Grécia e Ilhas Gregas | 2024

navegar de ilha em ilha, juntando Acrópole e Metéora

Spots Fotográficos

VELEIRO ENTRE ILHAS GREGAS | BAÍAS REMOTAS | PRAIAS DE ÁGUAS CRISTALINA | MANSÕES SENHORIAIS | OS MOSTEIROS DE METEORA | ACRÓPOLE

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

A Ilhas Gregas
Voamos para Rodes, na Grécia, outrora morada do Colosso de Rodes, umas das sete maravilhas do mundo antigo. É aqui que a tripulação do veleiro nos espera. Dependendo do horário do voo de chegada, durante a tarde, podemos explorar e fotografar a belíssima Citadela de Rodes – uma das mais bem preservadas cidades medievais da Europa, Património Mundial da Unesco. De qualquer das formas teremos o nosso último dia dedicado a Rodes.

No dia seguinte pela manhã partimos para a ilha de Symi, mais concretamente para a baia de St. Georges. Uma baia rodeada por altos penhascos e água turquesa, inacessivel por terra, é um paraiso para quem chega de barco como nós. Passamos a manhã aqui e temos o primeiro almoço a bordo. Na parte da tarde navegamos para o porto de Gialos, provavelmente o mais fotogénico de todas as ilhas gregas, onde teremos tempo para fotografar a incrível arquitetura das casas senhoriais de estilo Italiano enquanto tiramos partido da luz do pôr do sol. Pernoitamos no porto, disfrutando ao máximo do tempo que nos resta para explorar esta gema neoclássica.

No dia seguinte despedimo-nos rumo à ilha de Tilos com o sentimento de querer ficar em Symi mais alguns dias. Tilos ficou conhecida por ser o melhor e primeiro exemplo de uma ilha sustentável no mediterrâneo. Paramos na baía da praia de Lethra para nos deliciarmos entre mergulhos e passeios enquanto nos prepararm o almoço a bordo. Na parte da tarde deslocamo-nos para o seu porto, onde iremos alugar uma scooter ou um carro que nos aguardam e explorar os recantos e aldeias desta maravilhosa ilha. A pernoita é no seu belissimo porto.

Embarcamos na manhã seguinte rumo a Chalki (ou Halki), uma pequena ilha, pouco desenvolvida, mas não menos impressionante. Seja pelas suas imponentes montanhas, águas cristalinas, imponentes casas senhoriais ou as típicas tavernas que a compõem. Aqui aprecia-se a simplicidade e o ritmo leve de uma pequena vila piscatória grega. Paramos numa baía antes de almoço para mais uns mergulhos, exploramos a ilha na parte da tarde e pernoitamos junto ao porto de Nimborios.

Regressamos à ilha de Rodes para um sítio bastante especial onde pernoitamos as duas últimas noites a bordo. Paramos em Kalithea ou se o clima estiver de feição na baía de Anthony Quinn, conhecida pelo ator de “Guns of Navarone” ter adquirido parte da baía para uns belos mergulhos. Depois de almoço seguimos rumo a sul à espetacular citadela de Lindos. Soltamos âncora na bela baia e exploramos a mesma depois de jantar, quando a maior parte dos turistas regressou à cidade de Rodes.

Na manhã seguinte temos o dia completo em Lindos. O ritmo fica de acordo com cada um, teremos as refeições principais a bordo – os transbordos são feitos no nosso pequeno barco sempre que quisermos passear por Lindos. Exploramos a sua acropole com vistas fenomenais sobre toda a baia e perdemo-nos nas suas ruelas belissimas. Em qualquer momento podemos dar uns belos mergulhos para refrescar nas suas várias praias e pequenas baias.

No nosso penúltimo dia em Rodes, deslocamo-nos para a marina e teremos um final de manhã e tarde livres para explorar a sua cidade antiga.

Extensão para Meteóra, Atenas e a Acrópole:

Metéora
De manhã debruçamo-nos na janela de comboio aberta sobre a paisagem, viajamos para Metéora. Sobre penhascos de arenito, equilibram-se mosteiros, retiros para monges ortodoxos, próximos do céu. Lugar verdadeiramente único, nomeado Património Mundial da Unesco, desafia as leis da gravidade.
Chegamos a tempo de almoçar num dos excelentes restaurantes de Kalambaka antes de começarmos a explorar Metéora. A luz da tarde acompanha-nos para explorarmos alguns dos spots mais fotogénicos dos mosteiros que compõem este espaço único no mundo. Teremos uma guia local nativa desta região para nos desvendar alguns dos seus segredos, desde a evolução geológica deste espaço à forma como os monges o ocuparam. Terminamos o dia numa acolhedora residencial de uma pequena aldeia muito próxima.

No dia seguinte, exploramos Metéora por caminhos pedestres primitivos, percorridos diariamente pelos monges – os monopathi e visitamos alguns dos mosteiros mais interessantes por dentro. Espera-nos uma manhã muito enriquecedora. Almoçamos numa taverna local que pertence a uma familia à várias gerações. Na parte da tarde seguimos para Atenas – o nosso último destino. Chegamos ao final da tarde ainda a tempo de jantar num espaço muito especial.

Neste dia bastante cheio pretendemos também mostrar um pouco da Atenas menos óbvia. Começamos a manhã por um bairro mais residencial, visitamos o mercado central até seguimos para a praça Sintagma. Palco principal dos protestos durante a crise, permanece uma das praças principais de Atenas e coração palpitante da Atenas moderna. Com tempo, assistimos à troca da guarda.
Resguardamo-nos do sol e exploramos os belíssimos Jardins Nacionais até ao Estádio Pan-Atenaico, reconstruído em 329 a.C., lugar dos primeiros jogos olímpicos da era moderna em 1896.
Muito próximo e de visita obrigatória é o Templo de Zeus Olímpico. Considerado o maior templo da Grécia, foi concluído pelo Imperador Adriano.

Na parte da tarde temos uma pequena surpresa para o grupo, exploramos um bairro que provavelmente nunca esperariam encontrar em Atenas.
Galgamos diversos miradouros para guardar registos da Acrópole, dominada pelo Partenon sob a melhor luz. Exploramos finalmente a Acrópole, prova de uma Grécia Antiga imponente, democrática, inspira-nos ainda hoje como uma das maravilhas sobreviventes do antigo mundo ocidental.
Terminamos o dia em Monastiraki a dedicamo-nos ao que de melhor Atenas tem para dar – a sua gastronomia!

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Rodes
Rodes > Atenas
Atenas > Portugal

Destinos

Cidade antiga de Rodes
Ilha de Symi
Ilha de Tilos
Ilha de Chalki
Lindos
Metéora
Atenas

Fotografia

Fotografia de rua
Retrato
Natureza
Paisagem
Fotografia de Comida
Fotografia de Arquitetura

Alojamento

Veleiro
Guesthouse
Hotel

Transporte

Privado e público

Esforço

Fácil

Nº Participantes

Min 8, Máx 14

Grécia e Ilhas Gregas | 2024

Programa da viagem

  • Dia 1

    Voo Portugal > Atenas
    Voo de Atenas para Rodes

    Boarding no Veleiro a partir das 16h. Aproveitamos a tarde e noite para explorar a belíssima vila amuralhada de Rodes a pé – próxima da marina onde se encontra o veleiro.

    Noite no veleiro na marina de Rodes.

  • Dia 2

    Partida de veleiro rumo a Symi. Paramos na baía de St. Georges onde almoçamos e paramos para uns mergulhos. Continuamos rumo a Symi onde chegaremos a meio da tarde. Visita ao porto e passeio pela vila até ao jantar.

    Noite – Veleiro junto ao porto da ilha de Symi.

  • Dia 3

    Partimos da ilha de Symi rumo a Tilos. Paramos inicialmente na baia da praia de Lethra antes de continuarmos até ao porto de Tilos.
    Após o almoço existe a opção de uma belíssima caminhada entre a praia onde atracamos e o porto, onde o barco terá o seu destino. (cerca de 1h30)
    De forma opcional, alugamos um carro (35€) ou scooter (10€) para explorarmos o resto da ilha até regressarmos ao início da noite.

    Noite - Veleiro junto ao porto da ilha de Tilos.

  • Dia 4

    Rumamos a Chalki, nomeadamente para a baía de Trakhia. Trata-se de uma ilha muito pouco explorada e desenvolvida para o turismo. Halki é muito conhecida pelo ritmo calmo, pelas praias e pelas águas cristalinas. Ao final do dia rumamos até à única vila e único porto da ilha – Nimporio.

    Noite – Veleiro junto ao porto da ilha de Halki.

  • Dia 5

    Começamos o dia cedo rumo a Rhodes. Iremos tomar o pequeno almoço na famosa baia de Anthony Quinn ou Kalithea, dependendo das condições meterológicas. A pequena baia ficou conhecida depois do ator ter filmado aqui o filme “The Guns of Navarone” e ter posteriormente adquirindo-a. Seguimos de veleiro até Lindos onde passamos o resto do dia.

    Noite – Veleiro numa baía junto a Lindos.

  • Dia 6

    Dia totalmente dedicado a Lindos, a passear pela cidade antiga, subir à antiga Acrópole ou simplesmente a dar uns mergulhos, seja do nosso barco, da baia próxima de nós, ou numa das suas praias.

    Noite – Veleiro numa baía junto a Lindos.

  • Dia 7

    Partimos finalmente para a marina de Rhodes onde termina a nossa epopeia pelo arquipélago das Dodecaneso. Temos o dia livre que iremos aproveitar para explorar a incrível cidade amuralhada - Património Mundial da Unesco e um autêntico labirinto. Teremos a noite livre em Rodes.

    Noite – Veleiro na Marina de Rodes.

  • Dia 8

    Deslocação para Metéona (Kalambaka). Almoço no centro da vila. Tarde destinada a caminhadas entre mosteiros com apoio de carrinha privada, em busca dos melhores spots fotográficos tendo em conta a altura do dia e a luz.

    Noite – Hotel Metéora.

  • Dia 9

    Caminhadas entre mosteiros com apoio de carrinha privada, em busca dos melhores spots fotográficos tendo em conta a altura do dia e a luz. Almoço em taverna tipica e regresso a Atenas. Chegada ao final de tarde, jantar num sítio muito especial.

    Noite – Hotel Atenas.

  • Dia 10

    Visita a Atenas – entre a Pólis antiga e a metrópole contemporânea
    . Acrópole
    . Plateia Sintagma
    . Jardins Nacionais
    . Estádio Panatenaico
    . Templo Zeus Olimpos
    . Arco de Hadrian
    . Agora Romano
    . Bairro de Monastiraki
    . Mercado Central

    Noite – Hotel em Atenas.

  • Dia 11

    Dependendo da partida do voo aproveitamos a manhã para um último passeio e compra de alguns souvernirs.

    Voo Atenas - Portugal.

LIDER DA VIAGEM

Pedro Padinha

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Dos aeroportos/estações > hotéis > aeroportos/estações, quando realizado em conjunto com líder.
Veleiro com 8 quartos durante 8 dias completos.
Comboio ou carrinha privada Atenas - Meteóra - Atenas.

NÃO INCLUÍDO:

Não está incluído qualquer tipo de voo.
Aluguer de carro [7.5€ por pessoa] ou scooter [5€ por pessoa] para conhecer o interior da ilha de Tilos (opcional).
Deslocamo-nos da forma mais barata dentro das cidades, a pé.
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.

Atividades

INCLUÍDO:

Todos os percursos realizados com líder.

NÃO INCLUÍDO:

Entrada Acrópole.
Entrada em Mosteiros.
Gorjeta à tripulação do veleiro.
Entradas em monumentos e museus.
Poderá gastar entre 25€ e 60€ aproximadamente.

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todas as noites referidas no programa em quarto duplo.

NÃO INCLUÍDO:

Quarto individual – pedir cotação ao Fotoadrenalina.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos-almoços
6 almoços
7 jantares

NÃO INCLUÍDO:

4 almoços
3 Jantares

Grécia e Ilhas Gregas | 2024

Sobre o destino:

Moeda

Euro

MeteoROLOGIA

Entre 18º e 30º

PASSAPORTE

Não é obrigatório, pode viajar com o Cartão de Cidadão.
Os cidadãos que não tenham nacionalidade portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Visto

Não é necessário visto para os cidadãos portugueses.
Os cidadãos que não tenham nacionalidade portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Fuso HORÁRIO

+ 2 horas que Portugal Continental.

Saúde

Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).
Não é necessária consulta de viajante.

Segurança

É um país seguro, no entanto aconselha-se os cuidados normais de segurança, sobretudo com o material fotográfico, documentação e dinheiro.

TelecomUNICAÇÕES

Grécia +30
Para Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

  • As viagens Fotoadrenalina são para mim?

    São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.

  • Preciso de saber fotografia para viajar com o Fotoadrenalina?

    Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.

  • Esta viagem em particular, é para mim?

    Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

  • Quantas pessoas tem o grupo?

    Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

  • Como é feita a inscrição?

    No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.

  • Quem compra os voos?

    Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agências de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo. Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só mesmo tratando no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.

  • Quando são comprados os voos?

    Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

  • Como são os alojamentos?

    Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

  • Quando pago a viagem?

    Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

  • Esta viagem têm seguro?

    Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).

  • O Fotoadrenalina passa fatura?

    Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é passada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.

  • Até quando posso desistir desta viagem?

    Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

  • O que acontece se a viagem for cancelada?

    Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

  • Se tiver dúvidas como posso contatar o Fotoadrenalina?

    É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009.

  • E se eu for um chato e quiser mesmo reclamar?

    Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

Viagens Fotoadrenalina

RESERVA DE VIAGEM

Grécia e Ilhas Gregas | 2024

Valor para reservar: (10% do valor total) 139,50€
Valor total: valor da experiência: 1395,00€
×