A Polónia é um país maravilhoso e com uma história riquíssima. Provavelmente, pelos motivos mais tristes, são poucas as pessoas no planeta que nunca ouviram falar na Polónia.
Com uma história que começa há quase mil anos e que tem momentos extremamente marcantes na existência da humanidade, este é um país que fascina qualquer viajante.
As cidades icónicas com uma arquitectura medieval deslumbrante, e marcadas pelos tempos duros da Segunda Guerra Mundial, são a montra de toda uma cultura enriquecida pela vontade de viver e existir. Um país que chegou a desaparecer do mapa durante 123 anos e que mesmo assim conservou o seu idioma, manteve a sua deliciosa gastronomia e acima de tudo passou para as gerações seguintes as suas tradições, cultura, princípios e valores fundamentais.
Repleta de cicatrizes que com o passar dos anos vão sarando, a Polónia é hoje um país muito procurado não só pela sua história e cidades pitorescas mas também pela imensidão da sua beleza natural. Lagos, montanhas, florestas e até mesmo as praias no norte do país, fazem as delícias de quem quer conhecer um país onde na realidade se pode experienciar um pouco de tudo.
Esta viagem será com certeza marcante para todos os participantes porque poderão testemunhar coisas e viver emoções que são simplesmente inexplicáveis.
A nossa viagem irá começar em Varsóvia e, dependendo da hora de chegada de todos os participantes, vamos aproveitar para nos conhecermos e fazermos o briefing dos dias que se seguirão. Num restaurante ou numa taberna típica, encontraremos o conforto necessário para ganhar energia para os dias que se seguem.
O segundo dia é inteiramente dedicado à capital Varsóvia. Uma cidade que foi praticamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial e que se ergueu de volta. Mais desenvolvida, totalmente cosmopolita e agitada. Vamos por isso passar o dia a explorar a enorme herança cultural desta cidade e à descoberta dos seus pontos históricos mais marcantes. Vamos perder-nos pelas ruas da Cidade Velha que foi destruída quase na totalidade, posteriormente fielmente reconstruída e é por isso Património Mundial da UNESCO.
No dia seguinte partimos de manhã, logo após o pequeno almoço para uma das cidades mais bonitas da Polónia, Breslávia. O caminho é longo, mas com paragem para almoçar numa das tradicionais tabernas que apresentam da melhor forma a rica gastronomia Polaca.
Chegados a Breslávia, vamos aproveitar para fotografar a pitoresca praça central e deambular pelas estreitas ruas do centro da cidade até à hora de jantar. Depois, teremos a oportunidade de conhecer alguns dos bares mais icónicos da cidade para podermos provar também as famosas vodkas e cervejas que são tão típicas deste país.
O dia que se segue será repleto de diversão, relaxe e criatividade fotográfica. Vamos fazer uma atividade que por si só é fantástica, mas que nos permite também conhecer muito bem a cidade de Breslávia: A Caça aos Gnomos! Na cidade estão espalhados 163 pequenas estátuas de Gnomos (há quem diga que há mais de 350 escondidos por toda a cidade) e que carregam um significado enorme de luta contra a opressão do regime.
Este será um dia totalmente dedicado a esta cidade maravilhosa que é ainda desconhecida para muitos, mas que surpreende e apaixona qualquer um.
Depois de muito passear pela cidade vamos com certeza necessitar de repor energias num restaurante típico e descansar bem para estar preparado para o dia seguinte.
Neste dia vamos voltar à estrada e fazer o percurso em direção à famosa cidade de Cracóvia. No caminho vamos parar para almoçar e conhecer um pouco de Katowice, a cidade industrial que é capital da província da Silésia.
Seguiremos para o nosso destino final onde iremos perder-nos pelas ruas da cidade velha e onde iremos absorver a energia da mágica cidade de Cracóvia.
Por esta altura da nossa viagem, o conhecimento sobre o país e a sua história será certamente muito maior, e por isso chega a altura de experienciar momentos únicos de aprendizagem, mas acima de tudo reflexão. De manhã iremos visitar os campos de concentração de Auschwitz e Birkenau onde poderemos testemunhar o que foi o holocausto, e fotografar estes locais históricos para que nunca se esqueça o que ali aconteceu.
Depois vamos regressar à cidade de Cracóvia para conhecer o bairro Judeu Kazimierz onde jantaremos, e posteriormente vamos conhecer um dos bares mais famosos de Cracóvia para nos divertirmos e limparmos a mente após um dia repleto de fortes emoções.
Após uma intensa experiência e imersão na história da Polónia, chega a altura de aproveitar também um pouco da sua imensa beleza natural.
Sairemos de Cracóvia cedo, logo após o pequeno almoço, em direção à capital de inverno do país, Zakopane.
Pelo caminho vamos fazer uma paragem obrigatória num dos espaços mais conhecidos do país, e que atrai anualmente turistas de todo o mundo devido à sua beleza bucólica. A mina de sal de Wieliczka está repleta de segredos e lendas, e tem entre outras maravilhas, uma capela lindíssima esculpida no sal, esculturas, candelabros, e até um lago subterrâneo no seu interior. Esta mina delicía as vistas de qualquer pessoa e as lentes de qualquer câmara fotográfica.
De seguida, iremos para o nosso destino final onde iremos passear pelo centro da cidade e aproveitar para respirar o ar tão puro das montanhas Tatra.
Uma viagem à Polónia não seria completa sem contacto direto com a natureza, pois este é um dos pontos fortes do país. Neste dia vamos fazer uma caminhada na montanha (cerca de 9 km), de Zakopane para o lago Morskie Oko, um ponto icónico das montanhas e que pela sua beleza natural cativa qualquer um. Pelo caminho iremos fotografar imenso, e se tivermos sorte, vamos encontrar animais selvagens como lontras, veados e até mesmo ursos.
O penúltimo dia será para regressar calmamente a Cracóvia aproveitando para parar em alguns pontos históricos como Chocholów, Debno e fotografar estes locais que são icónicos.
Chegados a Cracóvia vamos aproveitar para passear e fazer compras de souvenirs no mercado local e depois seguiremos para jantar num restaurante tradicional que inevitavelmente fica na memória de qualquer amante de gastronomia, para podermos fechar com chave de ouro.
O último dia será para respirar fundo após todas as emoções vividas na viagem e a intensidade da mesma, e regressar tranquilamente para Portugal.
Portugal > Varsóvia
Cracóvia > Portugal
Varsóvia
Breslávia
Katowice
Cracóvia
Auschwitz e Birkenau
Minas de Sal em Wiekiczka
Zakopane
Cidade
Rua
Natureza
Paisagem
Hotel e Alojamento local [quarto individual pedir cotação]
Privado e público
Fácil / Moderado apenas no trekking em Zakopane
Min 6, Máx 12
Viagem de Portugal para a Polónia até à capital Varsóvia.
Dependendo da hora de chegada, iremos explorar a cidade e iniciar a nossa descoberta deste país repleto de história.
Noite em hotel em Varsóvia.
Este dia será dedicado na sua plenitude à descoberta da fantástica cidade de Varsóvia visitando pontos de interesse histórico e fotográfico.
Noite em hotel em Varsóvia.
Viajaremos para Breslávia em veículo privado com pausa para almoço numa taberna típica. Chegados à lindíssima cidade do Oeste da Polónia, passaremos o resto do dia a deambular e fotografar as românticas ruas do centro da cidade.
Noite em hotel em Breslávia.
O dia será dedicado à "caça de gnomos" que nos proporcionará um conhecimento profundo da cidade. Visitaremos também vários locais icónicos da cidade.
Noite em hotel em Breslávia.
Vamos começar o dia com a viagem em veículo privado para Cracóvia com paragem para almoço na cidade capital da Silésia, Katowice. Depois seguiremos para Cracóvia onde terminaremos o dia passeando pelas ruas do centro histórico e pela praça central.
Noite em hotel em Cracóvia.
Este será um dia certamente marcante para todos, faremos a visita aos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau. De seguida regressaremos a Cracóvia para descobrir o famoso bairro judeu, Kazimierz onde iremos jantar e conhecer um pouco da sua vida noturna.
Noite em hotel em Cracóvia.
O dia começará com a viagem para as montanhas Tatra. Inicialmente iremos visitar a mina de sal Wieliczka, e depois seguiremos caminho para a famosa capital dos desportos de Inverno, Zakopane.
Noite em hotel / alojamento local em Zakopane.
Este dia será dia dedicado inteiramente à natureza. Faremos trekking durante 9 km da vila de Zakopane para o idílico lago Morskie Oko inserido no Parque Nacional das Tatra, Reserva da Biosfera da UNESCO.
Noite em hotel / alojamento local em Zakopane.
Pela manhã, após o pequeno-almoço, iniciaremos a viagem de regresso a Cracóvia com paragens em alguns pontos históricos como Chocholów e Debno. Chegados a Cracóvia faremos o jantar de despedida num icónico restaurante tradicional para terminar em grande.
Noite em hotel em Cracóvia.
Dia de regressar a Portugal, dependendo dos horários dos voos, iremos explorar ainda mais a cidade de Cracóvia até à hora da partida.
Dos aeroportos > hotéis > aeroportos, quando realizado em conjunto com líder.
Veículo privado em toda a viagem.
Gasolina, portagens e estacionamento.
Deslocações dentro das cidades, deslocamo-nos da forma mais barata, a pé. Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.
Visita a cidades históricas e todos os percursos acompanhados pelo líder.
Entrada nos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau.
Entrada na Mina de Sal (Wieliczka).
Entradas em monumentos e museus.
Todas as noites referidas no programa.
Não aplicável.
Todos os pequenos almoços.
Almoços e jantares.
Poderá gastar entre 6€ a 15€ aproximadamente, por refeição.
São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.
Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. É uma viagem com oportunidades fotográficas, onde podes também aprender, praticar e partilhar dúvidas, mas não é um workshop em viagem.
Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.
Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.
No item da reserva, colocas o teu nome, mail e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.
Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agência de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, não tens de te preocupar, a agência de viagens trata de tudo. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens sempre o apoio e a segurança deles na gestão do voo.
Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.
Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).
Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.
Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).
Cada país e cada viagem têm condições diferentes de entrada, mas é enviada informação para cada viagem aos participantes após a inscrição. Há seguro de cancelamento de viagem e durante a viagem com condições específicas para o covid-19.
Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.
Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).
É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar 916222009.
Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”.
Não perca nenhuma viagem! Registe-se e receba as nossas newsletters por email!
PARCEIRO OFICIAL
Trajecto Imediato – agência de viagem, Lda | NIF 517 210 380
Rua Real de Baixo 285 RC DT 4450-235 Matosinhos
Tel. +351 916 222 009 (das 9h às 19h, segunda a sexta)
(chamada para a rede móvel nacional)
RNAVT – Turismo de Portugal nº 10610