Etiópia | 2024

O tecto de África

Feriado

Spots Fotográficos

Igrejas | Castelos | Montanhas Simien | Vida Selvagem | Montanhas Gheralta | Retratos Étnicos | Grande Vale do Rift

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

A nossa viagem começa em Addis Abeba, a capital mais alta de África, onde, após visitarmos alguns dos seus locais de maior interesse, ficaremos na primeira noite e de onde partiremos à descoberta deste país fascinante e repleto de tradições, de história, de património natural e de uma diversidade cultural única.

Partimos pela manhã para Ankober, via Debre Birhan, uma povoação construída onde em tempos o Imperador Menelik teve o seu palácio. Em Debre Birhan deixaremos a estrada pavimentada, entrando nas exuberantes Montanhas Shoa, uma das regiões mais férteis do país, e com uma paisagem maravilhosa. Um pouco antes de chegarmos a Ankober, desfrutaremos de vistas deslumbrantes sobre o Grande Vale do Rift.

A viagem prossegue para norte em direção a Dessie e à medida que formos atravessando diferentes paisagens e povoações, faremos pequenas paragens para aproveitar as oportunidades fotográficas que forem surgindo. A noite será passada nesta localidade.

Continuamos para a magnífica cidade de Lalibela, não deixando de parar em Bati onde visitaremos o seu mercado, o segundo maior da Etiópia e um dos mais interessantes do continente africano. Este mercado, enorme e algo caótico, é habitualmente frequentado por diferentes grupos étnicos que o tornam num lugar extremamente colorido e animado. Passaremos ainda por Woldyia e no caminho, dependendo da hora, poderemos parar no Lago Hayk, conhecido pela sua abundância de aves e pelo mosteiro nele existente.

Já em Lalibela, iremos visitar as suas mundialmente famosas igrejas. Estas onze igrejas, muitas vezes chamadas de 8ª Maravilha do Mundo, são fisicamente esculpidas na rocha em que se erguem e a sua imponência parece ser uma criação sobre-humana em escala, mão de obra e conceito. Algumas dessas igrejas são esculpidas a partir de uma rocha vulcânica sólida, outras são ampliações de cavernas escavadas, várias delas encontram-se ligadas por túneis e por labirintos e todas elas são diferentes entre si tanto no tamanho como no formato. O primeiro grupo de seis igrejas encontra-se em berços de rocha, uma atrás da outra: Bet Golgotha, Bet Mikeal, Bet Mariam, Bet Maskel, Bet Dangal e Bet Medhanealem, sendo esta última a maior igreja do mundo talhada na rocha. Já o segundo grupo compreende Bet Giyorgis, possivelmente a mais elegante de todas as igrejas de Lalibela, Bet Emanuel, Bet Mercurios, Bet Aba Libanos e Bet Gabriel e Rufeal.

Ainda em Lalibela, visitaremos os seus arredores para assim conhecer alguns dos pontos de interesse aí existentes como sejam o Mosteiro Asheton Maryam, situado a 3200m acima do nível do mar, e a fascinante igreja-caverna de Yirmahne Kristos, que data do século XI. Pelo caminho, iremos passar por diversas aldeias e poderemos apreciar a paisagem cénica desta região do país.

Prosseguimos por estrada até Mekelle, passando por paisagens em constante mudança, onde chegaremos no final da tarde. Sairemos cedo para Hawzen, mas fazendo uma paragem para visitar as igrejas históricas de Wukro Cherkos e Abreha We Atsbeha esculpidas na rocha, onde iniciaremos uma espetacular caminhada (e alguma escalada) nas Montanhas Gheralta. Já nas montanhas, iremos explorar as igrejas de Maryam e Daniel Korkor, construídas no topo de penhascos com algumas centenas de metros, e disfrutar das magníficas vistas para as planícies da região de Hawzen.

Após pernoitarmos em Mekelle, a viagem continua para Aksum, o local mais sagrado para os ortodoxos etíopes. Pelo caminho, visitaremos o templo de Yeha, antiga localidade pré-axumita e conhecida pelo seu templo de pedra com paredes de 12m de altura e que se estima terem mais de 2500 anos, e passaremos por Adwa, onde em 1896 ocorreu a famosa batalha entre etíopes e italianos. Em Aksum visitaremos os magníficos obeliscos de pedra, os castelos de antigos monarcas, a igreja Mariam Tsion, construída no local da primeira igreja da Etiópia, o Palácio da Rainha Sabá, as inscrições do Rei Ezana, os túmulos dos reis Kaleb e Gabre Meskel e o local onde se supõe estar guardada a misteriosa Arca da Aliança.

Viajamos para Debark, onde se encontra localizada a sede do lindíssimo Parque Nacional das Montanhas Simien, e de onde partiremos na manhã seguinte para Sankaber, situado a 3220m acima do nível do mar.

No Parque Nacional das Montanhas Simien, classificado como património mundial da humanidade pela UNESCO, faremos uma caminhada durante a qual poderemos contemplar a impressionante paisagem desta área natural, com seus profundos desfiladeiros e vales, observar a vegetação da região ou ter a experiência única de interagir com os simpáticos e lindíssimos babuínos Gelada. Com alguma sorte, conseguiremos observar outros animais como por exemplo o Walia Ibex ou o Abutre-barbudo.

Partida matinal para Gondar, uma cidade real do século XVII e que foi capital da Etiópia durante cerca de 200 anos, muitas vezes designada como a “Camelot de África”. Visitaremos os recintos reais de Fassil Ghibe e o magnífico complexo de castelos dos imperadores de Gondar, alguns deles com influência portuguesa, a lindíssima igreja Debre Berhan Selassie cujo seu interior é de uma beleza rara e os famosos Banhos de Fasiledas, um dos locais mais conhecidos para a celebração do Timket, a Epifania da igreja ortodoxa etíope.

Seguimos para Bahir Dar, cidade localizada na margem do Lago Tana, e de onde partiremos de barco para explorar o lago. Visitaremos alguns dos templos religiosos nele existentes como o mosteiro Ura Kidane Mihret ou as igrejas Azoa Mariam e Debre Mareyam. Neste lago, o maior da Etiópia, poderemos observar diversas espécies de aves e, com alguma sorte, hipopótamos ou outra vida selvagem.

Ainda na região de Bahir Dar, faremos uma visita matinal às imponentes Cataratas do Nilo Azul, localizadas a cerca de 35km da cidade, e cuja água cai de uma altura de 45m. Pela tarde, regressamos por via aérea a Addis Abeba a tempo de aí jantarmos.

O final da viagem será passado a visitar alguns dos locais mais emblemáticos de Addis Abeba como sejam o Merkato, o maior mercado ao ar livre do continente africano, a zona antiga de Piassa ou o Parque Natural de Entoto cuja localização oferece as melhores vistas sobre a cidade. O dia terminará com um jantar de despedida num dos restaurantes mais típicos da capital onde teremos a oportunidade de experimentar alguma da gastronomia etíope e de assistir a danças tradicionais.

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Addis Abeba
Bahir Dar > Addis Abeba
Addis Abeba > Portugal

Destinos

Addis Abeba
Ankober
Dessie
Lalibela
Mekelle
Montanhas Gheralta
Yeha
Aksum
Debark
Parque Nacional das Montanhas Simien
Gondar
Bahir Dar
Lago Tana
Nilo Azul

Fotografia

Retrato
Natureza
Paisagem
Vida Animal
Fotografia de Arquitetura

Alojamento

Hotel
Lodge

Transporte

Privado

Esforço

Baixo a Médio, Médio Alto

Nº Participantes

Min 6, Máx 12

Etiópia | 2024

Programa da viagem

  • Dia 1

    Voo Portugal - Addis Abeba
    Noite no avião.

  • Dia 2

    Addis Abeba
    Possibilidade de, dependendo da hora de chegada do voo, visitarmos alguns dos locais de maior interesse de Addis Abeba como sejam a Catedral de São Jorge, a Catedral da Santíssima Trindade, o Museu Nacional ou o Instituto de Estudos Etíopes.
    Noite em hotel em Addis Abeba.

  • Dia 3

    Addis Abeba > Ankober
    Partida matinal via Debre Birhan para Ankober, povoação situada onde em tempos o Imperador Menelik teve o seu palácio, passando pelas Montanhas Shoa e por vistas deslumbrantes sobre o Grande Vale do Rift.
    O resto do dia será passado a relaxar em Ankober e a desfrutar das vistas panorâmicas sobre as exuberantes colinas verdes circundantes.
    Noite em lodge em Ankober.


  • Dia 4

    Ankober > Dessie
    Após o pequeno-almoço, seguiremos para Dessie onde chegaremos no final da tarde.
    Paragens para almoço e para aproveitar as oportunidades fotográficas que possam surgir à medida que formos atravessando diferentes paisagens e povoações.
    Noite em hotel em Dessie.


  • Dia 5

    Dessie > Lalibela
    Partida nas primeiras horas da manhã em direção a Lalibela, passando por Bati para visitar o seu mercado (o segundo maior da Etiópia e frequentado normalmente por diferentes grupos étnicos) e por Woldyia.
    Possibilidade de, dependendo da hora, parar no Lago Hayk.
    Noite em hotel em Lalibela.


  • Dia 6

    Lalibela
    Dia dedicado a visitar as famosas igrejas de Lalibela, esculpidas num único bloco de rocha, e muitas vezes chamadas de 8ª Maravilha do Mundo. Estas igrejas, num total de 11, estão divididas em dois grupos sendo o primeiro grupo formado pelas Bet Golgotha, Bet Mikeal, Bet Mariam, Bet Maskel, Bet Dangal e Bet Medhanealem e o segundo grupo formado pelas Bet Giyorgis, Bet Emanuel, Bet Mercurios, Bet Aba Libanos e Bet Gabriel e Rufeal.
    Possibilidade de, dependendo do tempo ainda disponível, passear pelas ruas da cidade e apreciar a traça típica de algumas das suas casas.
    Noite em hotel em Lalibela.


  • Dia 7

    Lalibela
    Após o pequeno-almoço, iremos visitar os arredores de Lalibela e conhecer alguns dos seus pontos de interesse como sejam o Mosteiro Asheton Maryam e a fascinante igreja-caverna de Yirmahne Kristos. No caminho, passaremos por aldeias e poderemos apreciar a paisagem cénica desta bonita região do país.
    Noite em hotel em Lalibela.



  • Dia 8

    Lalibela > Mekelle
    Ida de Lalibela, através de paisagens em constante mudança, até Mekelle onde chegaremos ao final da tarde.
    Paragens para almoço e para aproveitar as oportunidades fotográficas que irão surgindo à medida que formos viajando por diferentes paisagens e povoações.
    Noite em hotel em Mekelle.


  • Dia 9

    Mekelle > Hawzen > Mekelle
    Partida matinal para Hawzen, localizada nas Montanhas Gheralta. No caminho, visitaremos as igrejas de Wukro Cherkos e Abreha We Atsbeha.
    Já em Hawzen, faremos uma caminhada (e alguma escalada) de meio dia nas Montanhas Gheralta para explorar as igrejas de Maryam e Daniel Korkor, construídas no topo dos penhascos, e apreciar as vistas verdadeiramente magníficas para as planícies de Hawzen.
    Regresso a Mekelle.
    Noite em hotel em Mekelle.

  • Dia 10

    Mekelle > Aksum
    Saída de Mekelle para Aksum, uma cidade de grande importância para os ortodoxos etíopes. Pelo caminho, visitaremos o templo de Yeha (antiga localidade pré-axumita) e passaremos por Adwa, onde em 1896 ocorreu a famosa batalha entre etíopes e italianos.
    Após o almoço, iniciaremos a nossa visita a Aksum onde veremos os famosos obeliscos de pedra, castelos de antigos monarcas, a igreja Mariam Tsion, o Palácio da Rainha Sabá, as inscrições do rei Ezana, os túmulos dos reis Kaleb e Gabre Meskel e o local onde se supõe estar guardada a Arca da Aliança.
    Noite em hotel em Aksum.

  • Dia 11

    Aksum > Debark
    Pela manhã, caso não tenhamos conseguido visitar tudo no dia anterior, iremos aos restantes locais de interesse em Aksum. Posteriormente, prosseguiremos para Debark, onde se encontra localizada a sede do extraordinário Parque Nacional das Montanhas Simien.
    Noite em lodge em Debark.

  • Dia 12

    Debark > Sankaber
    Ida em viatura até Sankaber (situado a 3220m), onde iniciaremos uma caminhada pelo Parque Nacional das Montanhas Simien e durante a qual poderemos admirar a impressionante paisagem desta área natural, com seus profundos desfiladeiros e vales, observar a vegetação da região, interagir com os lindíssimos babuínos Gelada e, talvez, observar outros animais como sejam o Walia Ibex ou o Abutre-barbudo.
    Noite em lodge em Debark.


  • Dia 13

    Debark > Gondar
    Partida matinal para Gondar, uma cidade real do século XVII, e muitas vezes designada como a “Camelot de África”.
    Visita aos recintos reais de Fassil Ghibe e a vários castelos dos imperadores de Gondar, à belíssima igreja Debre Berhan Selassie e aos famosos Banhos de Fasiledas.
    Noite em hotel em Gondar.

  • Dia 14

    Gondar > Bahir Dar
    Partida matinal para Bahir Dar, cidade localizada na margem do Lago Tana.
    Passeio de barco no Lago Tana para explorar o lago e visitar alguns dos templos religiosos nele existentes como o mosteiro Ura Kidane Mihret ou as igrejas Azoa Mariam e Debre Mareyam. No lago, poderemos observar diferentes espécies de aves e, com alguma sorte, hipopótamos.
    Possibilidade de, dependendo da hora, visitar o mercado e comprar algum artesanato local.
    Noite em hotel em Bahir Dar.


  • Dia 15

    Bahir Dar > Addis Abeba
    Visita matinal às imponentes Cataratas do Nilo Azul, localizadas a cerca de 35km de Bahir Dar, e cuja água cai de uma altura de 45m.
    Pela tarde, regressamos por via aérea a Addis Abeba.
    Noite em hotel em Addis Abeba.

  • Dia 16

    Addis Abeba
    Dia passado a visitar alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, como sejam o Merkato, o maior mercado ao ar livre de África, a zona de Piassa ou o Parque Natural de Entoto.
    Jantar de despedida num dos restaurantes típicos da capital, com música e danças tradicionais e comida local.
    Voo de Addis Abeba para Portugal.
    Noite no avião.

  • Dia 17

    Chegada a Portugal.

LIDER DA VIAGEM

Rui Arco

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Dos aeroportos > hotéis > aeroportos, quando realizado em conjunto com líder.
Minibus durante toda a viagem.

NÃO INCLUÍDO:

Não está incluído qualquer tipo de voo.
Poderá gastar entre 80 a 160€ no voo Bahir Dar > Addis Abeba.
Deslocamo-nos da forma mais barata dentro das cidades, a pé.
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.

Atividades

INCLUÍDO:

Entrada nos museus, mosteiros, igrejas, castelos e outros locais históricos mencionados no programa.
Entrada no Parque Nacional das Montanhas Simien.
Caminhada no Parque Nacional das Montanhas Simien.
Caminhada nas Montanhas Gheralta.
Passeio de barco no Lago Tana.
Visita às Cataratas do Nilo Azul.
Visita ao Parque Natural de Entoto.
Todas as visitas e caminhadas em cidade e natureza realizadas com o líder.

NÃO INCLUÍDO:

Não aplicável.

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todas as noites referidas no programa em quarto duplo ou twin.

NÃO INCLUÍDO:

Quarto individual – pedir cotação ao Fotoadrenalina.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos-almoços

NÃO INCLUÍDO:

Todos os almoços.
Todos os jantares.
Uma refeição num restaurante local ronda os 10-15€.

Etiópia | 2024

Sobre o destino:

Moeda

Birr (ETB)

MeteoROLOGIA

Entre 7ºC e 25ºC

PASSAPORTE

Obrigatório, com validade superior a 6 meses, a partir do último dia de viagem.
Os cidadãos que não tenham nacionalidade portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Visto

Visto à chegada no aeroporto.

Fuso HORÁRIO

+ 2 horas que Portugal Continental.

Saúde

Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).
É aconselhada uma consulta de viajante, que deverá agendar com antecedência para que seja efetuada 6 a 4 semanas antes da partida.

Segurança

É um país seguro, no entanto aconselha-se os cuidados normais de segurança, sobretudo com o material fotográfico, documentação e dinheiro.

TelecomUNICAÇÕES

Etiópia +251
Para Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

  • As viagens Fotoadrenalina são para mim?

    São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.

  • Preciso de saber fotografia para viajar com o Fotoadrenalina?

    Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.

  • Esta viagem em particular, é para mim?

    Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

  • Quantas pessoas tem o grupo?

    Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

  • Como é feita a inscrição?

    No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.

  • Quem compra os voos?

    Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agências de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo. Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só mesmo tratando no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.

  • Quando são comprados os voos?

    Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

  • Como são os alojamentos?

    Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

  • Quando pago a viagem?

    Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 20% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 30% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 50% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

  • Esta viagem têm seguro?

    Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).

  • O Fotoadrenalina passa fatura?

    Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é passada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.

  • Até quando posso desistir desta viagem?

    Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

  • O que acontece se a viagem for cancelada?

    Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

  • Se tiver dúvidas como posso contatar o Fotoadrenalina?

    É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009.

  • E se eu for um chato e quiser mesmo reclamar?

    Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

RESERVA DE VIAGEM

Etiópia | 2024

Valor para reservar: (20% do valor total) 478,00€
Valor total: valor da experiência: 2.390,00€
×