Irão | 2026

Na rota da antiga Pérsia

Spots Fotográficos

CONTRASTES EM TEERÃO | ARQUITECTURA ISLÂMICA | CASAS SENHORIAIS DE KASHAN | JARDINS PERSAS | ESFAHAN E O BAZAR MEDIEVAL | ALDEIA TROGLODITA | PERSÉPOLIS | SHIRAZ

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

Depois de aterrarmos em Teerão somos hospedados num Boutique Hotel por uma família iraniana que recuperou um edifício com cerca de 200 anos que é monumento nacional no centro histórico da capital. Exploramos à porta do nosso alojamento o maior mercado do país, um espaço fascinante, com trocas comerciais há mais de mil anos. Partimos à descoberta dos seus 10km cobertos de lojas e comerciantes, da sua energia vibrante e do regatear habitual. Almoçamos num dos locais mais típicos do sul de Teerão. Na parte da tarde, deslocamo-nos para o norte da cidade, perto da antiga embaixada dos EUA e dos seus famosos murais anti-USA. Visitamos um parque surpreendente e fotogénico no norte de Teerão – concebido por uma jovem arquitecta iraniana que ganhou inúmeros prémios mundiais – numa zona chique e abastada da cidade, autêntico contraste com a zona sul e com uma vista incrível para as montanhas de Alborz. Jantamos num restaurante muito especial.

Na manhã seguinte, visitamos o palácio Golestan, no coração do Teerão antigo, epicentro dos excessos e glórias, testemunha da opulência do reino dos qajars. Almoço num dos mais antigos e surpreendentes cafés de Teerão, ponto de encontro de intelectuais, jornalistas e artistas até à revolução. Um dos sítios ideais para desfrutar de um ótimo khoresht-e caseiro. Na parte da tarde vamos entrar no impressionante Museu das Jóias, incrível coleção dos tempos safávida, na altura em que os Xás percorriam a Europa, a Índia e as Terras do Império Otomano em busca de tesouros de forma a decorar a capital, Esfahan.

Kashan
Uma verdadeira pérola persa, muitas vezes injustamente negligenciada pelos roteiros turísticos. Percorremos o centro histórico a caminho das mansões senhoriais do século XIX: a magnífica Tabatabei, a Borujerdi e o hammam e-sultan mir ahmad (autêntico banho público iraniano, com cerca de 500 anos e no seu topo, uma panorâmica incrível para os terraços das casas antigas, minaretes e badgirs (torres de vento). Pernoitamos numa das incríveis casas senhoriais restauradas até à perfeição.
Teremos também oportunidade de vivenciar e fotografar o magnífico bazar histórico, um dos mais fascinantes do Irão. O ponto alto será a chegada ao caravanserai que deliciam o apetite de qualquer um. Se houver disponibilidade de uma família persa, tiramos partido de uma experiência gastronómica e musical única em sua casa.

Esfahan
Visitamos o epítome dos jardins persas – Património Mundial da Unesco, o Bagh-e Fin e seguimos para Esfahan.

Esfahan é sem sombras de dúvidas o apogeu de uma viagem fotográfica ao Irão. É na praça Nasqh-e Jahan que nos apercebemos do significado da célebre frase “Esfahan é metade do mundo”. Teremos uma tarde descontraída a observar e caminhar em redor desta imponente praça. Sítio por excelência para nos dedicarmos a um ‘people watch’. Visitamos o palácio Kakh-e Ali Qapu de forma a ter uma panorâmica. À noite, jantamos num local bastante especial de um amigo do nosso líder. Após o jantar, pela noite, iremos absorver a atmosfera social e familiar da praça Nasqh-e Jahan, ponto de encontro de muitas famílias iranianas.

Esfahan
Exploramos pela manhã as mesquitas Masjed-e Shah, Masjed-e Sheikh Lotfollah, a perdição de qualquer fotógrafo – alguns dos edifícios mais imponentes de toda a arquitectura islâmica. Seguimos para Este e dedicamos o resto da manhã a explorar o bairro arménio Jolfa. Aqui, instalou-se uma comunidade cristã, o que origina um ambiente peculiar diferenciador da restante cidade. Visitamos a catedral Vank – uma das poucas oportunidades de visitar uma igreja cristã no Irão.
Durante a tarde passeamos entre as pontes junto ao rio Zayandeh, nomeadamente junto à ponte Khaju onde um evento muito especial ocorre todas as noites.
A noite convida a juntarmo-nos às centenas de famílias iranianas que se deslocam para a praça para um picnic! E se ainda restar algum espaço, espera-nos satisfazer a gulodice com uma sobremesa típica – Fereni Hafez, tentação adocicada de qualquer iraniano.

Esfahan e Yazd
Nesta manhã teremos a oportunidade de visitar alguns artesãos locais que se dedicam – tal como as várias gerações antes deles – a artes muito específicas icónicas de Esfahan. Teremos ainda oportunidade de visitar um espaço único e estranhamente muito pouco conhecido e que muito vai surpreender, onde podemos observar as várias etapas da elaboração dos famosos tapetes persas. Teremos ainda tempo para vaguear e absorver a atmosfera pelo labirinto que é o bazar fascinante de Esfahan. Depois de almoço num dos restaurantes mais afamados da cidade pelo seu charme, seguimos para Yazd.

Yazd
Antigo entreposto comercial de paragem na Rota da Seda, Yazd é o sítio perfeito para vaguearmos e deixarmo-nos levar pelas passagens e ruelas que compõem este centro histórico único de adobe e torres de vento (badgirs), pátios e casas senhoriais. Segundo a UNESCO, é uma das cidades mais antigas do mundo e seguramente outro ponto alto na nossa viagem. Partimos para o centro histórico. Aqui teremos a oportunidade de vivenciar uma sessão de Zurkhaneh, um misto entre desporto de força e uma experiência mística espiritual, onde temos permissão para fotografar. Impossível não parar numa das pastelarias mais antigas com doces típicos desta região. Iremos abastecer-nos para os próximos dias :)

Pernoitamos num dos vários khan-e sonnati – maravilhosas casas tradicionais – recuperadas para alojamento. De dia exploramos a cidade histórica, à noite sentamo-nos em takhts e deliciamo-nos nestes pátios jantando e bebendo chá tal como os iranianos o fazem há séculos.
No segundo dia, dedicamos algum tempo a desfrutar calmamente pelo antigo centro histórico entre ruelas e muros altos construídos com adobe. Partimos à descoberta da religião zoroastra. Visitamos o Templo do Fogo seguidamente das Torres de silêncio onde segundo rituais fúnebres os corpos se decompunham expostos ao ar. Aproveitamos o momento e o local no topo de um monte próximo da luz de pôr-do-sol, enquanto temos uma vista de 360 graus sobre Yazd.

Zein-o-din
A caminho de Meymand fazemos uma pausa para visitar este fabuloso Caravanserai (estalagem), que foi construído por ordem do Shah Abbas há cerca de
400 anos. Fica localizado a 2 dias de camelo de Yazd e pertencia a uma rede de
“estalagens” de forma a expandir as rotas comerciais. Existiam 999 em toda a
Pérsia e este é talvez o mais bem preservado atualmente. Foram adicionadas à lista de património mundial da Unesco e este é um dos exemplos mais bem preservados.

Meymand
A aldeia Troglodita de Meymand é um espaço com bastante vida continuamente habitado por milénios – as estimativas andam em redor dos 3000 anos – embora haja nas redondezas, petróglifos e pinturas rupestres que teremos oportunidade de ver, com cerca de 10.000 anos. Foi considerada Património Mundial pela Unesco, testemunho da autenticidade e riqueza do local.

Dois amigos do nosso líder mudaram de vida há cerca de 10 anos. Trocaram o conforto da capital Teerão por esta pequena aldeia, recuperaram as grutas trogloditas que pertenciam à família e transformaram-nas num projecto sustentável de grande simbiose com a população local. Durante 2 dias vamos explorar as redondezas com ambos, visitando várias comunidades locais, o seu modo de vida e a natureza circundante, que vai revelar inúmeras surpresas. A gastronomia local será outro highlight!

Meymand – Persepolis – Nasqh Rostam – Shiraz
Temos um longo dia pela frente. Despedimo-nos de Meymand rumo a Pasargadae, antiga cidade de Cyrus, primeiro rei Persa. Visitamos a tão desejada Persepolis, apogeu o trágico fim do antigo Império Aqueménida. A entrada monumental, os grandiosos portões, os relevos requintados não deixam grande dúvida sobre a importância deste espaço construído por Darius o Grande em 518 AC, hoje em dia património mundial da UNESCO.

Não menos impressionante e que visitamos posteriormente é Nasqh-e Rostam. No topo de um penhasco avistamos quatro túmulos trabalhados na rocha, de Darius I, II, Xerxes I e Anta Xerxes, bem como alguns frescos extraordinários, aludindo a cerimónias de realeza e vitórias de guerra. Com uma luz de final de tarde, ou gracejados por algumas nuvens podemos ter a oportunidade de obter neste espaço algumas das fotografias mais memoráveis da viagem.

Shiraz
Uma das cidades mais amadas pelos Iranianos é o nosso último destino da viagem. Exploramos pela manhã a mesquita Nasir Al-Molk, reconhecida pela sua elegância, os seus vitrais inesquecíveis e um belíssimo jogo de luz, sendo uma das mesquitas mais fotografadas do Irão. É de manhã que teremos a melhor luz de forma a conseguir tirar o melhor partido das suas cores.

Visitamos o jardim persa Naranjestan e iremos explorar a zona histórica da cidade, nomeadamente a citadela, os vários bazares que compõem o antigo distrito de comércio. O mais aclamado é o bazar de e-Vakil, que além da sua arquitetura fantástica é composto por inúmeras lojas de grande qualidade, incluindo souvenirs.

Passeamos pelos seguintes bazares, deixando-nos contagiar pelo ambiente, parando e visitando alguns caravanserais e casas de chá. Para quem quiser reservamos tempo para compras de souvenirs no bazar antes do regresso para Portugal.

Teremos ainda oportunidade de disfrutar da visita ao jardim de Hafez, célebre poeta de Shiraz. Testemunharemos um sítio de culto e de idolatria de peregrinos iranianos. Diz-se que qualquer iraniano sabe recitar de cor um poema de Hafez, podemos confirmá-lo! Teremos o nosso último jantar num dos espaços mais especiais do Irão.
Dependendo da hora do voo poderemos ou não ter alguma atividade neste dia. Durante a viagem consultamos em conjunto as várias possibilidades.

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Teerão
Shiraz > Portugal

Destinos

Teerão
Kashan
Esfahan
Yazd
Caravanserai de Zein-o-Din
Aldeia Troglodita de Meymand
Persepolis
Naqsh-e Rostam
Shiraz

Fotografia

Fotografia de rua
Retrato
Natureza
Paisagem
Fotografia de Comida
Fotografia de Arquitetura

Alojamento

Boutique Hotel
Guesthouse
Ecolodge

Transporte

Privado e público

Esforço

Baixo

Nº Participantes

Min 6, Máx 11

Irão | 2026

Programa da viagem

  • Dia 1

    Voo Portugal – Teerão
    Habitualmente os voos chegam na madrugada de D+1
    Noite em Boutique Hotel em Teerão.

  • Dia 2

    Passeio no centro histórico e no Bazar de Teerão. Pausa para espiar os murais propagandísticos ainda visíveis na antiga embaixada norte-americana. Passeio na parte norte de Teerão.
    Noite em Boutique hotel em Teerão.

  • Dia 3

    Visita ao palácio Golestan. Almoço num dos mais antigos cafés de Teerão. Visita ao museu das joias. Partida para Kashan.
    Noite em casa-senhorial em Kashan.

  • Dia 4

    Passeio pelo centro histórico, nomeadamente as casas senhoriais, o Hammam e o bazar histórico. Se houver disponibilidade de uma família persa, tiramos partido de uma experiência gastronómica e musical única em sua casa.
    Noite em casa-senhorial em Kashan.

  • Dia 5

    Visita ao epítome dos jardins persas – Património Mundial da Unesco, o Bagh-e Fin. Partimos para Esfahan, visitamos o palácio Kakh-e Ali Qapu e exploramos a cidade.
    Noite em hotel em Esfahan.

  • Dia 6

    Visitamos as mesquitas Masjed-e Shah e Masjed-e Lotfollah. Exploramos o bairro arménio Jolfa, visitamos a catedral Vank. Passeio entre pontes junto ao rio Zayandeh, paragem na ponte Khaju.
    Noite em hotel em Esfahan.

  • Dia 7

    Manhã livre para explorarmos calmamente o magnífico bazar, os seus artesãos e os edifícios históricos em cada esquina que o compõem. Deslocação para Yazd. Começamos a explorar o centro histórico desta cidade também ela património mundial da Unesco.
    Noite em hotel tradicional em Yazd.

  • Dia 8

    Exploramos o ao Centro histórico único de adobe e as torres de vento (badgirs), pátios e casas senhoriais. Visita ao Templo do Fogo e Torres de silêncio.
    Noite em hotel tradicional em Yazd.


  • Dia 9

    Visitamos o Caravanserai de Zein-o-Din. Exploramos Meymand durante a tarde.
    Noite em ecolodge em Meymand.

  • Dia 10

    Exploramos a zona norte montanhosa de Meymand e as planícies ao fim do dia.
    Noite em ecolodge em Meymand.

  • Dia 11

    Transporte da aldeia de Meymand com visita em Persepolis e Nasqh Rostam. Chegamos a Shiraz ao final do dia.
    Noite em guesthouse em Shiraz.

  • Dia 12

    Visitamos a Mesquita Nasir Al-Molk e o jardim persa Bagh Narajestan. Passeio pela zona histórica da cidade e o bazar de e-Vakil. Visita ao jardim-mausoléu de Hafez, célebre poeta de Shiraz, compras de souvenirs.
    Jantar de despedida.

  • Dia 13

    Voo de regresso ao destino.

LIDER DA VIAGEM

Pedro Padinha

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Dos aeroportos/estações > hotéis > aeroportos/estações, quando realizado em conjunto com líder.
Todos os transportes privados ou públicos entre cidades.

NÃO INCLUÍDO:

Apenas se pretender algum tipo de atividade não prevista no programa que necessite de transporte próprio.

Atividades

INCLUÍDO:

Todos os percursos realizados com o líder não existindo atividades extras não incluídas.

NÃO INCLUÍDO:

As entradas em monumentos não estão incluídas.

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todas as noites referidas no programa em quarto duplo ou twin, dependendo se viaja em casal ou sozinho.

NÃO INCLUÍDO:

Quarto individual – pedir cotação ao Fotoadrenalina.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos almoços.

NÃO INCLUÍDO:

Todos os almoços e jantares.
Poderá gastar entre 5€ a 7,50€ aproximadamente, por refeição.

Irão | 2026

Sobre o destino:

Moeda

Rial Iraniano

MeteoROLOGIA

Entre 15ºC e 30ºC.

PASSAPORTE

Obrigatório, com validade superior a 6 meses, a partir do último dia de viagem.
Os cidadãos que não tenham nacionalidade portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Visto

É obrigatório visto para os cidadãos portugueses. O processo atualmente é online. Os cidadãos que não tenham nacionalidade portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.
Visto à chegada no aeroporto – embora possível – altamente desaconselhado por existirem casos de rejeição.

Fuso HORÁRIO

+3,5 horas que Portugal Continental.

Saúde

Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).
É aconselhada uma consulta de viajante, que deverá agendar com antecedência para que seja efetuada 6 a 4 semanas antes da partida.

Segurança

É um país bastante seguro a nível interno, no entanto aconselha-se os cuidados normais de segurança, sobretudo com o material fotográfico, documentação e dinheiro. Tendo em conta o contexto social e político no Médio Oriente, estamos em constante contacto com parceiros, autoridades locais e embaixada. A viagem encontra-se perfeitamente operacional.

TelecomUNICAÇÕES

Irão +98
Para Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

  • As viagens Fotoadrenalina são para mim?

    São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar para quem tiver esse gosto.

  • Preciso de saber fotografia para viajar com o Fotoadrenalina?

    Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.

  • Esta viagem em particular, é para mim?

    Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

  • Quantas pessoas tem o grupo?

    Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

  • Como é feita a inscrição?

    No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem. Nós enviamos um mail com os dados de pagamento dos 20% do PVP. Só após esse pagamento é que fica a reserva confirmada.

  • Quem compra os voos?

    Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina através dos nossos parceiros. Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo (os check-in são sempre realizados pelo passageiro). Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só podem ser tratados no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.

  • Quando são comprados os voos?

    Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

  • Como são os alojamentos?

    Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

  • Quando pago a viagem?

    Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 20% do valor total da viagem (excluindo os voos). Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 30% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 50% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

  • Esta viagem têm seguro?

    Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem para situações graves que te impeçam de ir na viagem (ver quais as condições).

  • O Fotoadrenalina passa fatura?

    Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é enviada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.

  • Até quando posso desistir desta viagem?

    Podes desistir até à compra do voos e será devolvida o total da reserva de 20%. Quando a viagem está confirmada vamos accionar os voos. Após os voos pagos vamos pedir mais 30%. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 30% já pagos ao Fotoadrenalina, devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 50% da viagem só são pagos 1 mês e meio antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

  • O que acontece se a viagem for cancelada?

    Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

  • Se tiver dúvidas como posso contatar o Fotoadrenalina?

    É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009 (de 2ªf a 6ªf das 9h às 19h).

  • E se eu for um chato e quiser mesmo reclamar?

    Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

RESERVA DE VIAGEM

Irão | 2026

Valor para reservar: (20% do valor total) 297,00€
Valor total: valor da experiência: 1.395,00€
×