Madagáscar | 2025

A grande ilha vermelha

Feriados (10 e 19 de Junho)

Spots Fotográficos

Embondeiros | Pináculos | Vida Selvagem | Aldeias Piscatórias | Terraços de Arroz | Retratos Étnicos | Florestas Tropicais e Espinhosas

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

A nossa viagem começa na capital, Antananarivo, onde ficaremos alojados na primeira noite e de onde partiremos em direção a sul pela cénica RN7. À medida que formos percorrendo esta estrada irão surgindo diversos motivos para fotografar como sejam montanhas de terra vermelha, terraços de arroz, casas de traça típica e bancas de venda de artesanato, de fruta ou até de brinquedos de madeira.

Passaremos pela cidade de Antsirabe, conhecida pelo seu cariz colonial e pelos seus riquexós chamados de pousse-pousse, pararemos em Ambositra para observar a arte Zafimaniry e continuaremos pelas paisagens deslumbrantes da região de Betsileo até à localidade de Ranomafana.

No Parque Nacional de Ranomafana, classificado como património mundial da humanidade pela UNESCO, caminharemos por floresta tropical luxuriante e observaremos algumas das espécies de lémures aí existentes, como o Sifaka de Milne Edwards ou o raro Lémur Dourado do Bambu, bem como aves, répteis, anfíbios e insetos. Surgirão fantásticos momentos para fotografia de natureza diurna e noturna, dado que também faremos uma caminhada à noite em busca de camaleões, anfíbios e lémures noturnos.

Viajamos para Ambalavao, não deixando de parar na cidade de Fianarantsoa onde poderemos visitar o seu centro histórico, cuja arquitetura retrata diferentes fases da evangelização de Madagáscar, bem como o estúdio fotográfico de Pierrot Men, um fotógrafo malgaxe internacionalmente conhecido.

Já em Ambalavao, poderemos contemplar a estética dos edifícios, observar o fabrico de papel Antaimoro e de seda selvagem e visitar um mercado Zebu, gado característico de Madagáscar e de grande importância a nível sociocultural. Avistaremos, ainda, o Maciço de Andringitra formado por grandes montanhas de rochas graníticas rodeadas de terraços de arroz, preparados de forma tradicional pelos Betsileo.

Regressados à RN7 continuamos em direção à vila de Ranohira, fazendo uma paragem na Reserva Anja para observar lémures de cauda anelada, camaleões e diferentes aves, entrando assim na região do Grande Sul. Será um dia repleto de paisagens diversas que irão surgindo ao longo do Planalto de Horombe até à zona de Isalo, em território da etnia Bara.

No Parque Nacional de Isalo, formado por um maciço de arenito com geomorfologia típica e formas fantásticas esculpidas pela erosão, sendo a Janela de Isalo a mais conhecida, caminharemos pelo desfiladeiro de Namaza, pelas piscinas naturais e por outras zonas do parque, e constataremos a originalidade da vegetação endémica e da fauna específica deste local único de vistas panorâmicas deslumbrantes.

Ao viajarmos para sudoeste em direção a Toliary, atravessaremos vilas mineiras como Ilakaka, visitaremos o Parque Nacional de Zombitse-Vohibasia, onde veremos uma grande variedade de fauna e flora como Sifakas de Verreaux, um ou outro Lémur Desportivo de Hubbard ou embondeiros, e faremos uma breve paragem junto a túmulos da etnia Mahafaly. Com o aproximar à cidade de Toliary, a paisagem irá sofrendo alterações e o Canal de Moçambique começará a surgir no horizonte.

Pernoitaremos em Ambolimailaka, uma aldeia piscatória a norte de Ifaty, onde poderemos admirar a cor turquesa das águas do Canal de Moçambique e observar os pescadores Vezo, nas suas pirogas com velas coloridas, a irem para o mar.

Durante alguns dias iremos seguir ao longo da costa Oeste até à cidade de Morondava, passando por praias lindíssimas, por diversas áreas de embondeiros, por diferentes localidades e por vários rios. Sairemos cedo desta cidade de modo a estarmos a tempo do nascer do sol na Avenida dos Embondeiros, um dos locais mais emblemáticos de Madagáscar, e assim aproveitarmos a luz do início do dia para fotografar estas árvores exóticas consideradas como sagradas para os malgaxes. Prosseguiremos a caminho do Rio Tsiribihina, o qual será atravessado em barcaça até Belo sur Tsiribihina, para depois continuarmos até Bekopaka, onde chegaremos ao final do dia. Será um trajeto em que a aventura se misturará com paisagens extraordinárias e excelentes oportunidades fotográficas.

Em Bekopaka subiremos um pouco o Rio Manambolo em piroga, para observar cavernas com estalactites e estalagmites e os famosos túmulos do povo Vazimba, primeira etnia a habitar a ilha, e iremos ao Parque Nacional de Tsingy de Bemaraha, classificado como património mundial da humanidade pela UNESCO. Será certamente um dos pontos altos da viagem.

No Parque Nacional de Tsingy de Bemaraha iremos caminhar por um quase impenetrável labirinto de agulhas de calcário cinza, por pequenas grutas, por uma ponte suspensa e por floresta de diferentes características. Teremos a oportunidade de testemunhar e fotografar a beleza única e extraordinária desta extensa área de pináculos e de observar répteis, anfíbios, diversas aves e, com alguma sorte, o Sifaka de Deken e outros lémures.

O regresso a Morondava será efetuado pelo mesmo trajeto, com algumas pausas para observarmos um ou outro embondeiro mais peculiar e para voltarmos a admirar e a fotografar a Avenida dos Embondeiros desta vez ao pôr-do-sol.

A viagem de regresso a Antananarivo incluirá paragens para aproveitar as oportunidades fotográficas que surgirão à medida que formos atravessando diferentes paisagens e povoações, desde a costa oeste até às terras altas no planalto central da ilha, e para disfrutar um pouco mais da multiculturalidade deste país.

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Antananarivo
Antananarivo > Portugal

Destinos

Antananarivo
Parque Nacional de Ranomafana
Fianarantsoa
Ambalavao
Reserva Anja
Parque Nacional de Isalo
Parque Nacional de Zombitse-Vohibasia
Ambolimailaka
Andavadoaka
Belo sur Mer
Morondava
Avenida dos Embondeiros
Parque Nacional de Tsingy de Bemaraha
Antsirabe

Fotografia

Natureza
Paisagem
Vida animal
Retrato

Alojamento

Hotel
Resort
Ecolodge
Guest House

Transporte

Privado

Esforço

Baixo a Médio e Médio Alto

Nº Participantes

Min 6, Máx 12

Madagáscar | 2025

Programa da viagem

  • Dia 1

    Voo Portugal - Antananarivo
    Noite no avião.

  • Dia 2

    Antananarivo
    Possibilidade de, dependendo da hora de chegada do voo, passear pelo centro histórico e de assistir ao pôr do sol no topo da cidade.
    Noite em hotel em Antananarivo.

  • Dia 3

    Antananarivo > Ranomafana
    Partida matinal, via Ambatolampy, Antsirabe e Ambositra, para Ranomafana.
    Paragens para observar o fabrico artesanal de objetos em alumínio reciclado, visitar um mercado tradicional, para observar a arte Zafimaniry e para almoço.
    Noite em hotel em Ranomafana.


  • Dia 4

    Ranomafana
    Caminhada matinal pela floresta tropical luxuriante do Parque Nacional de Ranomafana para observar diferentes espécies de lémures como o Sifaka de Milne Edwards ou o raro Lémur Dourado do Bambu, de aves, de répteis, de anfíbios, de insetos ou de plantas.
    Tarde livre para visitar Ranomafana ou para dar um mergulho nas suas piscinas de água quente.
    Caminhada noturna junto ao Parque Nacional de Ranomafana para observação de vida selvagem como, por exemplo, camaleões, anfíbios e lémures noturnos.
    Noite em hotel em Ranomafana.


  • Dia 5

    Ranomafana > Ranohira
    Partida matinal, via Fianarantsoa e Ambalavao, para Ranohira.
    Paragem em Fianarantsoa para visitar o seu centro histórico e o magnífico estúdio do Pierrot Men, o fotógrafo mais famoso e internacional de Madagáscar.
    Paragem em Ambalavao para almoço, para visitar o mercado de zebus e de onde poderemos observar as grandes montanhas de rocha granítica que formam o Maciço de Andringitra.
    Caminhada na Reserva Anja para observar alguns dos 700 lémures de cauda anelada aí existentes, camaleões e diversas aves.
    Noite em hotel em Ranohira.

  • Dia 6

    Caminhada no Parque Nacional de Isalo para observação da sua geomorfologia típica e da vida selvagem aí existente. Durante a caminhada passaremos por diferentes lagoas naturais e pelo desfiladeiro de Namaza, observaremos diferentes espécies de lémures e seremos brindados por vistas panorâmicas deslumbrantes.
    Ida em viatura até à “Fenêtre de l´Isalo” para assistir ao pôr do sol.
    Noite em hotel em Ranohira.


  • Dia 7

    Ranohira > Ambolimailaka
    Ida de Ranohira, via Ilakaka, Sakaraha e Toliary, para Ambolimailaka (Ifaty).
    Caminhada no Parque Nacional de Zombitse-Vohibasia onde se poderá ver uma grande variedade de fauna e flora como sejam Sifakas de Verreaux, Lémures Desportivos ou embondeiros.
    Paragem em Toliary para almoço.
    Possibilidade de, dependendo da hora, visitar o lindíssimo mangal do Honko Mangrove Conservation Centre.
    Noite em hotel em Ambolimailaka.



  • Dia 8

    Ambolimailaka > Andavadoaka
    Caminhada matinal pela praia para observar os pescadores Vezo a irem para o mar e para visitar uma aldeia piscatória.
    Ida ao longo da costa Oeste desde Ambolimailaka, via Ankasy e Salary, até Andavadoaka.
    Paragens para aproveitar as oportunidades fotográficas que surgirão à medida que formos atravessando diferentes paisagens e aldeias remotas.
    Noite em resort em Andavadoaka.


  • Dia 9

    Andavadoaka > Morombe
    Manhã livre em Andavadoaka com a possibilidade de caminhar até uma aldeia piscatória, de fazer um passeio de piroga ou de simplesmente relaxar na praia.
    Ida de Andavadoaka para Morombe com algumas paragens para disfrutar da paisagem e observar diferentes espécies de embondeiros.
    Noite em guesthouse em Morombe.

  • Dia 10

    Morombe > Belo sur Mer
    Ida de Morombe, via Bevoay, para Belo sur Mer. Trata-se de um percurso longo, mas que atravessará diferentes tipos de paisagem, florestas de embondeiros, cursos de água e pequenas povoações.
    Travessia do Rio Mangoky em barcaça.
    Possibilidade de, dependendo da hora de chegada, dar um passeio junto à costa.
    Noite em ecolodge em Belo sur Mer.

  • Dia 11

    Belo sur Mer > Morondava
    Manhã passada em Belo sur Mer com a possibilidade de visitar a vila, de observar a construção de embarcações, de fazer um passeio de piroga ou de ficar a relaxar no ecolodge.
    Ida de Belo sur Mer para Morondava.
    Possibilidade de, dependendo da hora de chegada, dar um passeio pela cidade.
    Noite em hotel em Morondava.


  • Dia 12

    Morondava > Bekopaka
    Saída do hotel ainda de madrugada de modo a estarmos a tempo do nascer do sol na Avenida dos Embondeiros, um dos locais mais emblemáticos de Madagáscar.
    Paragem no Embondeiro Amoroso e no Embondeiro Sagrado para uma breve visita.
    Continuação da viagem, via Tsimafana e Tsiribihina sur Mer, para Bekopaka.
    Travessia do Rio Tsiribihina e do Rio Manambolo em barcaça.
    Noite em hotel em Bekopaka.

  • Dia 13

    Bekopaka
    Passeio matinal em piroga no Rio Manambolo para usufruir da beleza deste e visitar cavernas com estalactites e estalagmites e observar os famosos túmulos do povo Vazimba.
    Ida em viatura até ao Grande Tsingy.
    Caminhada pela extraordinária e quase labiríntica “Floresta de Pedra” no Parque Nacional de Tsingy de Bemaraha, onde poderemos observar répteis, anfíbios, diversas aves e, com alguma sorte, alguns lémures como o Sifaka de Deken.
    Noite em hotel em Bekopaka.

  • Dia 14

    Bekopaka > Morondava
    Regresso de Bekopaka para Morondava.
    Paragem na Avenida dos Embondeiros para assistir ao pôr do sol e disfrutar, uma vez mais, deste magnífico e fotogénico local.
    Noite em hotel em Morondava.

  • Dia 15

    Morondava > Antsirabe
    Ida de Morondava, via Miandrivazo, para Antsirabe.
    Paragem para almoço e para aproveitar as oportunidades fotográficas que possam surgir à medida que formos atravessando diferentes paisagens e localidades formadas por casas de traça típica desde a costa oeste até às terras altas no planalto central da ilha.
    Noite em hotel em Antsirabe.

  • Dia 16

    Antsirabe > Antananarivo
    Ida de Antsirabe para Antananarivo.
    Breves paragens nas bancas de fabrico e venda de artesanato que existem ao longo da estrada.
    Voo de Antananarivo para Portugal.
    Noite no avião.

  • Dia 17

    Chegada a Portugal.

LIDER DA VIAGEM

Rui Arco

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Dos aeroportos > hotéis > aeroportos, quando realizado em conjunto com líder.
Viatura 4x4 durante toda a viagem.
Barcaça para travessia dos rios.

NÃO INCLUÍDO:

Deslocamo-nos da forma mais barata dentro das cidades, a pé.
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.
Não está incluído qualquer tipo de voo.

Atividades

INCLUÍDO:

Entrada nos quatro Parques Nacionais mencionados no programa.
Caminhadas nos quatro Parques Nacionais mencionados no programa.
Caminhada noturna junto do Parque Nacional de Ranomafana.
Entrada na Reserva Anja.
Visita à Avenida dos Embondeiros.
Passeio de piroga no Rio Manambolo.
Visita ao Embondeiro Amoroso.
Visita ao Embondeiro Sagrado.
Todas as visitas e caminhadas em cidade e natureza realizadas com o líder.

NÃO INCLUÍDO:

Passeio de piroga em Andavadoaka ou em Belo sur Mer (20€ aprox./ atividade facultativa e dependente das condições meteorológicas existentes).
Visita ao Honko Mangrove Conservation Centre (5€ aprox.).
Visita ao centro histórico de Fianarantsoa (gratificação ao guia local).

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todas as noites referidas no programa.
Em quarto duplo/ twin.

NÃO INCLUÍDO:

Quarto individual – pedir cotação ao Fotoadrenalina.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos-almoços
2 Almoços

NÃO INCLUÍDO:

12 Almoços
Todos os jantares

Madagáscar | 2025

Sobre o destino:

Moeda

Ariary (MGA)

MeteoROLOGIA

Entre 10ºC e 30ºC.

PASSAPORTE

Obrigatório, com validade superior a 6 meses, a partir do último dia de viagem.
Os cidadãos que não tenham nacionalidade portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Visto

Visto à chegada no aeroporto.

Fuso HORÁRIO

+ 2 horas que Portugal Continental.

Saúde

Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).
É aconselhada uma consulta de viajante, que deverá agendar com antecedência para que seja efetuada 6 a 4 semanas antes da partida.

Segurança

É um país seguro, no entanto aconselha-se os cuidados normais de segurança, sobretudo com o material fotográfico, documentação e dinheiro.

TelecomUNICAÇÕES

Madagáscar +261
Para Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

  • As viagens Fotoadrenalina são para mim?

    São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.

  • Preciso de saber fotografia para viajar com o Fotoadrenalina?

    Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.

  • Esta viagem em particular, é para mim?

    Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

  • Quantas pessoas tem o grupo?

    Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

  • Como é feita a inscrição?

    No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.

  • Quem compra os voos?

    Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agências de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo. Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só mesmo tratando no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.

  • Quando são comprados os voos?

    Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

  • Como são os alojamentos?

    Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

  • Quando pago a viagem?

    Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 20% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 30% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 50% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

  • Esta viagem têm seguro?

    Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).

  • O Fotoadrenalina passa fatura?

    Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é passada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.

  • Até quando posso desistir desta viagem?

    Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

  • O que acontece se a viagem for cancelada?

    Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

  • Se tiver dúvidas como posso contatar o Fotoadrenalina?

    É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009.

  • E se eu for um chato e quiser mesmo reclamar?

    Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

RESERVA DE VIAGEM

Madagáscar | 2025

Valor para reservar: (20% do valor total) 394,00€
Valor total: valor da experiência: 1.970,00€
×