Vulcões ativos, geysers, fontes termais, praias, glaciares, fiordes, vikings, Guerra dos Tronos. Aventura, cultura, tradições e lendas. Sem esquecer, claro, as Luzes do Norte (Aurora Boreal).
Que mais razões precisamos para aceitar o desafio de conhecer a Islândia? A ilha do fogo e do gelo é pequena, mas possui paisagens diversas e magníficas. Por onde quer que viajemos, o mais complicado será encontrar superlativos suficientes para descrever o país.
O cenário muda a cada poucos quilómetros — de puros glaciares para campos e praias de lava negros, de vales verdejantes para planaltos lunares, de cascatas de água límpida e fresca para água escaldante que irrompe das profundezas da terra.
Vamos rumo ao Atlântico Norte, para nos encantarmos com as mais bonitas e poderosas cascatas da Europa, como Seljalandsfoss ou Gulfoss.
A aventura leva-nos a explorar os cenários da Guerra dos Tronos, a percorrer o Golden Circle e explorar o místico desfiladeiro de Fjaðrárgljúfur. Vamos ainda conhecer a fantástica Península de Snaefellsnes, e aquecer-nos em águas termais.
Ainda antes de dizermos adeus ao país, vamos vestir-nos a rigor para explorar as sublimes grutas de gelo do maior glaciar da Europa e, claro, pacientemente esperar por um dos mais belos espetáculos da natureza: a Aurora Boreal.
Portugal > Reykjavik
Reykjavik > Portugal
Reykjavik
Snaefellsnes
Thingvellir
Fjaðrárgljúfur
Vík
Bogarnes
Paisagem
Natureza
Astrofotografia
Hotel
Guesthouse
Privado
Médio
Min 6, Máx 12
Voo cidade de origem - Reykjavik
Chegada a Reykjavik. Consoante o horário do voo, dará para um passeio pela cidade ou uma ida à Blue Lagoon.
Hotel em Reykjavik.
Snæfellsnes - Kirkjufell
Diz-se que em dias claros é possível avistar a Península de Snæfellsnes a partir de Reykjavík. No entanto, a beleza é tal que o melhor é irmos até lá.
Snæfellsnes é uma península que se estende desde o oeste da Islândia e é apelidada de "Islândia em miniatura" devido à riqueza e diversidade de recursos naturais aí presentes.
No coração do Parque Nacional Snæfellsjökull, está um vulcão subglacial que se eleva sobre a paisagem. Aí vamos também encontrar campos de lava, vilas históricas, lendas e a montanha mais popular do país (Kirkjufell) — que surge na série da Guerra dos Tronos. Temos ainda estranhas formações rochosas como Gerðuberg e, claro, cascatas como Hraunfossar.
Se o tempo ajudar, é também nesta zona da Islândia que vamos ter uma grande possibilidade de avistar as Luzes do Norte.
Hotel em Snæfellsnes.
Golden Circle - Strokkur - Skógafoss
Três das paisagens naturais mais inspiradoras da Islândia estão neste circuito chamado de Golden Circle.
Vamos percorrer o Parque Nacional Thingvellir (UNESCO), espreitar o desfiladeiro onde as placas tectónicas da Eurásia e da América do Norte se tocam e admirar cascatas. Também aí encontramos aquele que é considerado o parlamento mais antigo do mundo (Alþingi).
Prosseguimos para a maravilhosa cascata de Gullfoss — que transporta água a mais de 30 metros de altura. Antes de lá chegarmos, porém, vamos aguardar pacientemente 5 ou 10 minutos até vermos o geyser Strokkur jorrar água quente a vários metros de altura.
Hotel na zona sul da Islândia
Sólheimajökull - Dyrhólaey - Black Sand Beach
Hoje há mais cascatas para ver como a cascata de Skógafoss, junto do Museu Skógasafn.
A poucos quilómetros de distância vamos começar a avistar um dos glaciares mais fantásticos da Islândia: Sólheimajökull.
Na zona de Vík, pisamos as areias escuras de Reynisfjara, a famosa Black Sand Beach. Depois do jantar vamos tentar avistar as Luzes do Norte, já que estamos longe de poluição luminosa.
Hotel na zona de Kirkjubæjarklaustur
Skaftafell - Gruta do Gelo - Jokulsárlón
Do negro ao mais puro branco, seguimos viagem para o Parque Nacional Skaftafell, onde encontraremos o maior glaciar europeu.
Hoje podemos começar o dia com a grande aventura de caminhar sobre o glaciar e explorar as grutas de gelo (actividade opcional).
Ainda em êxtase com a aventura gelada, vamos descobrir outras das maravilhas naturais da Islândia: as lagoas de Jokulsárlón e Fjallsárlón.
Hotel na zona de Kirkjubæjarklaustur
Fjaðrárgljúfur - Seljalandsfoss - Reykjavik
Saímos após o pequeno-almoço, em direção a Reykjavik. No entanto, o dia vai ficar marcado por dois locais soberbos: o desfiladeiro de Fjaðrárgljúfur e a bela cascata de Seljalandsfoss.
Fjaðrárgljúfur é um local de sonho para fotógrafos e caminhantes. Não vamos conseguir resistir. Em Seljalandsfoss, se o tempo permitir, vamos caminhar por detrás da cortina de água e ver a queda d’água de uma perspetiva única.
Ao final do dia, regressamos a Reykjavik para os últimos momentos na Islândia. Despedimo-nos em clima de confraternização com o habitual jantar de grupo.
Hotel em Reykjavik
Reykjavik - voo para Portugal
Consoante o horário do voo, poderá haver tempo para um passeio pela cidade ou mergulhar em águas termais (a Blue Lagoon fica a caminho do aeroporto).
Todos os transportes entre os pontos a visitar (excepto actividades opcionais).
Não está incluído qualquer tipo de voo.
Deslocamo-nos da forma mais barata e ecológica dentro das cidades, a pé. Existe opção de usar outro transporte, por conta de cada viajante.
Passeios a pé pelas cidades com o líder desta viagem
Caminhada até ao glaciar
Caminhada até à lagoa de Fjallsárlón
Caminhada no desfiladeiro de Fjaðrárgljúfur
Todas as actividades e entradas não mencionadas como incluídas
Blue Lagoon
Caminhada no glaciar e visita a gruta de gelo
Todas as noites referidas no programa em quarto duplo, twin ou triplo.
Quarto individual – pedir cotação ao Fotoadrenalina.
6 pequenos-almoços
Todas as refeições não referidas como incluídas.
São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.
Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.
Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.
Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.
No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.
Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agências de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo. Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só mesmo tratando no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.
Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.
Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).
Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.
Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).
Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é passada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.
Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.
Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).
É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009.
Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.
Não perca nenhuma viagem! Registe-se e receba as nossas newsletters por email!
PARCEIRO OFICIAL
Trajecto Imediato – agência de viagem, Lda | NIF 517 210 380
Rua Real de Baixo 285 RC DT 4450-235 Matosinhos
Tel. +351 916 222 009 (das 9h às 19h, segunda a sexta)
(chamada para a rede móvel nacional)
RNAVT – Turismo de Portugal nº 10610