Quénia | 2024

a alma de áfrica num só país, numa só viagem

últimos lugares!

Spots Fotográficos

AS GRANDES MIGRAÇÕES DE ÁFRICA | OS BIG FIVE | SOBREVOAR AS PLANICIES AFRICANAS EM BALÃO | AS TRIBOS MAASAI | AS PRAIAS TROPICAIS DO ÍNDICO

Adicionar favoritos Remover dos favoritos

Bem-vindos ao Quénia! Hoje é o dia da chegada a Nairobi, uma das maiores e mais populosas cidades de África. Estaremos no aeroporto para acolher os nossos viajantes de onde seguimos juntos para o hotel, situado no centro da cidade. Aqui faremos um primeiro contacto, briefing e jantar em família.
Neste dia não estão contempladas atividades, pela hora tardia que normalmente o voo chega. Se for o caso de chegar mais cedo, casuisticamente existem algumas opções que podem ser discutidas com o vosso líder.
No primeiro dia desta viagem iremos a dois locais muito especiais. Primeiro, ao Giraffe Center, dedicado à proteção e entrega à natureza da espécie ameaçada de girafas Rothschild’s e de seguida ao David Sheldrick Elephant and Rhino Orphanage, considerado o mais bem sucedido programa de resgate e reabilitação de elefantes órfãos do mundo, onde as emoções andarão ao rubro na curta hora que nos é dispensada na companhia destes fantásticos gigantes em ponto bebé. Almoçamos num dos espaços mais agradáveis do Quénia. De seguida, visitamos o Museu de Karen Blixen onde a escritora dinamarquesa viveu e onde foram filmadas algumas cenas do filme Out of Africa. Para os fãs, vão vivenciar de perto algumas recordações do filme.
No dia seguinte partiremos para aquele que é considerado um dos mais importantes e mais ricos parques nacionais de África e o local onde foram feitos alguns dos mais espetaculares documentários de vida selvagem, o Parque Nacional de Masai Mara. É aqui que faremos os “game drives” mais impressionantes, na busca pelos big five (leão, elefante, búfalo-africano, leopardo e rinoceronte), sem esquecer todos os outros – as girafas, hienas, gazelas, crocodilos, hipopótamos, chitas e tudo o resto. Almoçamos no meio da savana, na sombra de uma acácia africana, sempre de olho no horizonte, não vá um leão maroto querer comer-nos a sandwich. ;)
A migração fenomenal dos gnus, que envolve mais de 1,5 milhões de animais, é um acontecimento espetacular, apenas visto nesta região do globo… é uma das grandes maravilhas do mundo selvagem.
Dedicaremos três dias à Reserva Nacional de Masai Mara, com enfoque na vida selvagem, mas também nas paisagens e no mágico pôr-do-sol. Para além disso, iremos visitar uma aldeia Maasai, ficando a conhecer a cultura deste povo colorido, pitoresco e destemido, sem esquecer as tradições, os saltos, as danças e outros rituais curiosos.
Seguimos caminho para Norte, até ao Lake Nakuru, um dos icónicos parques nacionais do Quénia, parte do grande Rift Valley e a casa de várias espécies selvagens, com especial destaque para o Rinoceronte, uma das espécies residentes, altamente protegida e que tem neste parque uma das maiores taxas de sucesso de avistamento.
Acordamos no dia seguinte para um pouco de exercício matinal, entrando de bicicleta pelo Parque Nacional de Hell’s Gate, onde iremos pedalar 8 quilómetros pelo meio de paisagens impressionantes, as mesmas que serviram de inspiração ao “Lion King” e onde foram feitas algumas das filmagens do “Tomb Raider – Cradle of Life”. De salientar que estes 8 quilómetros (com um ligeiro desnível para não cansar muito), serão feitos literalmente no meio da vida selvagem, acompanhados por girafas e outros simpáticos animais… todos herbívoros! Depois regressamos para uma tarde num extraordinário acampamento rodeado de grandes acácias amarelas junto ao Lago Naivasha onde ao final do dia somos habitualmente visitados por hipopótamos.
Com a alma cheia e já preocupados com o espaço livre no computador, nos discos externos e nos cartões de memória, que por esta altura já estarão a guardar centenas, senão milhares de fotografias, regressaremos a Nairobi, numa viagem por entre paisagens africanas, com uma paragem estratégica pelo “The Great Rift Valley View Point”.
Chegamos a Nairobi para um almoço de despedida da savana, e partimos de seguida para a estação de comboios de Nairobi, onde apanharemos o Madaraka Express que nos levará até à costa paradisíaca de Mombasa. É uma viagem de 4h30m pelo meio de bonitas paisagens, atravessando também o Parque Nacional de Tsavo, cenário da história verídica que viria dar lugar ao famoso filme “The Ghost and the Darkness”, os dois leões furtivos que atacavam durante a noite e mataram dezenas de trabalhadores que estavam na altura a construir a via-férrea por onde circula hoje o comboio.
Aproveitamos a manhã e parte da tarde na costa Este para explorarmos calmamente as ruas estreitas e atmosféricas da cidade antiga de Mombaça, onde teremos a oportunidade de visitar o Forte Jesus (Património Mundial da Unesco!), construído pelos portugueses no Séc XVI. Aqui encontram-se pitorescas casas coloniais e mercados movimentados cheios de especiarias exóticas, fruta e tecidos coloridos. Na parte da tarde segue-se um almoço tradicional. As comunidades omanitas e indianas trouxeram as especiarias que fazem desta gastronomia algo único no Quénia. Ainda durante a tarde juntamo-nos aos locais na degustação de um café tradicional e uns bolos típicos enquanto observamos a linha costeira do Indico.
No final do dia seguimos para a paradisíaca Praia de Diani, onde ficaremos três dias a relaxar e a nadar nas temperadas águas turquesa do Oceano Índico, a fazer snorkeling, desportos náuticos ou somente a desejar que esta viagem nunca acabe.
Uma das atividades a não perder é levantar bem cedo e caminhar quilómetros ao longo da praia para assistir ao espetacular nascer do sol, com os tradicionais barcos, os dhows, a sarapintar a zona de mar entre a praia e o recife. Diani Beach é também conhecida pela arte africana, com várias lojas e galerias onde se podem adquirir artefactos locais.
Teremos a nossa última refeição de despedida num restaurante tradicional local, antes do voo de regresso a Portugal, cheios de histórias para contar e de fotografias para recordar esta bonita viagem pelo coração de África.

Ler mais

Aeroportos

Portugal > Nairóbi
Mombasa > Portugal

Destinos

Nairóbi
PN Masai Mara
PN Lake Nakuru
PN Hell’s Gate
Lake Naivasha
The Great Rift Valley
Mombasa
Diani Beach

Fotografia

Vida animal
Paisagem
Étnica

Alojamento

Hotel
Eco Camp Resort

Transporte

Privado e público

Esforço

Fácil

Nº Participantes

Min 6, Máx 12

Quénia | 2024

Programa da viagem

  • Dia 1

    Voo Portugal > Nairobi (Quénia)
    Noite no avião

  • Dia 2

    Chegada a Nairobi.
    Primeiro contacto com a cidade.
    Noite em Hotel em Nairobi.

  • Dia 3

    Visita ao Giraffe Centre e David Sheldrick Elephant and Rhino Orphanage, onde vamos conhecer a história destes pequenos gigantes e interagir com eles. Almoço num dos espaços mais agradáveis do Quénia.
    Visita ao Museu Karen Blixen, onde foi filmado o filme “Out of Africa”
    Noite em Hotel em Nairobi.

  • Dia 4

    Partida para o famoso Parque Nacional de Masai Mara. Visita a uma aldeia Masai, onde iremos aprender mais sobre a sua cultura e as suas tradições. Oportunidade para captar grandes fotografias.
    Noite em Eco Camp Resort.

  • Dia 5

    Safari de dia inteiro, numa corrida aos Big Five (Leão, Elefante, Rinoceronte, Búfalo e Leopardo) em jeito de "quem encontra quem", numa viagem pelo coração das planícies infindáveis do Mara, sarapintadas por acácias e centenas de animais selvagens.
    Almoço no meio da savana, debaixo de uma acácia.
    Noite em Eco Camp Resort.

  • Dia 6

    Safari de dia inteiro, numa corrida aos Big Five (Leão, Elefante, Rinoceronte, Búfalo e Leopardo) em jeito de "quem encontra quem", numa viagem pelo coração das planícies infindáveis do Mara, sarapintadas por acácias e centenas de animais selvagens.
    Passagem pelo Rio Mara, conhecido pelas dramáticas travessias da grande migração dos Gnus.
    Almoço no meio da savana, debaixo de uma acácia.
    Noite em Eco Camp Resort.

  • Dia 7

    Partida para o Lake Nakuru
    Depois de almoço, safari de 4 horas no Lake Nakuru, um parque nacional de grande beleza (faz parte do Rift Valley) onde se podem avistar inúmeros animais, com especial enfoque no rinoceronte, espécie altamente protegida e habitualmente avistável neste local.
    Noite em Hotel.

  • Dia 8

    Partida para o Lake Naivasha
    Safari de bicicleta pelo famoso Parque Nacional Hell’s gate, um dos poucos locais do mundo onde se pode fazer um safari fora da viatura. 8 km a pedalar por uma paisagem deslumbrante e encontros do primeiro grau com diversos animais selvagens, onde foram feitas filmagens para o filme Tomb Raider e que serviu também de inspiração para alguns dos momentos mais marcantes do filme de animação Lion King.
    * Para quem não saiba ou não queira pedalar teremos viaturas de apoio

    Noite em Hotel.

  • Dia 9

    Viagem de regresso a Nairobi com algumas paragens para fotografar pelo meio, com destaque para o Great Rift Valley Viewpoint, uma perspetiva espetacular do grande vale do Rift.
    Viagem de comboio de Nairobi para Mombaça, no Madaraka Express, atravessando o grande Parque Nacional de Tsavo. Noite em Hotel em Mombasa.

  • Dia 10

    Visita ao Forte Jesus em Mombaça, construído pelos portugueses no séc. XVI.
    Passeio pelas estreitas ruas da velha Mombaça, onde ainda se encontram muitas casas de origem colonial, diversas mesquitas e mercados de especiarias, fruta e tecidos, repletos de vida. Almoço em restaurante tradicional local.
    Ligação até Diani Beach, com travessia de Ferry.
    Noite num Resort em frente ao Oceano Índico.

  • Dia 11

    Dia livre para caminhar, fazer praia, apanhar sol numa espreguiçadeira, fazer desportos náuticos, snorkeling, nadar numa piscina ou passear pelas variadas lojas e galerias de arte locais.
    Noite num Resort em frente ao Oceano Índico.

  • Dia 12

    Dia livre para caminhar, fazer praia, apanhar sol numa espreguiçadeira, fazer desportos náuticos, snorkeling, nadar numa piscina ou passear pelas variadas lojas e galerias de arte locais.
    Noite num Resort em frente ao Oceano Índico.

  • Dia 13

    Voo Mombasa > Nairobi > Portugal

LIDER DA VIAGEM

Pedro Padinha

Mais detalhes sobre a viagem

Transportes

INCLUÍDO:

Dos aeroportos > hotéis > aeroportos, quando realizado em conjunto com líder.
Transporte durante o dia em Nairobi para visitar vários pontos de interesse.
Veículo privado para o grupo com gasolina e seguro durante 6 dias de expedição.
Viagem de comboio Nairobi > Mombasa. Transfer Comboio > Mombaça
Transfer Mombaça > Diani Beach
Transfer Diani Beach > aeroporto

NÃO INCLUÍDO:

Deslocamo-nos da forma mais barata dentro das cidades, a pé.
Há sempre a opção de usar outro transporte, por conta de cada um.
Poderá gastar entre 20€ a 30€ aproximadamente.
Não está incluído qualquer tipo de voo.

Atividades

INCLUÍDO:

Três dias entre o Parque Nacional de Masai Mara e a aldeia Maasai, incluindo as viaturas com guia.
Entrada no Lake Nakuru National Park, incluindo as viaturas com guia.
Entrada no Hell's Gate National Park, incluindo as viaturas com guia.
Passeio de bicicleta no Hell’s gate National Park – (Com assistência de carro)
Entrada no Forte Jesus.
Passeio pela Old Town de Mombaça com acompanhamento de guia.
Entrada no Sheldrick Elephant Orphanage.
Entrada no Museu Karen Blixen.
Entrada no Sheldrick Elephant Orphanage.
Entrada no Giraffe Centre
Todos os percursos realizados com líder.

NÃO INCLUÍDO:

Algumas visitas que possam surgir.
Poderá gastar entre 20€ a 30€ aproximadamente.

ALOJAMENTO

INCLUÍDO:

Todas as noites referidas no programa.

NÃO INCLUÍDO:

Não aplicável.

Alimentação

INCLUÍDO:

Todos os pequenos almoços.
5 refeições (2 em forma de piquenique).

NÃO INCLUÍDO:

Todos os jantares e os restantes almoços
Poderá gastar entre 12€ a 20€ aproximadamente, por refeição.

Quénia | 2024

Sobre o destino:

Moeda

Xelim queniano.

MeteoROLOGIA

10ºC de mínima e 28ºC de máxima

PASSAPORTE

Obrigatório, com validade superior a 6 meses, a partir do último dia de viagem.

Visto

É obrigatório um visto para o Quénia que pode ser requerido online.
Os cidadãos que não tenham nacionalidade Portuguesa devem verificar nas embaixadas do seu país.

Fuso HORÁRIO

+ 3 horas que Portugal Continental.

Saúde

É aconselhada uma consulta de viajante, que deverá agendar com antecedência para que seja efetuada 6 a 4 semanas antes da partida.
Deve ter sempre as suas vacinas em dia.
O seguro de viagem é obrigatório (realizado pelo Fotoadrenalina).

Segurança

É aconselhado não sair dos jeeps durante o safari ou sempre que o líder der indicação para permanecer dentro do carro. Não circular livremente por Nairobi. Os participantes devem estar sempre acompanhados pelo líder. De resto, toda a viagem é bastante segura.

TelecomUNICAÇÕES

Quénia +254
Para Portugal +351

As 14 perguntas que devo ler antes de viajar

  • As viagens Fotoadrenalina são para mim?

    São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.

  • Preciso de saber fotografia para viajar com o Fotoadrenalina?

    Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.

  • Esta viagem em particular, é para mim?

    Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.

  • Quantas pessoas tem o grupo?

    Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.

  • Como é feita a inscrição?

    No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.

  • Quem compra os voos?

    Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agências de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo. Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só mesmo tratando no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.

  • Quando são comprados os voos?

    Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.

  • Como são os alojamentos?

    Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).

  • Quando pago a viagem?

    Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 20% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 30% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 50% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.

  • Esta viagem têm seguro?

    Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).

  • O Fotoadrenalina passa fatura?

    Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é passada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.

  • Até quando posso desistir desta viagem?

    Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.

  • O que acontece se a viagem for cancelada?

    Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).

  • Se tiver dúvidas como posso contatar o Fotoadrenalina?

    É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009.

  • E se eu for um chato e quiser mesmo reclamar?

    Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.

OUTROS DESTINOS que também vais gostar...

RESERVA DE VIAGEM

Quénia | 2024

Valor para reservar: (20% do valor total) 516,00€
Valor total: valor da experiência: 2.580,00€
×