhas do mundo antigo e a sua Biblioteca.

A Alexandria do presente é bastante caracterizada pela arquitetura do séc. XIX quando a própria cidade viveu uma transformação e um renascimento pela localização geográfica e pelo facto de ser um dos principais portos do mediterrâneo. A arquitetura e os edifícios da Belle Époque, os cafés históricos impulsionados pelo clima intelectual e artístico daquela época permanecem e distinguem Alexandria de qualquer outra cidade no Egipto. Os próprios elétricos concedem charme a esta cidade, caracterizada pelas grandes avenidas junto ao mar, o ar fresco do mediterrâneo, a fantástica gastronomia e os bairros antigos atmosféricos, principalmente à hora do lusco-fusco. A nossa despedida final serve para contemplar e experienciar o melhor que a cidade tem para nos dar, até ao momento de seguirmos para o aeroporto do Cairo.

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Cairo
Cairo > Assuão
Luxor > Cairo
Cairo > Portugal

Destinos

Pirâmides de Gizé
Esfinge
Luxor
Vale dos Reis
Complexo de Karnak
Templo de Hashepsut
Nilo
Templo de Edfu
Assuão
Abu Simbel
Bazar Khan al-Khalili
Sahara
Oásis de Siwa
O Grande Mar de Areia

Fotografia

Natureza
Rua
Monumentos

Alojamento

Hotel
Turismo habitação
Barco tradicional Dahabiya
- em quarto duplo
[quarto individual
pedir cotação]
Comboio

Transporte

Transporte privado para o grupo

Esforço

Fácil

Nº Participantes

Min 6, Máx 12

Egito | 2023

Programa da viagem

Voo Internacional Portugal – Cairo

Voo interno Cairo – Assuão

Noite em Casa de turismo de habitação em Assuão

Visitamos o Obelisco Inacabado e o Templo de Philae.
Passeio de barco pelo Nilo junto a Assuão durante o pôr-do-sol.

Noite em Casa de turismo de habitação em Assuão

Saímos de madrugada para visitar o Complexo de Abu Simbel.
Transfere para o porto e embarque na Dahabeya.
Paragem em Nag Al Disa ou Beshir.
Visita ao Templo de Kom Ombo.

Noite em Barco Tradicional Dahabeya no rio Nilo

Visita à pedreira de El Selsela.
Visita à ilha e aldeia de Bisaw.

Noite em Barco Tradicional Dahabeya no rio Nilo

Visita ao Templo de Edfu e velejamos rumo a Luxor.

Noite em Barco Tradicional Dahabeya no rio Nilo

Check-out do barco Dahabeya.

De manhã visitamos o West Bank (Vale dos Reis, Templo de Hatshepsuit e Estátuas de Memnon)

De tarde atravessamos o Nilo num barco típico e visitamos o Templo de Luxor.

Noite em hotel em Luxor

Opcional: Balão de ar quente ao nascer do sol

Visita ao East Bank (Complexo do Templo de Karnak).
Tarde livre – Podem visitar o Túmulo dos Nobres ou dos Trabalhadores, Medinat Habu ou passear pelo souk (mercado) de Luxor.

Voo Luxor -Cairo

Noite em hotel no Cairo

Visita ao Museu Egípcio e à Citadela Salah El Din

Noite em hotel no Cairo

Visita às grandes pirâmides de Gizé e a Esfinge.
Visita pela parte medieval do Cairo e pelo Bazar Khan al-Khalili.

Noite em hotel no Cairo

Voo de regresso a Portugal.

Para quem vai fazer a EXTENSÃO da viagem segue via terrestre para Siwa.

Noite em Siwa

Visita ao Oásis de Siwa, às dunas, desertos e nascentes naturais.
Vamos visitar o Templo do Oráculo.
Podemos dar um mergulho na piscina natural da Cleopatra e flutuar nos lagos salgados e terminamos numa nascente termal.

Noite em Siwa

Visitamos o centro histórico de Adobe e a fortaleza de Shali.
Partimos para o Grande Mar de Areia em 4x4.
Aproveitamos para visitar um lago de água doce e uma nascente termal de água sulfurosa.

Noite em Siwa

Rumamos ao Cairo.

Voo noturno

Voo e chegada a Portugal.

LIDER DA VIAGEM

Pedro Padinha
O acompanhamento pelo fotógrafo/viajante que idealizou a experiência fotográfica para o grupo, organizou toda a logística em conjunto com o Fotoadrenalina e parceiros, mas sobretudo vai estar contigo todos os dias para te levar aos lugares mais incríveis deste destino.

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Transfere dos aeroportos > hotéis > aeroportos, quando realizado em conjunto com líder.
5 dias com transporte privado, com seguro, combustível e taxas.
Barco no Nilo entre Assuão e Luxor

NÃO INCLUÍDO:

Deslocamo-nos da forma mais barata dentro das cidades, a pé.
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.

Atividades

INCLUÍDO:

Passeio de barco pelo Nilo junto a Assuão.
Guia local.
Passeio de Feluca
Todas os percursos realizados com líder na natureza e nas cidades.

NÃO INCLUÍDO:

Entradas em museus e monumentos.
Poderá gastar entre 60€ a 90€, aproximadamente.
Voo de balão - opcional (aproximadamente 130€).

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todas as noites referidas no programa.

NÃO INCLUÍDO:

Não aplicável.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos almoços.

NÃO INCLUÍDO:

Almoços e jantares.
No barco haverá menu para o grupo.
Poderá gastar entre 7,50€ a 10€ aproximadamente, por refeição.

Egito | 2023

Sobre o destino:

Moeda

Libra Egípcia

MeteoROLOGIA

Entre 15º a 30º

PASSAPORTE

Obrigatório, com validade superior a 6 meses, a partir do último dia de viagem.

Visto

É necessário visto de entrada, mas pode ser obtido online ou através dos nossos parceiros locais, é mais rápido e fácil.
Os cidadãos que não tenham nacionalidade Portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Fuso HORÁRIO

+ 2 horas que Portugal Continental.

Saúde

Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).
Informações sobre Covid-19 serão dadas mais perto da viagem.

Segurança

É um país seguro, no entanto aconselha-se os cuidados normais de segurança, sobretudo com o material fotográfico, documentação e dinheiro.

TelecomUNICAÇÕES

Egito +20
Para Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.

Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. É uma viagem com oportunidades fotográficas, onde podes também aprender, praticar e partilhar dúvidas, mas não é um workshop em viagem.

Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

No item da reserva, colocas o teu nome, mail e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.

Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agência de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, não tens de te preocupar, a agência de viagens trata de tudo. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens sempre o apoio e a segurança deles na gestão do voo.

Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).

Cada país e cada viagem têm condições diferentes de entrada, mas é enviada informação para cada viagem aos participantes após a inscrição. Há seguro de cancelamento de viagem e durante a viagem com condições específicas para o covid-19.

Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar 916222009.

Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

RESERVA DE VIAGEM

Egito | 2023

Valor para reservar: (10% do valor total) 148,50€
Valor total: valor da experiência: Egito 1.485,00€
extensão ao Sahara: Oásis Siwa e Grande Mar de areia 385,00€
×