Começamos a nossa viagem em Quioto, cidade elegante, conhecida como guardiã da cultura japonesa, onde templos e ruelas medievais contrastam com uma parte mais moderna. Como as primeiras impressões são importantes vamos percorrer a zona de Gion e fotografar as suas vielas estreitas e empedradas, até ao magnífico templo de Kyomizu Dera.
A viagem fotográfica continua logo no dia seguinte em Himeji, com a visita à “garça branca”, como é conhecido o seu castelo. Este é um dos três mais importantes do Japão, uma maravilha da arquitetura defensiva protegida pela UNESCO. As grandes angulares vão ser aqui postas à prova, tal é o tamanho e a majestade dos edifícios desta fortaleza.
Hiroshima fica logo ali, e será a nossa base para visitar a pequena ilha de Miyajima. O seu parque e museu, construídos no exato lugar onde foi largada a primeira bomba atómica, são um must para os apreciadores de história e um lugar nostálgico para os fotógrafos, ao fim do dia.
De manhã bem cedo começa o nosso périplo pelas pequenas ilhas do Japão, com um ferry matinal que nos levará até Miyajima, onde subimos o monte Misen de teleférico, descendo depois pelos trilhos que percorrem a floresta até um dos mais conhecidos “postais” do Japão: o Otorii do templo Itsukushima. Os veados vão acompanhar a nossa visita, e a subida e descida das águas do Mar de Seto vai proporcionar imagens de rara beleza, durante o dia que passaremos na ilha.
No dia seguinte partimos para Shikoku, a mais espiritual ilha do Japão. Conhecida como a llha dos 88 Templos, é famosa pela peregrinação que qualquer bom budista japonês tenta fazer ao menos uma vez na vida, percorrendo-os um a um nas pisadas de Kukai, o místico criador do budismo Shingon. Vamos aproveitar a nossa estadia na mais pequena das quatro grandes ilhas japonesas para conhecer melhor esta parte espiritual do Japão, visitando a pé os 3 primeiros templos da peregrinação.
Mas primeiro paramos em Matsuyama, a maior cidade da ilha, onde fica outra das pérolas da viagem: um castelo no cimo da colina, um dos mais bonitos do país e com uma excelente vista sobre a cidade e o mar de Seto. Tal como as outras cidades que encontraremos na ilha, também esta tem um ambiente acolhedor, propício a fotografia de rua, nomeadamente em redor do Dogo, um dos onsen (banhos termais públicos) mais antigos do Japão, onde passam elétricos e mesmo uma locomotiva a vapor…
No dia seguinte, espera-nos na costa oposta da ilha a cidade de Kochi, conhecida pelo seu tempo ameno. Também aqui há um castelo sobranceiro à cidade, mas o ponto forte será a fotografia de rua, sobretudo na zona comercial, junto ao mercado Hirome. Aproveitamos para visitar uma antiga casa de samurai e também para dar um salto à praia de Katsurahama, uma pequena e fotogénica baía que vale a pena conhecer – até porque o caminho até lá passa por um miradouro fantástico e pelo templo Chikurin, um dos mais belos da ilha.
O dia seguinte será passado em imersão na natureza: de comboio e em veículo privado vamos explorar o interior montanhoso de Shikoku, percorrendo os vales de Iya e de Oboke, onde gargantas estreitas com rios de água turquesa, florestas frondosas e antigas pontes de vime nos dão uma pequena amostra do coração selvagem da ilha. Se o tempo estiver de feição, podemos mesmo fazer um pequeno trajeto de barco nos rápidos do rio Oboke.
A nossa viagem continua em Tokushima, cidade geminada com Leiria: aninhada no sopé do monte Bizan, foi o local escolhido pelo escritor Wenceslau de Moraes para viver e morrer, deixando por aqui alguns sinais da sua presença…
Finalmente, vamos deitar pés ao caminho e daremos início à nossa peregrinação dos 88 Templos, ligando os 3 primeiros num caminho fácil e fotogénico, que nos levará por aldeias e campos de cultivo ao encontro do lado mais espiritual do Japão. Por companhia teremos certamente alguns O Henro (grandes peregrinos) com os seus coletes brancos e chapéus de palha. Não sairemos da cidade sem assistir e participar num show de awa odori, as danças tradicionais mais populares do Japão.
A última paragem em Shikoku será a moderna cidade de Takamatsu, porta de embarque para a ilha das artes de Naoshima, verdadeiro museu a céu aberto e espaço de acolhimento do festival de arte contemporânea Setouchi Triennale, que decorrerá em 2025. Aqui ainda nos esperam algumas pérolas: um dos três mais belos jardins do Japão, o Ritsurin, e o templo de Kotohira, que no alto dos seus 3.000 degraus combina admiravelmente budismo e xintoísmo.
O regresso a Quioto será feito de autocarro, e havendo tempo, ainda conheceremos mais um pouco mais desta fantástica cidade da ilha grande de Honshu.
Portugal > Osaka
Osaka > Portugal
Quioto
Castelo de Himeji
Hiroshima
Ilha de Miyajima
Matsuyama
Kochi
Tokushima
Vales de Oboke e Iya
Templos 1, 2 e 3 da Peregrinação de Shikoku
Takamatsu
Templo de Konpira San
Ilha das artes de Naoshima
Fotografia de rua
Retrato
Natureza
Paisagem
Macro
Fotografia de Comida
Fotografia de Arquitetura
Hotel
Ryokan (estalagem tradicional)
- em quarto duplo
[quarto individual
pedir cotação]
Público
Baixo a médio
Min 6, Máx 12
Partida
Chegada ao aeroporto de Kansai, transfer para Quioto. Passeio pela zona de Gion / Higashiyama.
Noite em hotel em Quioto.
Visita a um dos maiores e mais belos castelos históricos do Japão, o castelo de Himeji e também ao jardim de Kokoen.
Transfer para Hiroshima e visita ao Museu do Ground Zero do tristemente famoso bombardeamento atómico.
Noite em hotel em Hiroshima.
Transfer para a belíssima ilha de Miyajima. Caminhada pelos bosques, entre templos e veados. Visita ao templo palafita de Itsukushima. Possibilidade de subida do monte Misen de teleférico.
Noite em ryokan em Miyajima.
Transfer para Matsuyama de ferry ou comboio. Passeio pela cidade nos clássicos elétricos que servem de transportes urbanos, até ao antigo onsen (banho termal) de Dogo, um dos mais antigos do Japão.
Noite em hotel em Matsuyama.
Visita ao Castelo Matsuyama, com uma combinação de teleférico e percurso pedestre pela floresta que o rodeia.
Noite em hotel em Matsuyama.
Transfer para Kochi de autocarro. Descoberta da cidade a pé: passeio ao longo do rio, à lendária “ponte dos namorados” e visita de uma casa de samurai. Almoço / jantar no típico mercado Hirome e subida à colina do castelo.
Noite em hotel Kochi.
Percurso pelos arredores da cidade em transportes urbanos. Piquenique na bela praia de Katsurahama, passando pelo miradouro de Kochi e e pelo belíssimo Templo Chikurin.
Noite em hotel em Kochi.
Transfer para o Vale de Iya de comboio. Percurso em veículo privado pelos belíssimos vales de Oboke e Iya, com paragem na tradicional ponte de vime de Kasurabashi. Possibilidade de passeio de barco pela garganta de Oboke.
Noite em ryokan na zona de Oboke.
Transfer de comboio para Tokushima na base do monte Bizan e passeio pela parte mais tradicional da cidade. Também aqui podemos subir o monte a pé ou de teleférico, em busca das melhores vistas sobre a cidade.
Noite em hotel em Tokushima.
Peregrinação dos 88 Templos: hoje faremos simbolicamente os 3 primeiros, por um caminho fácil e fotogénico, que nos levará por aldeias e campos de cultivo. Terminamos o dia com um espetáculo de danças tradicionais Awa Odori, as mais populares do Japão.
Noite em hotel em Tokushima.
Transfer para Takamatsu de comboio. Visita a um dos mais belos jardins do país, o Ritsurin.
Noite em Takamatsu.
Terminamos a visita à ilha de Shikoku com uma visita ao Templo Templo Zentsu Ji, que assinala o local de nascimento de Kukai e a Kompira San, uma belíssima fusão de budismo e xintoísmo equilibrada no cimo de mais de 1000 degraus.
Noite em hotel em Takamatsu.
Visita à ilha das artes de Naoshima.
Noite em hotel em Takamatsu.
Transfer para Quioto de bus e despedida do Japão com uma visita ao Santuário de Fushimi Inari Taisha, conhecido pelos seus túneis feitos com milhares de toriis vermelhos.
Noite em hotel em Quioto ou no avião.
Chegada a Portugal.
Transferes de e para os aeroportos quando realizados em conjunto com a líder.
Transporte privado entre os vales de Iya e Oboke.
Todos os transportes entre lugares de pernoita.
Transportes específicos para visitar monumentos/locais de interesse.
Teleféricos em Miyajima, Tokushima ou Matsuyama (opcionais).
Deslocações nas cidades, em transporte público ou privado.
Aluguer de bicicleta na ilha de Naoshima (opcional).
Poderá gastar cerca de 100 €.
Visita às pontes de vime e cascata no vale de Iya, em transporte privado.
Percursos pedestres acompanhados pela líder, em Miyajima, Matsuyama e Oboke, assim como o percurso de bicicleta (opcional) em Naoshima.
Peregrinação de Shikoku (Templos 1, 2 e 3) acompanhada pela líder.
Visita a uma casa de samurai.
Entradas em museus, locais históricos ou espetáculos (opcional).
Entrada no jardim de Ritsurin, em Takamatsu.
Passeio de barco no vale de Oboke (opcional).
Quarto individual – pedir cotação ao Fotoadrenalina.
Não aplicável
Todos os pequenos almoços
Dois jantares
Todos os almoços
Todos os jantares excluindo dois
São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.
Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.
Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.
Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.
No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.
Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agências de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo. Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só mesmo tratando no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.
Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.
Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).
Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.
Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).
Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é passada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.
Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.
Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).
É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009.
Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.
Não perca nenhuma viagem! Registe-se e receba as nossas newsletters por email!
PARCEIRO OFICIAL
Trajecto Imediato – agência de viagem, Lda | NIF 517 210 380
Rua Real de Baixo 285 RC DT 4450-235 Matosinhos
Tel. +351 916 222 009 (das 9h às 19h, segunda a sexta)
(chamada para a rede móvel nacional)
RNAVT – Turismo de Portugal nº 10610