Islândia | 2023

Road trip no país mais incrível do mundo

Spots Fotográficos

As cascatas mais impressionantes | As paisagens vulcânicas e o vulcão ativo Fagradalsfjall | A vida marinha e das aves | Os icebergues do maior glaciar da europa

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

Ao chegar vamos para o Hotel em Reykjavik, mas a nossa viagem começa pela zona considerada o Golden Circle, e sem dúvida que faz jus ao nome, visto que temos 3 importantes cenários para ver e fotografar.
O Parque Nacional de Thingvellir foi onde se declarou a independência da Islândia em 1944. Mas a importância vem de ser um local onde se podem observar as fraturas que atravessam a região, nomeadamente a junção entre a placa Americana e a Euroasiática, formando um canhão de consideráveis proporções.
Daqui seguimos em direção ao Géiser, que entra em erupção a cada 4 a oito minutos e ao “explodir” atinge cerca de 20 metros de altura, mas podemos ser surpreendidos por uma “explosão” de mais de 15 metros.
Passamos a outro cenário fotográfico, também com água, mas completamente diferente – a Gullfoss. A violência da água a correr pelo imenso caudal torna esta catarata num potencial fotográfico. Temos vários pontos de vista que nos dão resultados fotográficos diferentes.
Com cerca de 70m de largura e 32m de altura, a água que vem do glaciar Langjokull torna esta cascata numa das mais bonitas da Islândia.
Ao final do dia passamos por Reykjavik.

Cascata de Seljalandsfoss e Skógafoss
Praias de areia preta
Dakota Wreck, avião caído na praia
Deixamos a capital e partimos em direção a Vik.
A primeira paragem é para a cascata de Seljalandsfoss. É uma das mais conhecidas, porque podemos passar literalmente por detrás da própria cascata com os seus 65 metros de altura e é incrivelmente bonita.
Ao percorrer mais uns quilómetros, vamos encontrar mais uma famosa cascata, e das mais fotografadas, a Skogafoss. São cerca de 65 metros de altura e consegue-se chegar muito próximo dela para assim nos apercebemos da verdadeira dimensão. Há uma escadaria que sobe até ao topo da cascata, embora a vista seja deslumbrante, o ponto de vista da cascata não é tão impressionante como de baixo.
O acidente do avião no sul da Islândia em 1973 de um modelo Douglas Dakota e pilotado por James Wicke, tornou-se famoso pelos inúmeros vídeo clips publicitários e de música, onde aparece a carcaça deste avião. São cerca de 4 km a pé até poderemos fotografar este ícone da Islândia, mas vale a pena.
De seguida, voltamos à estrada e vamos à procura das praias de areia preta e a famosa praia Dyrholaey. A beleza não é só pela areia preta, mas pelas formações rochosas altamente fotogénica.
Acabamos o dia em Vik, uma pequena e pacata vila.

O maior glaciar da Europa – Vatnajokull
Fazemo-nos à estrada para estar em volta do maior Glaciar da Europa. Até chegar ao glaciar que o vamos avistando ao longo da estrada, as paisagens mudam significativamente, o que nos faz fazer várias paragens, todas elas compensadoras pelas magnificas fotos que podemos captar. A vida animal, marinha e as aves vão também ser nossos temas fotográficos.
Toda a paisagem envolvente é fotogénica com sol ou com nuvens, por isso espera-se grandes enquadramentos e composições neste dia no maior Glaciar da Europa.
Este glaciar cobre 8% do país, e a espessura de gelo pode atingir 1000 metros. Vatnajokull tem vindo a diminuir de tamanho, possivelmente pelas alterações climáticas.
A beleza do Parque Nacional de Vatnajökull não passou despercebida no cinema ou na televisão. Muitas cenas famosas foram filmadas aqui, começando com James Bond: A View to Kill em 1985. Outros filmes notáveis com cenas aqui incluem Batman Begins, Lara Croft: Tomb Raider e James Bond: Die Another Day. O mais famoso, no entanto, dos muitos lugares em Vatnajökull foram usados no Game of Thrones da série HBO.
Mas a expedição em lancha rápida vai ser a parte da grande aventura deste dia. Vamos poder ver o glaciar de perto e as centenas de icebergues existentes no lago mais famoso, o Jokulsarlon.

Road nº1 até Akureyri
Puffins
De volta à estrada, seguimos pela estrada nº1 onde passamos por inúmeras vilas, planícies, montanhas, vales, vida animal e aves.
A fotografia de estrada é interessante porque podemos ver mais rapidamente as mudanças de paisagem e da luz.
Faremos as paragens necessárias para fazer “aquela” fotografia especial e mais cuidada. Assumir no enquadramento o interior do carro, permite acentuar o conceito de fotografia de viagem.
Iremos fazer uma paragem para um dos momentos mais “fofos” desta viagem. Os puffins, também conhecidos pelo nome de papagaios do mar, são uma espécie protegida na Islândia. Será o momento para fazer aquela foto tão desejada destes pássaros. São milhares nesta reserva que vamos ver, será difícil falhar a foto.

A maior cascata da Europa Dettifoss
Paisagens vulcânicas de Krafla
Godafoss
Uma paisagem imponente, de 40m de altura e 100m de largura dentro de um canyon, o que a torna a maior cascata da Europa, é a Dettifoss. O impressionante caudal de água vindo do glaciar Vatnajökull faz com que esta cascata seja uma das mais importantes da Islândia. Uma pequena caminhada leva-nos mesmo à parte mais próxima da queda de água. Será impressionante ver o poder da água tão próximo.
Mas a mais fotogénica cascata da Islândia fica para o fim, a Godafoss, a cascata dos Deuses. As suas várias quedas de água tornam-na uma das mais belas.
A paisagem vulcânica de Krafla, em tons amarelados são excelentes. Mas nestas paisagens não reina só o amarelo do enxofre, mas também os tons negros da lava, onde iremos caminhar literalmente sobre lava sólida, sempre acompanhados com várias crateras que nos mostram a origem daquelas paisagens.

As baleias
Myvatn
A experiência fotográfica com as Baleias no mar e num barco, é dos spots fotográficos mais aguardados. Nesta altura do ano há praticamente 97,7% de garantia de serem avistadas (dados oficiais), desde a Blue Whale de cerca de 30m e 190 t., à Humpback Whale, com cerca de metade do tamanho, mas com 35 t.
Serão 3 horas de verdadeira “caça” fotográfica às baleias.
Se as baleias nos trazem a adrenalina, o lago Myvatn traz-nos a serenidade. Repleto de vida animal, sobretudo aves, é constituído por várias pseudo-crateras que tornam a paisagem harmoniosamente bucólica.

Blue Lagoon em Myvatn
A paisagem negra das pedras vulcânicas, cria um cenário deslumbrante para a fotografia. Juntamos a isso lagos de água do mar, de um azul turquesa e sílica e temos as melhores fotografias.
Mas não finalizamos sem passarmos por um banho neste SPA de águas quentes e sílica, para relaxar e recordar todos os momentos desta viagem na Islândia

Road nº1
Kirkjufell
Parte do dia será para fazer estrada, mas cheio de recantos para fotografar.
Vamos percorrer parte do Norte e Oeste da Islândia, com outro tipo de paisagens e cenários fotográficos. Chegaremos ainda a tempo de fazer um final de tarde na montanha mais conhecida da Islândia, Kirkjufell, que muitos dizem ter servido de inspiração para a construção da igreja de Reykjavik, mas que a série Guerra dos Tronos a veio tornar ainda mais desejável de ser fotografada.

Vulcão Fagradalsfjall
Iremos fazer um trekking até ao vulcão Fagradalsfjall que teve a sua primeira erupção em Março de 2021, sendo uma oportunidade única de poder ver este fenómeno de perto, com as paisagens envolventes.

Cidade de Reykjavik
Terminamos esta viagem na capital, Reykjavik, a típica cidade nórdica, mas muito fotogénica com as suas casas coloridas, mas também com a sua arquitetura moderna como a Harpa, a casa da música da Islândia.
A alguns kms de Reykjavik fica uma das melhores paisagens da Islândia.

Voo de regresso a Portugal.

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Reykjavik
Reykjavik > Portugal

Destinos

Cidade de Reykjavik
Géiser
Cascata de Gullfoss
Placas Tectónicas
Cascata de Seljalandsfoss
Cascata Godafoss
Dakota Wreck, avião caído na praia
Praias de areia preta
Vulcão ativo Fagradalsfjall
O maior glaciar da Europa - Vatnajokull
A maior cascata da Europa Dettifoss
Paisagens vulcânicas de Krafla
As baleias
Puffins - papagaios do mar
Blue Lagoon - Um dos melhores spa's do mundo
Kirkjufell - montanha em formato de igreja

Fotografia

Natureza
Paisagem
Rua

Alojamento

Hotel
Guesthouse (com casa de banho partilhada)
- em quarto duplo
[quarto individual
pedir cotação]

Transporte

Veículo privado para o grupo

Esforço

Fácil

Nº Participantes

Min 6, Máx 12

Islândia | 2023

Programa da viagem

Voo Portugal > Reykjavik

Viagem até ao alojamento.

Noite em hotel em Reykjavik

Parque Nacional Pingvellir , Géiser e cascata Gullfoss.

Noite em hotel em Reykjavik

Estrada N1 até Vik, passando por várias paisagens, avião caído, várias cascatas e terminámos nas praias de areia preta.

Noite em hotel em Vik

Continuação da viagem pela N1 até ao glaciar Vatnajökull, paragem em várias paisagens diferentes e cursos de água. O primeiro contacto com os icebergues e o glaciar.

Noite em hotel em Hof

Dia passado nas paisagens que envolvem o maior glaciar da Europa.
Expedição em lancha pelo meio do lago dos icebergues. Paragem na praia de areia preta para ver os icebergues.

Noite em hotel em Hof

Voltamos à estrada N1 para o norte da ilha. Paramos na reserva para ver uma colónia de Puffins. Aproveitamos as várias paragens para fotografar algumas paisagens incríveis.

Noite em hotel em Akureyri

Hoje preenchemos o dia com as paisagens vulcânicas de Krafla, com subida às crateras e faremos percursos em volta do lago Myvatn.

Noite em hotel em Akureyri

Expedição de 3 horas em barco no fiorde da Islândia para ver as baleias. A seguir percorremos a costa mais a norte da Islândia que nos leva à maior cascata da Europa, a Dettifoss.

Noite em hotel em Akureyri

Voltamos à estrada N1, onde paramos nas várias paisagens na zona mais a Norte da Islândia. Chegaremos ao final do dia a uma das montanhas mais famosas da Islândia.

Noite em hotel em Grundarfjörður

Manhã dedicada a fotografar a montanha Kirkjufell.
Daqui vamos rumo a Reykjavik. Visita aos principais monumentos e ruas de Reykjavik.

Noite em hotel em Reykjavik

Dia passado junto ao vulcão Fagradalsfjall que teve a erupção em Março de 2021, um das melhores oportunidades de poder assistir a este fenómeno de perto e com paisagens envolventes extraordinárias para se fotografar.

Noite em hotel em Reykjavik

Voo de regresso a Portugal

LIDER DA VIAGEM

Daniel Camacho
O acompanhamento pelo fotógrafo/viajante que idealizou a experiência fotográfica para o grupo, organizou toda a logística em conjunto com o Fotoadrenalina e parceiros, mas sobretudo vai estar contigo todos os dias para te levar aos lugares mais incríveis deste destino.

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Dos aeroportos > hotéis > aeroportos, quando realizado em conjunto com líder.
Transporte privado para o grupo, com seguro, combustível e taxas, durante toda a expedição.

NÃO INCLUÍDO:

Deslocamo-nos da forma mais barata dentro da cidade, a pé.

Atividades

INCLUÍDO:

Todas as atividades de trekking que envolvem visitas às cascatas, subidas às crateras e percursos em natureza com o líder.

NÃO INCLUÍDO:

Entrada Blue Lagoon em MyVatna
Whale Watching
Expedição no Glaciar
Poderá gastar 250,00€, aproximadamente.

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todas as noites do programa.

NÃO INCLUÍDO:

Não aplicável.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos almoços.

NÃO INCLUÍDO:

Almoços e jantares
Poderá gastar entre 10 € a 35€ aproximadamente, por refeição.

Islândia | 2023

Sobre o destino:

Moeda

Coroa Islandesa

MeteoROLOGIA

Entre 7º e 18º, por vezes chuva.

PASSAPORTE

Não é obrigatório, pode viajar com o Cartão de Cidadão.

Visto

Não é necessário visto para os cidadãos Portugueses. Os cidadãos que não tenham nacionalidade Portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Fuso HORÁRIO

– 1 hora que Portugal Continental.

Saúde

Não é necessária consulta de viajante.
Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).
Informações sobre Codid-19 serão dadas mais perto da viagem.

Segurança

É um país seguro, no entanto aconselha-se os cuidados normais de segurança, sobretudo com o material fotográfico, documentação e dinheiro.

TelecomUNICAÇÕES

Islândia +354
Para Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.

Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. É uma viagem com oportunidades fotográficas, onde podes também aprender, praticar e partilhar dúvidas, mas não é um workshop em viagem.

Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

No item da reserva, colocas o teu nome, mail e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.

Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agência de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, não tens de te preocupar, a agência de viagens trata de tudo. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens sempre o apoio e a segurança deles na gestão do voo.

Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).

Cada país e cada viagem têm condições diferentes de entrada, mas é enviada informação para cada viagem aos participantes após a inscrição. Há seguro de cancelamento de viagem e durante a viagem com condições específicas para o covid-19.

Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar 916222009.

Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

RESERVA DE VIAGEM

Islândia | 2023

Valor para reservar: (10% do valor total) 216,50€
Valor total: valor da experiência: 2.165,00€
×