Guatemala | 2023

um mergulho na cultura maia

feriado

Spots Fotográficos

Os impressionantes vulcões | os fabulosos Lagos | e a cultura das povoações

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

Chegada à cidade de Guatemala para ter o primeiro contato com a a cidade e a cultura.
O dia seguinte começa com a viagem da capital até Chichicastenango, uma cidade no meio de imponentes montanhas que acolhe um dos maiores mercados da América Central e que nós vamos ter a oportunidade de explorar. Os habitantes de ‘Chichi’, como lhe chamam, dão-nos uma amostra viva de que a cultura Maia ainda permanece, brindando-nos com ruas e roupas coloridas, sendo um dos lugares mais pitorescos da Guatemala. Acredita-se que aqui foi encontrado um dos Livros Sagrados Maias mais importantes para o conhecimento desta cultura, o Popol Vuh. De Chichi seguimos para o incrível Lago Atitlan, onde vamos pernoitar.

Continuamos a nossa viagem pela Guatemala a explorar as povoações do lago, sendo o transporte entre povoações feito por barco. Estas viagens de barco têm a particularidade de nos deixar desfrutar das vistas incríveis sobre os 3 vulcões que circundam o lado: San Pedro, Atitlan e Toliman. Iremos visitar Santiago de Atitlan, capital da cultura Tzutujil Maia, onde os locais mantêm as tradições Maias. Aqui vamos ter oportunidade de experienciar a genuinidade da cultura indígena guatemalteca. Depois deste profundo mergulho cultural voltamos para o hotel onde vamos poder relaxar e apreciar o mágico pôr-do-sol e até um mergulho no lago.

Está na altura de rumar à Antígua, a antiga capital da Guatemala, conhecida pela sua arquitetura colonial. Antígua é uma cidade cheia de charme que se destaca pelas suas ruínas, ruas coloridas, fachadas coloniais, igrejas, mercados. É uma cidade com um ambiente acolhedor: onde se misturam hotéis de luxo, lojas de artesanato, mercados locais e com uma gastronomia bastante rica. Por tudo o que nos oferece esta cidade ficamos um dia sem atividades marcadas para cada um poder desfrutar da cidade como melhor entender. A caminhada até ao Cerro de la Cruz oferece-nos uma impressionante vista sobre a cidade e o Vulcão de Água.

Antígua vai servir de ponto de partida para a ascensão ao Vulcão Acatenango, sito no Massivo Madre de Chia-pas. Vizinho do Vulcão de Fogo, um dos mais ativos da América Central, a ascensão ao Vulcão Acatenango oferece-nos dois dias de pura magia com vistas majestosas. O Vulcão Acatenango encontra-se a 3976 metros de altitude e a sua ascensão é feita num terreno íngreme e arenoso. Iremos pernoitar 1 hora antes do pico, que subiremos no dia seguinte para apreciar o nascer do sol com uma vista de 360º. Ao anoitecer, ao sabor de um bom chocolate quente, poderemos ver a atividade do Vulcão de Fogo que nos oferece um espetáculo de explosões de lava e luzes. A descida do vulcão é muito mais fácil e rápida e isso nos dará oportunidade de parar mais vezes para tirar fotos e mesmo apreciar a magnífica paisagem. Está na hora de regressar a Antígua e relaxar destes dois dias cansativos e cheios de emoções.

Segue-se um dia de aventura na estrada. São 8h de estradas sinuosas, mas com paisagens que fazem valer o esforço. Tudo para chegarmos a Semuc Champey, conhecido pelas suas piscinas naturais de água cristalina. O dia seguinte será passado no parque envolvido de uma selva densa onde vamos poder mergulhar nas águas verdes turquesas, descer o rio numa câmara de ar ou visitar as grutas numa experiência que nos recorda os filmes do Indiana Jones. Vale a pena subir ao miradouro, as vistas sobre as piscinas naturais são compensadoras.

Depois desta aventura paradisíaca está na hora de rumar ao norte e mergulhar na Civilização Maia. São algumas horas de autocarro que separam Semuc Champey de Flores, uma vila pitoresca no Lago Petén, que serve de ponto de partida para visitar duas antigas cidades Maia, Yaxcha e Tikal. Poderemos aproveitar este final do dia para dar um mergulho nas águas do Lago Petén, alugar um kayak ou passear apenas nas ruas. No dia seguinte, depois de aproveitarmos o dia no lago, faremos um Sunset Tour no Parque Arqueologico Yaxcha, ruínas Maias situadas no meio de uma selva com vista para um lago. O Templo 216 oferece-nos isso mesmo, uma vista incrível de 360º sobre o parque. Depois do sunset regressamos a Flores e descansamos porque no dia seguinte iremos visitar o Parque Nacional Tikal, Património da humanidade. Tikal é uma antiga cidade Maia, considerada uma das mais importantes. O Templo IV é o lugar perfeito para se apreciar o pôr do sol.

Está na hora de regressar à Cidade de Guatemala, de avião para aproveitar a cidade de Guatemala para ver os principais monumentos e ruas.

Vir à Guatemala e não passar uns dias em Belize seria um erro na programação da viagem. Para chagarmos lá é preciso apanhar um autocarro até à Cidade de Belize e daí um barco que nos leva a 3 dias de pura descontração em Caye Caulker e San Pedro, duas ilhas paradisíacas onde vamos poder relaxar da intensa viagem à Guatemala, nadar nas águas quentes das caraíbas, fazer Diving, Snorkeling. A ilha de San Pedro é conhecida como La Isla Bonita, a da canção da Madona.
Acabou a boa vida na Guatemala e está na hora do nosso regresso a Portugal.
Apanhamos um barco até à Cidade de Belize e daí faz-se o regresso a Portugal.

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Cidade de Guatemala
Cidade de Belize > Portugal

Destinos

Cidade de Guatemala
Santa Catarina Palopó
Lago Atitlan
Antigua
Vulcão Acatenango e Fogo
Vila Flores
Lago Petén
Yaxcha
Tikal

Fotografia

Paisagem
Cidade
Fotografia de rua

Alojamento

Hotel
Hostel
Tenda
casas familiares >br> em quarto duplo
[quarto individual
pedir cotação]

Transporte

Público

Esforço

Fácil | Médio nos trekkings

Nº Participantes

Min 6, Máx 12

Guatemala | 2023

Programa da viagem

Voo Portugal > Cidade de Guatemala
Noite em hostel na Cidade de Guatemala

O dia começa com a viagem da capital até ao Lago Atitlan. Diz-se que foi neste territorio que Saint Exupery foi buscar inspiração para a sua mais famosa obra literária, O Principezinho.
Chegamos visitar a colorida aldeia de Santa Catarina de Palopó, uma das principais comunidades dos indígenas Kaqchikel. Ruas coloridas, casas pintadas, trajes típicos, a atmosfera que se vive nesta aldeia é mágica. É um dos muitos lugares fotogénicos da Guatemala por isso não te esqueças de carregar a bateria da tua máquina. Vamos dar um mergulho nas águas cálidas do lago e ao final do dia regressamos a Panajachel, para um pôr-do-sol sobre os majestosos vulcões que circundam o lago.
Noite em hotel no Lago Atitlan (Panajachel).

Lago Atitlan
Este dia será passado a explorar as povoações do lago.
Vamos apanhar o barco e rumamos a San Juan Atitlan. Daí iremos apanhar um tuktuk até San Pedro onde iremos passar a manhã entre as ruas coloridas, o mercado e as lojas de artesanato. Depois do almoço iremos regressar a San Juan onde vamos ter a oportunidade de andar de kayak no lago, nadar, visitar a aldeia cuja forte identidade indígena a torna uma das mais bonitas do lago. Ao final do dia subiremos ao miradouro Kiaq'Aiswaan, com vista para os vulcões mais importantes do lago: Tolimán, Atitlán e San Pedro, para apreciar o pôr-do-sol.
Noite em hotel em San Juan de lá Laguna, no Lago Atitlan.

Lago Atitlan - Antigua
Viagem de barco de volta para Panajachel de onde apanharemos o Chiken Bus para Antigua.
Faremos a primeira abordagem a Antigua, a antiga capital da Guatemala, conhecida pela sua arquitetura colonial.
Noite em hotel em Antígua




Antigua
De manhã saímos para uma caminhada até ao Cerro de la Cruz, de onde temos uma vista fabulosa sobre a cidade de Antigua e o Vulcão Água.
O início da tarde pode ser aproveitado pelos participantes para visitar Antígua: passear pelas ruas coloridas, visitar o mercado, ir a cafés, lojas, fotografar o Arco de Santa Catalina, visitar a Catedral.
Iremos depois para Soledade, para casa dos guias locais que nos vão levar ao Vulcão Acatenango onde iremos jantar com eles e dormir na casa deles.
Noite em alojamento local em Soledade

Antígua - Vulcão Acatenango
Saímos de Antígua para Soledad, de onde começamos o trekking com guia para o Vulcão Acatenango. A subida até ao Campo Base dura 4h a 5 horas, onde vamos pernoitar em tendas (todo o material necessário é fornecido pela empresa que nos dará apoio). Do acampamento, se o céu estiver limpo, conseguimos avistar o Vulcão de Fogo e a sua lava.
Noite em tenda dupla no Vulcão Acatenango.

Vulcão Acatenango – Antigua
Após caminharmos 45 minutos até ao pico do Vulcão de onde se tem uma vista incrível de 360º, assistiremos ao nascer do sol. Em dias de céu limpo podemos avistar todos os outros vulcões à volta e até o oceano pacifico.
Após a descida, o resto do dia é a descansar e desfrutar de Antígua.
Noite em hotel em Antígua.

Antígua - Semuc Champey (Lanquin)
Hoje será dia de estrada, faremos a viagem até Semuc Champey, seremos acompanhados por paisagens de cortar o fôlego.
Noite em hotel em Semuc Champey.

Semuc Champey
Dia passado no passado no parque envolvido de uma selva densa. Teremos as piscinas naturais de água cristalina, muitas atividades e a fazer atividades disponíveis: subir ao miradouro, visitar as caves ou fazer tubing (descer o rio numa câmara de ar).
Noite em hotel em Semuc Champey.

Lanquin ~Flores
Viagem de Lanquin até Flores, que é uma vila pitoresca no Lago Petén, é a porta de entrada para os territórios maia. Vamos aproveitar o final dia para descansar da viagem, dar um mergulho no lago, alugar um kayak, ou simplesmente passear nas ruas, opções não faltarão.
Noite em hotel em Flores.

Dia passado a aproveitar o lago, que será finalizado com um Sunset Tour no Parque Arqueológico Yaxcha, ruínas maias situadas no meio de uma selva com vista para um lago.
O Templo 216 oferece-nos isso mesmo, uma vista incrível sobre o parque. Depois do sunset regresso a Flores.
Noite em hostel em Flores.

Flores - Tikal – Flores
Visita ao Parque Nacional Tikal. Também aqui não deixaremos escapar o seu sunset.
Regresso a Flores.
Noite hostel em Flores.

Viagem de autocarro de Flores até à Cidade de Belize.
Barco da Cidade de Belize até Caye Caulker.
Noite em hostel em Caye Caulker ou San Pedro.

Caye Caulker - San Pedro - Caye Caulker
Serão dias de pura descontração em Caye Caulker e San Pedro, duas ilhas paradisíacas onde vamos poder relaxar da intensa viagem à Guatemala, nadar nas aguas quentes das caraíbas, fazer Diving, Snorkeling.
Noite em hostel em Caye Caulker.

Caye Caulker - San Pedro - Caye Caulker
Continuamos no relax em Caye Caulker e San Pedro e sempre entre passeios e mergulhos nestas duas ilhas.
Noite em hostel em Caye Caulker.

Caye Caulker - San Pedro - Caye Caulker
Este será o último dia para aproveitarmos a tranquilidade destas duas ilhas e para fotografarmos as praias, a vida marítima, as pessoas e a natureza.
Noite em hostel em Caye Caulker.

Caye Caulker - Cidade de Belize
Viagem de barco até à Cidade de Belize
Voo da cidade de Belize para Portugal
Noite – avião

Chegada a Portugal.

LIDER DA VIAGEM

Tânia Muxima
O acompanhamento pelo fotógrafo/viajante que idealizou a experiência fotográfica para o grupo, organizou toda a logística em conjunto com o Fotoadrenalina e parceiros, mas sobretudo vai estar contigo todos os dias para te levar aos lugares mais incríveis deste destino.

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Dos aeroportos > hotéis > aeroportos, quando realizado em conjunto com líder.
Transportes entre pontos de dormida.

NÃO INCLUÍDO:

Transportes para visitas (barcos e BUS)
Deslocamo-nos da forma mais barata dentro das cidades, a pé.
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.
Poderá gastar entre 20€ a 50€ aproximadamente.

Atividades

INCLUÍDO:

Trekking no Vulcão Acatenango com guia e o equipamento necessário para a dormida.
Todos os percursos realizados com líder nas cidades e natureza.

NÃO INCLUÍDO:

As atividades como snorkeling .
Entradas em monumentos e museus. >br>
Entradas nos parques naturais.
Poderá gastar entre 80€ a 150€ aproximadamente.

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todos os dias do programa.

NÃO INCLUÍDO:

Não aplicável.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos almoços.
1 almoço (dia de subida ao vulcão)
1 jantar (dia de subida ao vulcão)

NÃO INCLUÍDO:

Os restantes almoços e jantares.
Poderá gastar entre 5€ a 10€ aproximadamente, por refeição.

Guatemala | 2023

Sobre o destino:

Moeda

Quetzal guatemalteco

MeteoROLOGIA

Entre 20º e 32º, no vulcão pode descer aos 0º

PASSAPORTE

Obrigatório, com validade superior a 6 meses, a partir do último dia de viagem.

Visto

Não é necessário visto para os cidadãos Portugueses.
Os cidadãos que não tenham nacionalidade Portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Fuso HORÁRIO

– 7 horas que Portugal Continental.

Saúde

É aconselhada uma consulta de viajante, que deverá agendar com antecedência para que seja efetuada 6 a 4 semanas antes da partida.
Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).
Informações sobre Covid-19 serão dadas mais perto da viagem.

Segurança

É um país seguro no geral embora mais problemático na capital. Aconselha-se os cuidados normais de segurança, sobretudo com o material fotográfico, documentação e dinheiro. Aconselha-se ainda a apanhas táxis oficiais e a não caminhar sozinho durante a noite.

TelecomUNICAÇÕES

Guatemala +502
Para Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.

Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. É uma viagem com oportunidades fotográficas, onde podes também aprender, praticar e partilhar dúvidas, mas não é um workshop em viagem.

Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

No item da reserva, colocas o teu nome, mail e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.

Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agência de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, não tens de te preocupar, a agência de viagens trata de tudo. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens sempre o apoio e a segurança deles na gestão do voo.

Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).

Cada país e cada viagem têm condições diferentes de entrada, mas é enviada informação para cada viagem aos participantes após a inscrição. Há seguro de cancelamento de viagem e durante a viagem com condições específicas para o covid-19.

Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar 916222009.

Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

RESERVA DE VIAGEM

Guatemala | 2023

Valor para reservar: (10% do valor total) 186,50€
Valor total: valor da experiência: 1.865,00€
×