Navegando por águas turquesas do Mar Egeu ao Mediterrâneo
Carregados de história, mergulhados em beleza natural, a Ilha de Rodes e o litoral sul da Turquia são verdadeiras joias, ideais para explorar por mar. Ao longo da costa, revelam o seu encanto, de baía em baía, entre portos envolventes, vilas de pescadores pitorescas e ruínas arqueológicas deslumbrantes. Entre cultura e natureza, é-nos delicioso respirar tranquilidade, refrescar-nos em águas cristalinas e mergulhar numa cultura ancestral com tanto por oferecer.
Iniciamos a nossa exploração em Rodes, na Grécia, outrora morada do Colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Dependendo do horário do voo de chegada, durante a manhã e à tarde, podemos explorar e fotografar a belíssima Citadela de Rodes – uma das mais bem preservadas cidades medievais da Europa, Património Mundial da Unesco.
Ao final da tarde, aventuramo-nos pelo mar Egeu e partimos para Fethiye, na Turquia. É aqui que o nosso veleiro e sua tripulação nos esperam.
No segundo dia, assumimos almas de marinheiros e partimos para Yesikoy, para desfrutarmos de um pequeno-almoço rodeados de água cristalina e de olivais acolhedores. Aqui, impossível resistir ao nosso primeiro mergulho.
À tarde, é a pequena cidade portuária de Kas que nos recebe. Entre montanhas e mar, deixamo-nos levar pela sua atmosfera boémia e as suas ruas coloridas pitorescas. Pernoitamos em Kas.
No terceiro dia, chegamos a Simena, imperdível cidade antiga da Lícia. Sítio de memórias passadas, subimos até ao castelo de Simena, passeamos por um anfiteatro esculpido na rocha, e descobrimos antigos sarcófagos lícios rodeados de oliveiras e mar. Para dormir, atracamos numa belíssima baía abraçada por colinas verdes, nas proximidades de Ucagiz.
No dia seguinte, navegamos ao longo da costa do Mediterrâneo até às ruínas de Kekova – a Cidade Submersa. Mergulhamos em águas turquesas. Almoçamos na Baía de Tersane, sítio onde se viaja no tempo, rodeados de ruínas de uma igreja bizantina e de um estaleiro romano na praia. Continuamos a navegar com destino para Gokkaya, onde passamos a noite.
Desfrutamos do café da manhã e seguimos até a baía abrigada de Bayindir Limani para relaxar e nadar. O resto do dia é passado em Kalkan, uma cidade portuária pitoresca construída na encosta. Exploramos as suas ruas sinuosas. Colocamos a possibilidade de visitar a Praia de Patara ou as ruínas de Xanthos e Letoon.
Navegamos de madrugada para o imperdível Vale das Borboletas onde atracamos para desfrutarmos do pequeno-almoço. Acessível apenas de barco, o Vale das Borboletas, verdadeiro paraíso intocado, é protegido como reserva natural, composto por um desfiladeiro, abrigo de mais de 105 espécies de borboletas.
A seguir, visitamos Oludeniz. Na opinião de muitos, uma das baías mais bonitas de todo o mediterrâneo. Opcionalmente, temos aqui a oportunidade de fazer parapente numa das zonas mais espetaculares do mundo. Do alto dos 2000 metros, durante 45 minutos ao sabor do vento até aterrarmos na praia desta baía lindíssima. Após o almoço, continuamos a navegar ao longo da costa da Península de Fethiye com algum esforço para aguentar esta vida dura ritmada por mergulhos e refeições apetitosas.
No último dia, de manhã, despedimo-nos do porto de Fethiye e da nossa calorosa tripulação. Existe melhor forma de se despedir da Turquia do que com um pequeno-almoço típico turco? Dúvidamos. Seguimos até Izmir onde teremos o nosso voo direto para Atenas.
Extensão Opcional [de valor acrescentado] para Metéora, Atenas e a Acrópole:
Metéora
Viajamos para Metéora, dependendo dos horários poderá ser confortavelmente de comboio, debruçados sobre a janela a ver a paisagem. Caso contrário seguimos com a flexibilidade de carrinhas privadas. Sobre penhascos de arenito, equilibram-se mosteiros, retiros para monges ortodoxos, próximos do céu. Lugar verdadeiramente único, nomeado Património Mundial da Unesco, desafia as leis da gravidade.
Chegamos a tempo de almoçar num dos excelentes restaurantes de Kalambaka antes de começarmos a explorar Metéora. A luz da tarde acompanha-nos para explorarmos alguns dos spots mais fotogénicos dos mosteiros que compõem este espaço único no mundo. Teremos uma guia local nativa desta região para desvendar alguns dos seus segredos, desde a evolução geológica deste espaço à forma como os monges o ocuparam. Terminamos o dia numa acolhedora residência numa pequena aldeia muito próxima.
No dia seguinte, exploramos Metéora por caminhos pedestres primitivos, percorridos diariamente pelos monges – os monopathi e visitamos alguns dos mosteiros mais interessantes por dentro. Espera-nos uma manhã muito enriquecedora. Almoçamos numa taverna local que pertence a uma família de várias gerações. Na parte da tarde seguimos para Atenas – o nosso último destino. Chegamos ao final da tarde ainda a tempo de jantar num espaço muito especial.
Neste dia bastante cheio pretendemos também mostrar um pouco da Atenas menos óbvia. Começamos a manhã por um bairro mais residencial, visitamos o mercado central até seguimos para a praça Sintagma. Palco principal dos protestos durante a crise, permanece uma das praças principais de Atenas e coração palpitante da Atenas moderna. Com tempo, assistimos à troca da guarda.
Resguardamo-nos do sol e exploramos os belíssimos Jardins Nacionais até ao Estádio Pan-Atenaico, reconstruído em 329 a.C., lugar dos primeiros jogos olímpicos da era moderna em 1896.
Muito próximo e de visita obrigatória é o Templo de Zeus Olímpico. Considerado o maior templo da Grécia, foi concluído pelo Imperador Adriano.
Na parte da tarde temos uma pequena surpresa para o grupo, exploramos um bairro que provavelmente nunca esperariam encontrar em Atenas.
Galgamos diversos miradouros para guardar registos fotográficos da Acrópole, dominada pelo Partenon sob a melhor luz. Exploramos finalmente a Acrópole, prova de uma Grécia Antiga imponente, democrática, inspira-nos ainda hoje como uma das maravilhas sobreviventes do antigo mundo ocidental.
Terminamos o dia em Monastiraki a dedicamo-nos ao que de melhor Atenas tem para dar – a sua gastronomia!
O dia seguinte é inteiramente livre até à hora de partida do voo. O nosso hotel é bastante central e podemos tirar partido das restantes horas com umas compras de última hora no mercado próximo ou alguma caminhada pelas ruas destes bairros residenciais, observando o dia-a-dia dos gregos nesta capital que transborda História.
Portugal > Atenas
Atenas > Izmir
Izmir > Portugal
Fethiye
Ilha de St. Nicholas
Oludeniz
Vale das Borboletas
Kas
Simena
Kekova
Kalkan
Patara
Xanthos
Fotografia de rua
Retrato
Natureza
Paisagem
Fotografia de Comida
Fotografia de Arquitetura
Veleiro
Guesthouse
Hotel
Privado e público
Fácil
Min 8, Máx 14
Voo Portugal > Atenas
Dependendo da chegada do voo que pode acontecer a chegada ser bem cedo pela manhã ou à noite. Aproveitamos um primeiro passeio pela cidade e jantamos ao final de tarde, num sítio muito especial, com uma vista de milhões.
Noite – Hotel no centro de Atenas
Visita a Atenas – entre a Pólis antiga e a metrópole contemporânea
Acrópole, Plateia Syntagma, Jardins Nacionais, Estádio Panatenaico, Templo de Zeus Olímpico, Arco de Adriano, Agora Romano, Bairro de Monastiraki, Mercado Central
Noite - Hotel no centro de Atenas
Deslocação para Metéora (Kalambaka).
Almoço em taverna típica. Tarde destinada a caminhadas entre mosteiros com apoio de carrinha privada, em busca dos melhores spots fotográficos tendo em conta a altura do dia e a luz. Pôr-do-sol com vista para uma dos mosteiros.
Noite – Hotel Metéora
Caminhadas entre mosteiros com apoio de carrinha privada, em busca dos melhores spots fotográficos tendo em conta a altura do dia e a luz. Almoço em taverna típica e regresso a Atenas.
Chegada ao final da tarde a Atenas.
Pernoita em Hotel, muito próximo do aeroporto
Voamos para Izmir e seguimos, via transfere privado, para a belíssima baía de Fethiye. Onde seremos acolhidos pela nossa tripulação onde se encontra o nosso veleiro-casa para os próximos 7 dias. É neste porto que o Mar Egeu se cruza com o mar Mediterrâneo. Nas costas surgem os Montes Tauro, de onde os rios Eufrates e Tigre correm em direção à antiga Mesopotâmia.
Noite no veleiro na marina de Fethiye
Partida de veleiro rumo a Yesilkoy. Paramos nesta baía rodeada por olivais para o pequeno-almoço e os primeiros mergulhos. Continuamos rumo a Kas, uma pequena vila turca muito charmosa e com uma atmosfera boémia. Pernoitamos aqui.
Noite – Veleiro na baía de Kas
De manhã exploramos as vistas do topo do castelo de Simena. Conseguimos ter uma panorâmica sobre a cidade antiga e costa mediterrânea da Turquia. Em baixo, junto à baía próxima de um antigo teatro encontra-se um túmulo Lício cravado na rocha.
Noite - Veleiro junto a Ucagiz
Seguimos pela costa mediterrânea de veleiro até às ruínas de Kekova – a cidade submersa. Paramos para uns mergulhos junto à baía de Tersane. Da praia vemos uma igreja Bizantina e um antigo porto Romano.
Noite – Veleiro junto à baía de Gokkaya
Depois do pequeno-almoço velejamos até à baia de Bayindir Limani. O restante dia é passado a explorar Kalkan, uma pituresca vila costeira de onde podemos explorar a pé pela sua calçada o belíssimo centro histórico, relaxar na praia de Patara ou descobrir as ruínas de Xanthos e Letoon.
Noite – Veleiro na baía de Kalkan
Começamos cedo rumo ao vale das borboletas onde tomamos o pequeno-almoço e paramos para uns mergulhos. Seguimos até à baía de Oludeniz – um dos sítios mais bonitos de toda esta costa. Se as condições estiverem favoráveis – opcionalmente - podemos subir aos 2000 metros de jipe para descer de parapente até à praia. São 45 minutos de pura adrenalina (ou não, depende de vocês! É só pedirem ao piloto como preferem), num dos melhores sítios do mundo para fazer parapente, com vistas incríveis.
Noite – Veleiro numa baía próxima de Oludeniz
Seguimos ao ponto de partida, o porto de Fethiye. É aqui que nos despedimos da tripulação e do nosso veleiro-casa turco. Seguimos num transfere privado para Izmir de forma a apanhar o voo direto rumo a Portugal.
Dos aeroportos/estações > hotéis > aeroportos/estações, quando realizado em conjunto com líder.
Veleiro durante 8 dias
Comboio ou carrinha privada Atenas - Metéora - Atenas
Não está incluído qualquer tipo de voo.
Deslocamo-nos da forma mais barata dentro das cidades, a pé.
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.
Todos os percursos realizados com líder durante a viagem.
Circuito em veleiro pelas ilhas turcas.
2 tours com guia local em Metéora.
Entrada Acrópole.
Entrada em Mosteiros em Meteora.
Gorjeta à tripulação do veleiro.
Entradas em monumentos e museus.
Poderá gastar entre 60€ e 80€ aproximadamente.
Opcionalmente poderá fazer parapente em Oludeniz (cerca de 140€)
Todas as noites referidas no programa em quarto duplo.
Quarto individual – pedir cotação ao Fotoadrenalina.
Todos os pequenos-almoços
5 almoços
6 jantares
5 almoços
4 Jantares
Poderá gastar 10€ a 20€ aproximadamente por refeição
São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar para quem tiver esse gosto.
Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.
Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.
Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.
No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem. Nós enviamos um mail com os dados de pagamento dos 20% do PVP. Só após esse pagamento é que fica a reserva confirmada.
Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina através dos nossos parceiros. Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo (os check-in são sempre realizados pelo passageiro). Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só podem ser tratados no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.
Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.
Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).
Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 20% do valor total da viagem (excluindo os voos). Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 30% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 50% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.
Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem para situações graves que te impeçam de ir na viagem (ver quais as condições).
Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é enviada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.
Podes desistir até à compra do voos e será devolvida o total da reserva de 20%. Quando a viagem está confirmada vamos accionar os voos. Após os voos pagos vamos pedir mais 30%. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 30% já pagos ao Fotoadrenalina, devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 50% da viagem só são pagos 1 mês e meio antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.
Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).
É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009 (de 2ªf a 6ªf das 9h às 19h).
Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.
Não perca nenhuma viagem! Registe-se e receba as nossas newsletters por email!
PARCEIRO OFICIAL
Trajecto Imediato – agência de viagem, Lda | NIF 517 210 380
Rua Real de Baixo 285 RC DT 4450-235 Matosinhos
Tel. +351 916 222 009 (das 9h às 19h, segunda a sexta)
(chamada para a rede móvel nacional)
RNAVT – Turismo de Portugal nº 10610