Existe imenso para descobrir neste país sublime da Ásia Central, no coração da Rota da Seda. E é de comboio que o vamos explorar. Este é um destino longe do turismo de massas, que só recentemente se abriu ao mundo. Além de muito belo, é muito seguro, com um povo que nos recebe de braços abertos.
Vamos saborear tudo: das paisagens à arquitetura, da história à gastronomia. Mesmo sem falarmos a língua local, vamos ser recebidos de forma calorosa pelos habitantes locais. Esta é uma nação onde é estranho estar sozinho, por isso prepara-te para fazer novos amigos em cada esquina.
Da cidadela de Bucara à incrível Praça do Registan, em Samarcanda, do exotismo de Khiva, à modernidade de Tashkent e à arte no metro da capital.
Vamos deambular por ruelas e becos, provar as iguarias únicas da região, ficar perplexos com a arquitetura islâmica — com destaque para os Minaretes de Kalta e Islam Khoja — e vamos poder fazer compras em bazars ativos há centenas de anos.
Portugal > Tashkent
Urgench > Tashkent
Tashkent > Portugal
Tashkent
Samarcanda
Shakhrisabz
Bucara
Khiva
Fotografia de rua
Retrato
Paisagem
Arquitetura
Hotel
Guest House
Privado e público
Baixo
Min 5, Máx 12
Voo Portugal - Tashkent
Este é o dia destinado ao voo para o Uzbequistão com uma escala prevista para chegar à capital do país.
Taskent
Aterramos em Taskent. É muito provável que o voo chegue de manhã bem cedo, pelo que iremos aproveitar para dar um passeio pela cidade, sem pressas, até à hora de check-in.
Tashkent, a capital do Uzbequistão, foi um dos principais centros comerciais ao longo da Rota da Seda e continua a ser um dos maiores exportadores de algodão do mundo. Ao longo deste dia vamos descobrir o melhor desta fascinante cidade que oscila entre a influência islâmica — visível sobretudo na arquitetura — e também única da arquitetura soviética.
Vamos passar algum tempo a passear no metro de Tashkent — uma esplêndida obra de arte e que até pouco tempo não se podia sequer fotografar.
Hotel em Tashkent
Tashkent
Outros dos pontos de interesse incluem a Praça Amir Timur, o Hotel Uzbekistan, a Praça da Independência, o Complexo Hazrat Imam ou o Mercado Chorsu (bazar).
Se houver tempo (e fome) vamos almoçar no Centro Plov da Ásia Central. Plov é um prato comum em toda a Ásia Central, mas os uzbeques em particular, transformaram-no num prato obrigatório.
Hotel em Tashkent
Samarcanda
De manhã, embarcamos no primeiro comboio desta odisseia em direcção a uma joia da rota da seda: Samarcanda.
A UNESCO disse que esta cidade era uma “encruzilhada e um caldeirão de culturas”. Por muitos séculos, a Rota da Seda foi a autoestrada mundial e Samarcanda estava no seu centro. A sua importância história na Rota da Seda marcou-a para sempre. Ainda hoje, continua a ser palco de comércio, de inspiração, de debate.
Vamos imaginar que viajámos séculos no tempo e entre outros locais, destaque para a lindíssima Praça do Registan, onde vamos esperar o pôr-do-sol.
Vamos ainda ter tempo para espreitar o Mausoléu de Gur-Emir, o Complexo Shah-i-Zinda e o Bazar de Siyob e visitar uma Fábrica de Seda, onde até muitas personalidades mundiais já compraram tapetes.
Hotel em Samarcanda
Samarcanda - Shahrisabz
Shakhrisabz foi distinguida com o selo da UNESCO, é a cidade-berço de Amir Temur e é uma das cidades mais antigas e pitorescas do Uzbequistão. Foi, durante séculos, um centro de cultura, comércio e artesanato. As vistas que vamos encontrar pelo caminho também nos vão deixar de boca-aberta.
Talvez sejamos convidados para uma das casas, para beber um chá e fazer novos amigos.
Hotel em Samarcanda
Samarcanda - Bucara
A viagem de comboio até Bucara demora menos de duras horas e rapidamente estaremos a explorar locais obrigatórios como: a Arca de Bucara, a Mesquita de Kalyan, a Madrassa Mir-i-Arab, o Complexo de Lyab-i Hau, o Chor Minorz ou o Minarete de Kalyan — um peculiar exemplar da arquitectura islâmica.
No auge do comércio da Rota da Seda, Bucara era o centro religioso mais importante do mundo. Por aqui vamos também deliciar-nos em bons restaurantes e provar mais da gastronomia uzbeque.
Hotel em Bucara
Bucara - Khiva
Apanhamos um comboio de madrugada e vemos o sol nascer através da janela do compartimento. Chegaremos a meio da manhã a Khiva, provavelmente, o ponto alto desta viagem pelo Uzbequistão.
Prepara-te para abrir a boca de espanto ao chegar a Khiva. Esta é uma cidade que ninguém quer abandonar, tal a beleza e o carisma que possui.
É a pé que vamos explorar todos os cantos desta majestosa cidade. Vamos subir ao minarete, caminhar pelas muralhas, encantar-nos com um pôr do sol fenomenal e dormir em puro silêncio. Talvez até consigamos sonhar que estamos noutro século.
Tal como Bucara e Samarcanda foi reconhecida pela UNESCO. Faça calor (o mais provável) ou frio, há esplanadas ou abrigos para relaxar e ver o tempo passar… devagar.
Hotel em Khiva
Sydney
Urgench - Tashkent
Este dia é livre e poderá ser passado a percorrer as ruelas de Khiva, a fotografar ou a fazer algumas compras. Ao final do dia, deixamos Khiva e rumamos ao aeroporto de Urgench para apanhar o voo até Tashkent.
Voo Tashkent - Portugal
Regresso a Portugal
Tashkent - Samarcanda
Samarcanda - Shakhrisabz
Samarcanda - Bucara
Bucara - Khiva
Não está incluído qualquer tipo de voo.
Deslocamo-nos da forma mais barata e ecológica dentro das cidades, a pé. Existe opção de usar outro transporte, por conta de cada viajante.
Passeios a pé pelas cidades com o líder desta viagem.
Passeio pelo metro de Tashkent (incluindo bilhetes).
Tour para Shakhrisabz.
Entrada na cidadela de Khiva.
Entrada no Complexo Shah-i-Zinda (Samarcanda).
Todas as atividades e entradas não mencionadas como incluídas.
Todas as noites referidas no programa.
Quarto individual – pedir cotação ao Fotoadrenalina.
6 pequenos-almoços
Todas as refeições não referidas como incluídas
São para todos os que gostam de viajar. Apenas juntamos à viagem a oportunidade de fotografar.
Não, mas gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar. Podes fotografar com um telefone ou com uma câmara reflex, mas queremos que registes o teu olhar para recordares e partilhares. Não precisas de saber fotografar e até podes ir sem câmara fotográfica. Leva pelo menos o telemóvel, se não for para fotografar, pelo menos sempre serve para veres a horas.
Partimos do princípio que sim, mas depende mais de ti, do que de nós. Deves ter a capacidade de aceitar em viagem o imprevisto, o cansaço, as adversidades e relativizar os problemas que possam surgir. Deves sempre tratar bem os outros participantes e nunca falar mal deles. É importante gostares de conviver com pessoas, já que vais viver com elas 24 horas por dia. Deves ter sentido de humor, porque ajuda a tornar uma situação negativa em positiva. No entanto, 99% das vezes a viagem corre bem.
Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.
No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem.
Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina, através dos nossos parceiros (agências de viagens). Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo. Os problemas que acontecem no aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só mesmo tratando no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.
Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voo do grupo e o preço do voo. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.
Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).
Após a inscrição e do formulário preenchido deves fazer o pagamento de 10% do valor total da viagem (excluindo os voos) Assim que a viagem seja confirmada pelo Fotoadrenalina, com o número mínimo, pedimos a todos os inscritos mais 15% do valor total e passamos a accionar os voos. Os restantes 75% do valor total é pedido 1 mês antes da data da viagem.
Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). O seguro em viagem do Fotoadrenalina incluí situações de COVID-19, mas não de outra pandemia. Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem, mesmo em situações de dares positivo ao Covid-19, antes da viagem. Ou outras situações graves que te impeçam de ir na viagem (Ver quais as condições).
Claro que sim. Na inscrição e nos dados do participante pedimos o NIF (nº de contribuinte) para todos os pagamentos serem emitidos faturas. A fatura final é passada depois da viagem realizada. Verifica sempre o spam, mas podes ver sempre no e-fatura no portal das finanças. Todas as faturas vêm em nome de TRAJECTO IMEDIATO, agência de viagens unipessoal, Lda, o representante legal do Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.
Podes desistir até a viagem estar confirmada e serão devolvidos os 10% pagos. Quando a viagem está confirmada, vamos pedir mais 15% e vamos também accionar os voos. A partir daqui será mais difícil reaveres o teu dinheiro, visto os voos são não reembolsáveis e já temos acordos com os parceiros (alojamento, atividades, etc). Os 25% já pagos ao Fotoadrenalina, só devolvemos em voucher, com validade de 1 ano para gastares em qualquer viagem. Os restantes 75% da viagem só são pagos 1 mês antes da viagem, mas se desistires após essa data, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O restante não cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher para gastares no prazo de 1 ano.
Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).
É melhor sempre enviar um mail para ficar registado e por escrito: info@fotoadrenalina.com Se for algo simples e/ou urgente podes enviar mensagem pelo WhatsApp ou ligar +351 916222009.
Sabemos que o dia em que deixemos de reclamar, será um dia triste para a humanidade, por isso tens um livro oficial de reclamações, que podes accionar indo ao rodapé do site e clicar no “livro de reclamações”. Desejamos-te boa sorte.
Não perca nenhuma viagem! Registe-se e receba as nossas newsletters por email!
PARCEIRO OFICIAL
Trajecto Imediato – agência de viagem, Lda | NIF 517 210 380
Rua Real de Baixo 285 RC DT 4450-235 Matosinhos
Tel. +351 916 222 009 (das 9h às 19h, segunda a sexta)
(chamada para a rede móvel nacional)
RNAVT – Turismo de Portugal nº 10610