Iraque | 2025

O berço da civilização

Spots Fotográficos

Babilónia | Baghdad | Mesquita Iman Hussein | Uruk | Marshes | Hatra | Mosul | Erbil

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

A nossa chegada a este destino tão especial é feita pelo sul, por Bassorá. Esta zona do país destaca-se pelo calor, pelo delta da união dos rios Tigre e Eufrates e pela simpatia e humildade de um povo massacrado por lutas. Iremos percorrer uma parte deste delta, descobrindo e aprendendo como estas famílias vivem e os horrores que passaram. Faremos um almoço tradicional numa das casas típicas. Iremos até Nassiriyah para percorrer a cidade, como passagem até Ur. Será no dia seguinte que chegaremos à antiga cidade da Suméria, residência de Abraão, uma das maiores cidades da época. De seguida iremos para Uruk, outra cidade da antiga Suméria, onde a primeira palavra foi escrita. Este sítio arqueológico está bastante conservado e é possível percorrer certas partes com milhares de anos. De seguida vamos para Najaf para visitar o cemitério Wadi-El-Salam (onde os Shiitas desejam ser sepultados). Este cemitério cobre cerca de 6 km2 e fica perto do “mar de Najaf”, um lago no meio do deserto Iraquiano. Aqui perto fica também a Mesquita onde o Imã Ali está sepultado e a nossa vista a esta cidade só estará completa depois de visitarmos esta mesquita. Aqui seremos obrigados a vestir um chador, mas teremos oportunidade de o comprar no mercado adjacente à mesquita.
No dia seguinte faremos a curta viagem até Karbala, cidade onde está situado as duas mesquitas mais importantes para os muçulmanos, a mesquita do Iman Hussain e mesmo em frente a mesquita Al-Abbas. De seguida iremos para Babilónia. Com um guia privado para nos explicar tudo sobre este local, iremos aprender os pontos essenciais sobre uma das cidades mais irónicas do mundo antigo. Visitaremos o Palácio do Saddam Hussein, onde teremos acesso a áreas privadas não acessíveis ao comum turista. Ida para Baghdad.
Nos dois dias seguintes, exploraremos a capital do Iraque, como a Liberation Square, as ruas mais especiais, o Museu Nacional do Iraque, o Arco da Vitória, o Monumento dos Mártires, os bazares, mercados e cafés tradicionais.
No dia seguinte, partiremos para o Norte do Iraque, passando por Samarra, para ver o minarete o Virgin Palace, Al-Ashiq e Hatra. Chegaremos a Mossul para jantar e visitar um café tradicional. O dia seguinte será marcado por visitar as ruínas, com tempo para fotografar, vaguear e perdermo-nos nas ruelas. Visitaremos a mesquita inacabada do Saddam. Saíremos para Lalish para visitar o templo dos Yazidis, um povo marcado pela tortura e massacres ao longo do tempo. Viagem para Akra, uma cidade construída no século VII e que permanece habitada. Viagem para Erbil.
O último dia da nossa viagem será passado em Erbil, onde visitaremos a Citadel, o bazar, a praça principal, frequentada pelos locais que a usam para conviverem, beberem café e comer gelados. Visitaremos a mesquita e os bairros mais especiais e terminaremos a nossa viagem com uma visita a uma rua de cafés, onde participaremos num jogo muito apreciado pelos locais.

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Bassorá
Erbil > Portugal

Destinos

Bassorá
Marshes
Ur
Uruk
Najaf
Karbala
Babilónia
Baghdad
Samarra
Hatra
Mossul
Lalish
Akra
Erbil

Fotografia

Fotografia de rua
Natureza
Retrato
Cultura
Escombros de guerra

Alojamento

Hotel

Transporte

Privado

Esforço

Fácil

Nº Participantes

Min 6, Máx 12

Iraque | 2025

Programa da viagem

  • Dia 1

    PARTIDA DE PORTUGAL:
    Dia passado em viagem.

  • Dia 2

    CHEGADA BASSORÁ E CHIBAYESH:
    Chegada a Bassorá. Saída para Chibaesh, para visitar os Marshes de barco tradicional. Almoço tradicional nos Marshes e de seguida partida para Nassíria, com visita à cidade. Alojamento em hotel, em Nassíria.

  • Dia 3

    UR, URUK E NAJAF:
    Saída para Ur, com visita a estas ruínas de uma das mais antigas civilizações do mundo. Ida para Uruk, onde a palavra foi escrita pela primeira vez. Ida para Najaf para visitar o cemitério Wadi El Salam e o “mar” de Najaf. Visita a uma das mesquitas mais sagradas do mundo muçulmano, a Mesquita do Iman Ali, com tempo para comprar souvenires. De seguida, jantar e hotel. Alojamento em hotel, em Najaf.

  • Dia 4

    KARBALA, BABILÓNIA, TAQ KASRA E BAGHDAD:
    Viagem para Karbala com visita às duas das mesquitas mais importantes do mundo muçulmano. Tempo para vaguear pelo bazar. Ida para a Babilónia. Lá teremos guia privado para nos acompanhar e explicar tudo sobre este sítio. Teremos acesso a elementos originais e ainda visita exclusiva ao palácio do Saddam Hussein, para descobrir todos os recantos desta relíquia, já vandalizada pelos locais. Viagem para Tal Kasra para vermos um monumento persa, parcialmente destruído, em recuperação. Ida para Baghdad e visita à mesquita Yassin e visita ao bazar. Alojamento em Baghdad, em hotel, em Baghdad.

  • Dia 5

    BAGHDAD:
    Visita às principais atrações da cidade, como a “Liberation Square, as ruas mais moviemntadas, ao bazar, mercados, cafés tradicionais e a seguir ao jantar iremos a um pequeno bazar perto do rio, onde os locais festejam o fim de semana. Alojamento em hotel, em Baghdad.

  • Dia 6

    BAGHDAD:
    Visita às principais atrações da cidade, como a rotunda onde dantes estava a estátua do Saddam, o Hotel Palestina, alvo de um atentado contra jornalista ocidentais, que acabaram por falecer, o Museu Nacional do Iraque, o Arco da Vitória e o monumento dos Mártires. Alojamento em hotel, em Baghdad.

  • Dia 7

    SAMARRA, HATRA, MOSSUL:
    Viagem para Samarra para ver o minarete e o “virgin Palace”. Tempo para fotografar. Viagem para Al-Ashiq e de seguida para Hatra. Tempo para fotografar e experenciar Hatra. Viagem para Mossul para jantar e visitar um café tradicional para participarmos em jogos com os locais. Alojamento em hotel, em Mossul.

  • Dia 8

    LALISH, AKRA E ERBIL:
    Passeio pela cidade velha, onde termos tempo para fotografar a destruição causada pela guerra. Vaguearemos pelos destroços. Saída para Lalish, onde visitaremos o templo dos Yazidis, um povo que sofreu muito com as invasões e conquistas. Viagem até Akra, uma cidade construída no século 7º e permanece habitada, fazendo dela uma das cidades habitadas mais antigas do mundo. Viagem para Erbil, para jantar e dormir. Alojamento em hotel, em Erbil.

  • Dia 9

    ERBIL:
    Visita pela cidade antiga, a praça principal, com visita ao bazar para comprar os últimos souvenires, pois este será o nosso último dia no Iraque. Teremos tempo para visitar mercados , mesquitas e bairros. Para fechar a viagem iremos a um café para participar em jogos com os locais. Viagem para o aeroporto para voltar para Portugal.

  • Dia 10

    REGRESSO
    Dia passado em viagem. Chegada a Portugal.

LIDER DA VIAGEM

Filipa Frias

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Transporte em autocarro privado, incluindo seguro, gasolina e portagens.

NÃO INCLUÍDO:

Não está incluído qualquer tipo de voo.

Atividades

INCLUÍDO:

Passeio de barco nos marshes, entrada em Uruk e Ur, visita a 4 mesquitas, entrada na Babilónia e no Palácio do Saddam Hussein, entrada em Hatra, entrada no templo de Lalish e na Citadela de Erbil.

NÃO INCLUÍDO:

Todo o tipo de monumento que não esteja descrito como incluído.

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todos os dias do programa.

NÃO INCLUÍDO:

Não aplicável.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos almoços.

NÃO INCLUÍDO:

Todos os almoços e jantares. Poderá gastar cerca de 35€/dia.
Os restaurantes estarão pré definidos.

Iraque | 2025

Sobre o destino:

Moeda

Dinar Iraquiano

MeteoROLOGIA

Temperaturas médias entre 15ºC a 30ºC.

PASSAPORTE

Obrigatório, com validade superior a 6 meses, a partir do último dia de viagem.

Visto

É necessário visto de entrada no Iraque, mas será obtido à chegada ao aeroporto. Os cidadãos que não tenham nacionalidade Portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Fuso HORÁRIO

+2h que Portugal continental

Saúde

Não é necessária consulta de viajante.
Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).
Informações sobre Covid-19 serão dadas mais perto da viagem.

Segurança

É um país seguro, no entanto aconselha-se os cuidados normais de segurança, sobretudo com o material fotográfico, documentação e dinheiro.

TelecomUNICAÇÕES

Iraque +964
Para Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

  • As viagens Fotoadrenalina são para mim?

    São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.

  • Preciso de saber fotografia para viajar com o Fotoadrenalina?

    Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.

  • Esta viagem em particular, é para mim?

    Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

  • Quantas pessoas tem o grupo?

    Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

  • Como é feita a inscrição?

    No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.

  • Quem compra os voos?

    Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agências de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo. Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só mesmo tratando no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.

  • Quando são comprados os voos?

    Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

  • Como são os alojamentos?

    Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

  • Quando pago a viagem?

    Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 20% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 30% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 50% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

  • Esta viagem têm seguro?

    Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).

  • O Fotoadrenalina passa fatura?

    Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é passada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.

  • Até quando posso desistir desta viagem?

    Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

  • O que acontece se a viagem for cancelada?

    Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

  • Se tiver dúvidas como posso contatar o Fotoadrenalina?

    É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009.

  • E se eu for um chato e quiser mesmo reclamar?

    Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

RESERVA DE VIAGEM

Iraque | 2025

Valor para reservar: (20% do valor total) 367,00€
Valor total: valor da experiência: 1.835,00€
×