Filipinas | 2023

a pérola do mar oriente

feriados

Spots Fotográficos

Recifes de Coral | Snorkeling e naufrágios da WWII | El Nido e Coron | Chocolate Hills e Man Made Forest de Bohol | Vulcão Pinatubo | Intramuros em Manila

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

Partimos diretos a Manila, onde chegaremos no dia seguinte, ao final da tarde, para uma recepção e reunião de boas vindas no hotel onde iremos pernoitar. Estamos perto do mar, por isso vamos aproveitar para um passeio a pé pela Seaside Boulevard, na Baía de Manila, onde iremos jantar e ficar a conhecer melhor o grupo.

No dia seguinte voamos bem cedo para a Ilha de Bohol, a cerca de 600 km a Sudeste de Manila. Aterramos em Panglao, uma pequena ilha que faz parte de Bohol. Depois de instalados no alojamento que será a nossa casa dos próximos dois dias, partimos até Napaling Reef, um recife de coral a 8 metros da costa, conhecido pelos grandes cardumes de sardinhas que por lá passam frequentemente. Mas não vamos para comer sardinhas com pimentos, vamos mesmo para nadar com elas e apreciar de perto a beleza da fauna subaquática, onde habitam centenas de pequenos peixes coloridos e onde há uma abundância de corais. Para os mais destemidos, existe uma prancha de saltos para o mar a cerca de 5 metros de altura, e temos à nossa disposição uma espécie de bungalow aberto, com uma mesa para petiscadas… uma boa desculpa para sair da água e fazer um brinde ao início de uma grande aventura. Seguimos até Alona Beach, uma praia tropical digna desse nome, onde um longo areal branco abraçado por palmeiras suspensas compete pela atenção com o mar azul turquesa.

Acordamos para um dia dedicado à descoberta da Ilha de Bohol, com passagem por vários locais de grande beleza, entre os quais as Bamboo Twin Hanging Bridges, duas pontes suspensas, feitas de bamboo, que atravessam o rio Lodoc; a Bilar Man-Made Forest, uma densa floresta com cerca de 2 km de extensão composta apenas por árvores de mogno branco e vermelho, fruto de um projeto de reflorestação iniciado há mais de 50 anos; o Tarsier Sanctuary, onde se poderão avistar os mais pequenos primatas do mundo, do tamanho da mão de uma pessoa, mas com uns olhos desproporcionalmente grandes para a sua dimensão; as Chocolate Hills, uma vasta área composta por formações geológicas em forma de montes, que na altura seca se assemelham a bombons de chocolate, daí o seu nome… e os Cadapdapan Rice Terraces, onde camadas de campos de arroz a perder de vista irão certamente gastar o pouco que ainda resta das baterias dos nossos telemóveis ou câmaras fotográficas. Fechamos o dia com uma curta caminhada até às Cascatas Can-umantad, as maiores da província de Bohol, com 60 metros de altura, envoltas por uma enorme formação rochosa sedimentar, repleta de vegetação. Cá em baixo, o lago receptor desta majestosa queda de água convida a um banho refrescante, mesmo antes do anoitecer.

Deixamos a Ilha de Bohol e apanhamos o Ferry para a Ilha de Cebu, onde um avião estará à nossa espera para nos levar até ao paraíso de Coron, no arquipélago de Palawan. Check-in no nosso alojamento para os próximos 3 dias, almoço e vamos visitar a vibrante localidade de Coron, com os seus mercados de rua à beira-mar. O tempo que nos resta vamos usar para explorar outras áreas à volta da localidade, como por exemplo as água quentes termais de Maquinit e a épica subida ao Monte Tapyas, seguindo pelos seus 721 degraus, com a grande recompensa no topo, uma vista deslumbrante sobre a localidade de Coron e algumas das ilhas que a rodeiam. Se tivermos céu aberto, a cereja no topo do bolo, com o pôr-do-sol a fechar o dia no horizonte.

Fato de banho, bikini, equipamento de snorkeling e protetor solar. O dia vai ser inteiramente dedicado a viver o sonho com “S” grande, passando por algumas das paisagens aquáticas mais bonitas do Pacífico. Partiremos num barco tradicional rumo ao horizonte. Vamos nadar nas águas cristalinas do Lago Kayangan, atravessando a Coron Bay por entre as deslumbrantes formações rochosas da Ilha de Coron. Emergimos no mundo subaquático de Siete Pecados em modo de snorkeling, onde encontraremos um magnífico jardim de coral repleto de peixes coloridos. Visita às Twin Lagoons, um local surreal que poderia ser cenário de filme, seguido de uma sessão de snorkeling a um barco naufragado da WWII com 25 metros de comprimento, muito perto da superfície. Faremos uma pausa para descontrair em duas praias paradisíacas, a CYC e a Beach 91, e ainda teremos tempo para uma terceira sessão de snorkeling, desta vez no deslumbrante recife de coral de Malwawey.

O dia seguinte segue o mesmo lema, à descoberta de pequenos paraísos, agora numa tónica mais Robison Crusoe, onde encontraremos pequenas praias perdidas no meio do nada e línguas de areia que apontam para o infinito. Vamos desfrutar das paisagens tropicais da Ilha de Malcapuya, com a descoberta de praias remotas e um novo recife de coral, cheio de conchas gigantes. Segue-se o relax, sol, “a vida é boa”, “não me tirem daqui”, no divinal banco de areia de Ditaytayan e uma caminhada pela ilha de Bulog Dos, calcorreando o seu bonito areal branco. Um dia digno de um conto literário da autoria de Jack London.

Deixamos Coron e vamos num speedboat para o nosso próximo destino, o incomparável El Nido, uma zona de extrema beleza que concorre com Coron pelo maior número de locais paradisíacos. Como vivemos intensamente os últimos dias, vamos aproveitar para relaxar um pouco. Vamos visitar a localidade de El Nido e algumas praias locais. Uma massagem de corpo inteiro com pedras quentes (opcional) para quem estiver a precisar, e seguimos para a escarpa de Taraw, onde iremos encontrar uma bonita vista panorâmica sobre El Nido. Finalizamos com a travessia de uma ponte suspensa em altitude, seguido de uma teia de aranha feita de cabos, suspensa sobre as escarpas verticais de El Nido. Um bom desafio para quem sofre de vertigens.

Novo dia. Está na hora de entrar num barco tradicional e partir à descoberta de novos tesouros aquáticos. Começamos na paradisíaca ilha de Miniloc, onde poderemos nadar e fazer snorkeling. De seguida vamos explorar a Big Lagoon de kayak, um local incrível, de água esmeralda, rodeado por formações rochosas. E porque andamos à descoberta, esta próxima lagoa marítima faz juz ao seu nome, a Secret Lagoon só é acessível por uma pequena, quase imperceptível, abertura numa rocha, por onde teremos que passar a nadar. Lá dentro, estaremos no meio de uma enorme cratera rochosa. Continuamos, agora para a Ilha de Shimizu, dois montes verdejantes perdidos no oceano, com um recife de coral feito para admirar. Paragem na praia Payong-payong para um momento de relax e depois vamos nadar nas águas cristalinas de 7 Commandos.

El Nido tem muitos recantos escondidos para ver e descobrir, e hoje vamos dedicar o dia a ver mais alguns destes terousos do oriente. Partimos de barco até à praia de areia branca ladeada pelas enormes escarpas da Helicopter Island. Tal como no dia anterior, vamos à procura de outra lagoa escondida, esta chama-se Secret Beach e a forma de entrar é também ela por uma pequena cavidade na rocha. Num momento digno de um filme de 007, vamos visitar um misterioso santuário abandonado em Matinloc, localizado numa praia da ilha com o mesmo nome e de seguida vamos nadar naquela que é provavelmente uma das mais bonitas praias das Filipinas, a Star Beach. E porque gostamos de desafios, ainda vamos à Hidden Beach, uma praia tão escondida que vamos ter que a encontrar.

Depois destes dias intensos e maravilhosos, reservamos uma boa parte do dia 11 para desfrutarem como entenderem, indo à descoberta da Ilha de Palawan numa Tricycle, onde não faltam spots incríveis para visitar, relaxar numa praia digna de postal e deixar o corpo flutuar numa massagem revigorante de corpo inteiro. Partiremos de avião rumo a Manila ao final da tarde.

Acordamos de madrugada no dia seguinte (3 da manhã) para o transfer até ao ponto de partida do Trekking ao Monte Pinatubo (um estratovulcão situado a 87 km de Manila, e cuja erupção, em 1991, foi a maior registada no séc XX e atualmente a maior dos últimos 100 anos). Trekking de dificuldade fácil/moderada, 5,5 km para cada lado, com cerca de 6 horas de caminhada no total. Parte do transfer é feito em jeeps 4×4 por uma paisagem lunar criada durante a última erupção. Regressamos a Manila já de noite.

O último dia é dedicado a conhecer Intramuros, uma mini-cidade colonial espanhola criada no século XVI, que se encontra no coração de Manila. Esperam-nos cerca de 20 horas de viagem de regresso a Portugal, num momento que acredito será de reflexão, de recordação e de revisão de tudo aquilo que fotografámos e filmámos. Uma viagem inesquecível certamente.

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Manila Manila > Paglao (Bohol) Cebu > Coron El Nido > Manila Manila > Portugal

Destinos

Manila
Bohol
El Nido
Coron

Fotografia

Natureza
Paisagem
Retrato
Subaquática

Alojamento

Hotel ou Hostel - em quarto duplo
[quarto individual pedir cotação]

Transporte

Fazemos principalmente público | Parte da viagem fazemos em privado

Esforço

Fácil | Moderado - devido ao calor poderá haver maior exigência física.

Nº Participantes

Min 6, Máx 12

Filipinas | 2023

Programa da viagem

Voo Portugal > Manila
Noite no avião

Chegada a Manila ao final da tarde / noite.
Recepção e reunião de boas vindas.
Jantar junto ao Mar, na Seaside Boulevard.

Noite em hotel, em Manila

Voo Manila > Panglao
Visita à Ilha de Panglao (Bohol).
Snorkeling em Napaling Reef, um recife de coral a 8 metros da costa, conhecido pelos grandes cardumes de sardinhas que por lá passam frequentemente.
Alona Beach, relax numa praia tropical.

Noite em hotel, em Bohol

Dia dedicado à descoberta da Ilha de Bohol, com passagem por vários locais de grande beleza, entre os quais:
•Bamboo Twin Hanging Bridge, duas pontes suspensas feitas de bamboo que atravessam o rio Lodoc.
•Bilar Man-Made Forest, uma densa floresta com cerca de 2 km de extensão composta apenas por árvores de mogno branco e vermelho, fruto de um projeto de reflorestação iniciado há mais de 50 anos.
•Philippine Tarsier Sanctuary, onde se poderão avistar estes curiosos primatas minúsculos.
•Chocolate Hills, uma vasta área composta por formações geológicas em forma de montes, que na altura seca se assemelham a bombons de chocolate, daí o seu nome.
•Cadapdapan Rice Terraces.
•Cascatas Can-umantad.

Noite em hotel, Bohol

Travessia da Ilha de Bohol para a Ilha de Cebu.
Voo Cebu > Coron.
Visita a Coron Town.
Relaxar nas águas quentes termais de Maquinit, se houver tempo.
Subir ao Monte Tapyas para uma vista deslumbrante do pôr-do-sol sobre Coron.

Noite em hotel, em Coron

Nadar nas águas cristalinas do lago Kayangan.
Travessia da Coron Bay, com as deslumbrantes formações rochodas da Ilha de Coron.
Snorkeling em Siete Pecados, onde se encontra um magnífico jardim de coral repleto de peixes tropicais.
Visita às Twin Lagoons, um local surreal que poderia ser cenário de filme.
Snorkeling na área de um barco naufragado da WWII com 25 metros de comprimento, perto da superfície.
Momento de pausa em duas bonitas praias, CYC e Beach 91.
Snorkeling no Recife de Coral de Malwawey.

Noite em hotel, Coron

Desfrutar das paisagens tropicais da Ilha de Malcapuya, com a descoberta de praias remotas, perfeitas para um romance literário.
Snorkeling no grande recife de coral de Malcapuya, cheio de vida subaquática e conchas gigantes.
Relax, sol, "a vida é boa", "não me tirem daqui", no divinal banco de areia de Ditaytayan.

Noite em hotel, Coron

Caminhada pela ilha de Bulog Dos, calcorreando o seu bonito areal branco.

Speedboat the Coron para El Nido.
Visita à localidade vibrante de El Nido.
Visita a algumas praias locais.
Subida à escarpa de Taraw para uma vista incrível de El Nido e travessia de uma ponte suspensa a alta altitude, com final numa teia de aranha gigante feita de cabos sobre as escarpas de El Nido.
Massagem opcional de corpo inteiro com pedras quentes.

Noite em hotel, El Nido

Snorkeling na Ilha Paradisíaca de Miniloc.
Descoberta da Big Lagoon em kayak, um local incrível, de água esmeralda, rodeado por formações rochosas.
Nadar na Secret Lagoon, no meio de uma cratera rochosa.
A beleza incomparável da Ilha de Shimizu, com o seu distinto recife de coral.

Noite em hotel, El Nido

Praia de Payong-Payong.
Nadar nas águas cristalinas de 7 Commandos.

A praia de areia branca e as enormes escarpas da Helicopter Island.
Snorkeling na Secret Beach (o nome diz tudo), onde só se entra e sai nadando por uma pequena cavidade na rocha.
Visita ao misterioso santuário abandonado de Matinloc, localizado numa praia da ilha com o mesmo nome.
Nadar naquela que é provavelmente uma das mais bonitas praias das Filipinas, a Star Beach.
Hidden Beach.

Noite em hotel, El Nido

Dia Livre para ir à descoberta na Ilha de Palawan (não faltam spots incríveis para visitar).
Voo El Nido para Manila.

Noite em hotel, Manila

Acordar de madrugada (3 da manhã) para o transfer e início do Trekking ao Monte Pinatubo (um estratovulcão situado a 87 km de Manila, e cuja erupção, em 1991, foi a maior registada no séc XX e atualmente a maior dos últimos 100 anos). Trekking de dificuldade fácil/moderada, 5,5 km para cada lado, cerca de 6 horas de caminhada no total. Regresso a Manila já de noite.

Noite em hotel, Manila

Visita a Intramuros, uma mini-cidade colonial espanhola criada no século XVI, que se encontra no coração de Manila.
Voo Manila > Portugal.
Noite no avião.

Chegada a Portugal.

LIDER DA VIAGEM

Gonçalo Figueiredo
O acompanhamento pelo fotógrafo/viajante que idealizou a experiência fotográfica para o grupo, organizou toda a logística em conjunto com o Fotoadrenalina e parceiros, mas sobretudo vai estar contigo todos os dias para te levar aos lugares mais incríveis deste destino.

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Todas as deslocações para os destinos e atividades incluídas no programa.

NÃO INCLUÍDO:

Deslocamo-nos da forma mais barata dentro das cidades, a pé.
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.

Atividades

INCLUÍDO:

Napaling Reef
Philippine Tarsier Sanctuary
Chocolate Hills
Cadapdapan Rice Terraces
Cascatas Can-umantad
Expedição Ilhas
Monte Taraw e Ponte Suspensa (opcional).
Trekking Monte Pinatubo

NÃO INCLUÍDO:

Águas quentes termais de Maquinit
Massagem de corpo inteiro com pedras quentes
Atividades que poderá gastar entre 20€ a 50€

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todas as noites referidas no programa.

NÃO INCLUÍDO:

Não aplicável.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos almoços, com excepção do dia de trekking ao Monte Pinatubo
4 almoços

NÃO INCLUÍDO:

Os restantes almoços e jantares
Poderá gastar 3€ a 10€ aproximadamente por refeição

Filipinas | 2023

Sobre o destino:

Moeda

Peso filipino

MeteoROLOGIA

Entre 28º e 32º, clima húmido (79%), por vezes com chuva tropical

PASSAPORTE

Obrigatório, com validade superior a 6 meses, a partir do último dia de viagem.

Visto

Cidadãos com passaporte português não necessitam de visto de entrada para visitas inferiores a 30 dias. É obrigatória a apresentação de bilhete de regresso.

Fuso HORÁRIO

+ 8 horas que Portugal Continental

Saúde

É aconselhada uma consulta de viajante, que deverá agendar com antecedência para que seja efetuada 6 a 4 semanas antes da partida.
Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).
Informações sobre Covid-19 serão dadas mais perto da viagem.

Segurança

É um país seguro, no entanto aconselha-se os cuidados normais de segurança, sobretudo com o material fotográfico, documentação e dinheiro.

TelecomUNICAÇÕES

Filipinas +63
Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.

Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. É uma viagem com oportunidades fotográficas, onde podes também aprender, praticar e partilhar dúvidas, mas não é um workshop em viagem.

Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

No item da reserva, colocas o teu nome, mail e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.

Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agência de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, não tens de te preocupar, a agência de viagens trata de tudo. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens sempre o apoio e a segurança deles na gestão do voo.

Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).

Cada país e cada viagem têm condições diferentes de entrada, mas é enviada informação para cada viagem aos participantes após a inscrição. Há seguro de cancelamento de viagem e durante a viagem com condições específicas para o covid-19.

Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar 916222009.

Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

RESERVA DE VIAGEM

Filipinas | 2023

Valor para reservar: (10% do valor total) 151,00€
Valor total: valor da experiência: 1510,00€
×