O Uganda e o Ruanda são das surpresas mais bem guardadas de África. Embora possa parecer menos óbvio que muitos outros destinos africanos mais populares, aqui vais poder ter algumas das experiências mais marcantes do continente africano sem sentires a pressão das grandes massas e usufruindo da hospitalidade bastante genuína do seu povo.
O ponto alto da viagem é sem dúvida a oportunidade do contacto directo, próximo e num grupo bastante restrito, olhar olhos-nos-olhos com uma família de gorilas de montanha. Mas a aventura vai muito mais além, cruzando paisagens avassaladoras e muito distintas entre si. É aqui que as savanas típicas do Este Africano se cruzam com as florestas tropicais do Oeste.
O nosso ponto de partida começa junto ao impressionante lago Vitória e do pântano de Mabamba onde poderemos avistar talvez aquela que é a ave mais procurada de África – a pré-histórica cegonha bico de sapato. Daqui seguimos para outro encontro muito especial – com os nossos parentes mais próximos – os chimpanzés, numa caminhada espetacular entre trilhos no Parque Nacional da Floresta Kibale. Não satisfeitos, vamos ainda em busca das várias espécies de macacos-de-cauda-vermelha ou os Colobos preto-e-branco. Dedicamos também algum tempo à observação de aves. O Uganda é o país mais pequeno dos quatro em África onde existem mais de 1000 espécies de pássaros, o que faz com que não seja fora do comum avistar 40-50 espécies numa caminhada.
Vamos fazer uma road trip pelo interior do Uganda em estradas de terra batida, que nos levam a lagos de crateras de antigos vulcões entre paisagens verdejantes e fazendas de campos de chá. Quem diria que daqui, chegaríamos a uma savana africana composta pelas famosas árvores Candelabro onde podemos avistar leões, leopardos, elefantes, búfalos e várias espécies de antílopes como o Topi ou o Kobus Kob, natural do Uganda, e ainda, no canal de Kazinga – hipopótamos e crocodilos!
Não só pernoitamos e exploramos o lado norte do Parque Nacional da Rainha Isabel como pernoitamos junto ao sector de Ishasha, no lado sul, para muitos o lugar mais bonito do parque, com vista para o Congo, em busca dos leões trepadores de árvore, uma população residente que aperfeiçoou essa técnica peculiar de se refugiar do calor nas acácias e nos sicómoros.
Daqui seguimos viagem para entrar na Floresta Impenetrável de Bwindi para o encontro mágico com os gorilas de montanha. Nesse dia temos uma tarde livre onde é possível visitar um centro de recuperação de Pangolins ou simplesmente passear pela aldeia.
Não menos especial será um encontro com o povo pigmeu Batwa numa pequena comunidade pouco visitada pelo turismo a caminho de um lugar único – o incrível lago Bunyonyi. Vamos explorar algumas das suas ilhas, não só através de caminhadas entre pequenas comunidades mas também iremos navegar em canoas escavadas em troncos de árvore para nos deliciarmos com as histórias de um amigo do nosso líder sobre este lago fantástico. Teremos uma refeição épica com uma família local e terminamos o dia entre mergulhos.
É de coração cheio que nos despedimos do Uganda e entramos no Ruanda – um país com uma história recente tenebrosa mas que nos vai deixar uma mensagem de esperança naquela que é uma das capitais mais desenvolvidas, seguras e surpreendentes de África!
Despedimo-nos de Kigali com a sensação de ter explorado uma das zonas mais incríveis desta zona do globo.
Portugal > Uganda (Entebbe)
Ruanda (Kigali) > Portugal
Entebbe e o Lago Vitória
Pântano de Mabamba
Parque Nacional da Floresta Kibale
Parque Nacional Queen Elizabeth
Vila Piscatória de Kisenyi
Lago Eduardo
Planícies de Ishasha
Floresta Impenetrável de Bwindi
As ilhas do Lago Bunyonyi
Kigali
Fotografia de rua
Retrato
Natureza
Paisagem
Vida Animal
Observação de Grandes Mamíferos
Observação de Aves
Fotografia de arquitetura
Ecolodge
Bungalows
- Hotel
Privado
Médio
Mín 6, Máx 12






Voo Portugal – Uganda (Entebbe)
Noite durante o voo.
Chegada a Entebbe no Uganda.
Depois do voo aterrar, caso o horário permita, vamos almoçar juntos. Esta será uma refeição humilde mas igualmente criativa e memorável, vamos experimentar o famoso 'rolex'. Aproveitamos a restante tarde no pântano de Mabamba, habitat do famoso shoebill – a cegonha bico de sapato – um animal extremamente impressionante. Dos poucos países do mundo onde o podemos avistar é aqui que se encontra um dos melhores sítios para o observar. Faremos um passeio de canoa, guiados por membros da comunidade tirando também partido da luz do pôr-do-sol.
Regressamos por transfer privado até à nossa estadia, num dos espaços mais cool de Entebbe, rodeado por uma natureza verdejante e uma fauna diversa. Faremos um briefing sobre a viagem e tiramos as últimas dúvidas ou questões que possam existir.
Noite em ecolodge em Entebbe.
Seguimos viagem rumo ao Parque Nacional da Floresta Kibale onde se localizam os nossos parentes mais próximos - os chimpanzés, com quem partilhamos > 98% do nosso DNA. Encontramos em Kibale a maior população de chimpanzés do mundo, sendo atualmente um dos principais sítios para os avistar.
Noite em ecolodge em Kibale.
É um dos momentos mais altos da nossa viagem pelo Uganda. De manhã partimos num pequeno grupo entre trilhos pela floresta de Kibale em busca dos chimpanzés no seu habitat natural. Estamos devidamente acompanhados por guias e rangers que conhecem bastante bem este espaço e irão partilhar connosco todo o seu saber.
Na parte da tarde terão a opção de usufruir do nosso alojamento, um espaço fantástico rodeado de floresta onde poderão avistar várias espécies de aves e macacos.
Em alternativa, havendo energia e vontade poderão fazer um passeio num espaço que nasceu da ideia original da primatologista Julia Lloyd no seguimento da regeneração de terras agrícolas na fronteira com o parque nacional de Kibale, com jovens da comunidade treinados pela mesma, Foram aqui registados cerca de 240 espécies de pássaros. Embora bastante perto do Parque ou do pântano de Bigodi as espécies existentes são bastantes diferentes.
Noite em ecolodge em Kibale.
Após almoço seguimos rumo ao Parque Nacional Queen Elizabeth. Vamos assistir à mudança de paisagem à medida que nos deslocamos. Faremos uma paragem nos Lagos das Crateras. A vista do menos-visitado-mas-não-menos-impressionante lago Nyinambuga que se encontra nas notas de 20.000 shillings dos seus 1400 metros é avassaladora.
Na parte da tarde teremos a oportunidade de continuar o safari mas num passeio de barco pelo canal de Kazinga que nos vai dar uma perspectiva bastante única e diferente. É aqui que reside a maior população de hipopótamos de África.
Para finalizar o dia, seguimos para um safari bastante completo pelo Parque Nacional Queen Elizabeth, auxiliados por um guia local que o conhece tão bem como poucos.
Noite em bungalow à beira do Parque Nacional Queen Elizabeth.
Transitamos da parte norte do Parque Nacional Queen Elizabeth numa road trip espetacular que nos leva da savana populada pelas imponentes árvores Candelabro (Euphorbia candelabrum) pela longa estrada que nos leva até à beira do lago George e à vila piscatória de Kasenyi, terminando junto à zona sul do mesmo parque, nomeadamente às planícies de Ishasha onde se encontram com regularidade uma população residente de leões trepadores das acácias e sicómoros. Almoçamos no nosso espetacular alojamento e seguimos para o safari até ao pôr-do-sol.
Noite em bungalow no sector de Ishasha
De manhã seguimos caminho rumo à Floresta Impenetrável de Bwindi. Iremos fazer uma pequena paragem numa aldeia onde degustaremos um almoço muito típico e especial preparado pela comunidade local. Faremos algumas paragens com fotografias para os campos de chá que se encontram ao longo da nossa rota. Continuamos até ao nosso alojamento onde chegaremos pelo meio da tarde.
Noite em apartamentos em Bwindi.
É para muitos o ponto alto desta viagem. Acordamos nesta manhã rumo ao ponto de encontro que nos irá levar em busca dos gorilas de montanha. depois de um briefing inicial saberemos qual a família que iremos ter o prazer de localizar. Seremos acompanhados de guias e aguardados pelos rangers que de manhã bem cedo tentam localizar essa mesma família baseados em registos do dia anterior. Faremos uma caminhada por entre pequenas comunidades e trilhos na floresta que seguramente perdurará na memória por muitos anos.
Assim que for possível localizar a família, teremos o devido tempo para contemplar estes incríveis gigantes que se encontram em extinção, num pequeno grupo limitado de 8 pessoas por família de gorilas no seu habitat natural em total liberdade. Sob o olhar e instruções do nosso guia estaremos tão próximos como a poucos metros dos vários membros da família seguindo os seus passos e observando o seu comportamento individual e em grupo.
PS: Os lugares são restritos e teremos que reservar com bastante antecedência esta experiência pelo que a inscrição atempada na viagem é de extrema importância.
Noite em apartamentos em Bwindi.
Atravessamos nesta manhã em modo road-trip a Floresta Impenetrável de Bwindi. Observamos as várias comunidades que a compõem e a sua fauna e flora pela estrada de terra batida. Seguimos viagem rumo ao incrível lago Bunyonyi, composto por 29 ilhas.
Mas antes, fazemos um pequeno desvio para vos dar a conhecer uma comunidade muito especial – o povo pigmeu Batwa, num sítio fora do caminho das rotas turísticas e onde podemos ter um contacto respeitador dos mesmos e proporcionar um momento bastante especial. Seguimos rumo ao lago Bunyonyi, tiramos partido da posição do nosso alojamento e vamos relaxar durante a tarde entre mergulhos – naquele que é um dos lagos mais límpidos e seguros para mergulhar da África Central. Para quer for fã ou simplesmente curioso, a iguaria aqui são os famosos lagostins, cozinhados de dezenas de maneiras diferentes.
Noite em bungalow
O lago Bunyonyi é um dos locais preferidos do nosso líder e é aqui que tem a sorte de ter um amigo local que o conhece como ninguém. Começamos a nossa epopeia com um passeio de canoa tradicional – esculpida em grandes troncos de árvores – usados diariamente por centenas de pessoas ao longo das margens deste lago, seja pelos adultos que se dedicam à agricultura e à pesca às crianças na sua deslocação para a escola ou às várias etnias que se deslocam para os mercados locais para comprar, vender ou trocar produtos.
O lago é de uma beleza indescritível. Local escolhido por inúmeras espécies de pássaros, visitamos algumas das suas ilhas, exploramos a pé, enquanto o nosso guia local nos conta histórias passadas nalgumas das mais emblemáticas, cada ilha tem uma história. Enquanto isso seguimos para uma das margens onde teremos uma refeição muito especial preparada por uma família local. Vamos conhecer ainda um projecto de empowerment da comunidade local liderado por mulheres da comunidade e um curandeiro local. Regressamos por caminhos antigos até chegarmos novamente às nossas canoas de regresso ao ponto de partida.
Noite em bungalow
Despedimo-nos deste lugar incrível e seguimos rumo ao Ruanda. Atravessamos a fronteira e facilmente nos apercebemos que trocamos de país. O Ruanda é atualmente um dos lugares mais agradáveis de África e Kigali não foge à regra, muito pelo contrário. Após o almoço iremos visitar o Memorial do Genocidio e aprofundar um pouco da sua história recente. Em parte, é verdade que descemos às trevas, mas ao mesmo tempo, vamos sair com bastante esperança e com o sentimento de presentemente, estarmos num dos países mais desenvolvidos e seguros de África.
Havendo tempo, exploramos um pouco de Kigali. Fazemos uma paragem num café muito interessante (lembrem-se que o país é produtor de café de excelente qualidade!) visitando algumas galerias de arte contemporânea, desenvolvidas por jovens criados em projectos fantásticos e terminamos, com um jantar final, num local muito especial com uma vista espectacular sobre Kigali.
Noite em apartamento de hotel
A nossa aventura termina em breve. É neste dia que teremos o nosso voo de regresso. Dependendo do horário do nosso voo poderemos ou não conhecer um pouco mais de Kigali.
Resta agradecer pela confiança depositada na escolha desta aventura. Fica o nosso desejo de esperança que tragas contigo memórias marcantes destes dias nestas pérolas de África.
Chegada a Portugal.
Do aeroporto > hotéis > aeroporto, quando realizado em conjunto com líder.
Todas as viagens em transporte privado, parte em 4x4 e parte em carrinhas.
Não está incluído qualquer tipo de voo.
Apenas se pretender algum tipo de atividade não prevista no programa que necessite de transporte próprio.
Transporte, barco e guias para o passeio no pântano de Mabamba
Entrada, trekking e guias para avistar chimpanzés no P.N da floresta Kibale
Entrada e Safari no Parque Nacional Queen Elizabeth em 4x4
Entrada e Safari no Sector de Ishasha, Parque Nacional Queen Elizabeth em 4x4
Safari/Passeio de barco no canal de Kazinga
Visita ao Parque Nacional da Floresta Bwindi
Passeio de barco e caminhada com guia entre as ilhas do Lago Bunyonyi
Visita ao Memorial do Genocídio em Kigali
Tracking dos Gorilas em Bwindi (mediante disponibilidade – a inscrição deve ser feita o quanto antes para garantir essa possibilidade com maior probabilidade) : 800$
Gorgetas - principalmente aos condutores principais.
Todas as noites referidas no programa em quarto duplo ou twin, dependendo se viaja em casal ou sozinho.
Valor do quarto individual acresce 1.152€. Têm 5% de desconto com o cartão Travel+.
Todos os pequenos-almoços
4 Jantares
3 Almoços
7 jantares
6 almoços
Poderá gastar entre 7€ a 15€ aproximadamente, por refeição
As viagens Fotoadrenalina são para todas as pessoas que gostam de viajar. A fotografia não é uma exigência, é uma possibilidade. Em cada viagem, oferecemos a oportunidade de fotografar para quem tiver esse interesse, sem que isso seja obrigatório.
Não é obrigatório saber fotografar, nem ter equipamento específico. Gostamos de juntar à viagem a oportunidade e o tempo para fotografar, mas isso acontece de forma leve e acessível. Podes fotografar com um telemóvel ou com uma câmara reflex, o importante é registar o teu olhar, para recordar e partilhar a experiência. Não precisas de ter conhecimentos técnicos e até podes viajar sem câmara. O telemóvel é mais do que suficiente e, mesmo que não seja para fotografar, acaba sempre por dar jeito, nem que seja para veres as horas.
Partimos do princípio que sim, mas isso depende mais de ti do que de nós. Viajar em grupo pede abertura para lidar com imprevistos, algum cansaço e pequenas adversidades, sabendo relativizar os problemas que possam surgir. É essencial ter respeito pelos outros participantes, tratar todos com consideração e manter um ambiente saudável de convivência, já que o grupo partilha a experiência praticamente 24 horas por dia. Gostar de estar com pessoas e ter sentido de humor ajuda muito, especialmente para transformar situações menos boas em aprendizagens ou momentos leves. Ainda assim, em 99% das vezes, as viagens correm muito bem.
Varia, os grupos são pequenos dentro das 6 a 12 pessoas. Como vais com um líder, temos de ter um mínimo de 6 pessoas.
No item da reserva, colocas o teu nome, mail, nif (nº de contribuinte) e telefone e nós enviamos-te um formulário com todos os dados que precisamos para seguires viagem. Nós enviamos um mail com os dados de pagamento dos 20% do PVP. Só após esse pagamento é que fica a reserva confirmada.
Podes comprar tu ou o Fotoadrenalina através dos nossos parceiros. Lembramos que há vantagens em comprar com os nossos parceiros, já que se houver algum problema antes ou durante a viagem, a agência de viagens pode ajudar a resolver o problema. A agência de viagens cobra uma pequena taxa, mas compensa já que tens o apoio e a segurança deles na gestão do voo (os check-in são sempre realizados pelo passageiro). Se houver voos internos, estes são sempre adquiridos pelo Fotoadrenalina para tudo estar coordenado com o grupo. Os problemas que acontecem nos aeroportos, como overbooking, cancelamento de voos, greves, entre outros, só podem ser tratados no balcão da companhia aérea no aeroporto onde se encontra, a agência não consegue intervir nestes casos.
Quando a viagem for confirmada pela equipa do Fotoadrenalina. Para isso, precisamos de um número mínimo de participantes, que são 6 pessoas. A partir da confirmação da viagem, enviamos um mail a todos os inscritos com a indicação dos horários dos voos do grupo e o preço do voos. Podes comprar por ti ou pelos nossos parceiros, mas têm de coincidir a hora de chegada ao destino e hora de partida do destino. Se não coincidir, as deslocações do aeroporto e o encontro com o grupo fica a cargo do participante.
Depende dos países e dos locais. Gostamos de dar “boa cama”, mas nem sempre há disponível a cama ideal. Pedimos sempre quartos com camas separadas e com quarto de banho no quarto, mas em locais mais remotos, por vezes as condições são diferentes e temos de ter a capacidade de aceitar que as condições não são iguais em todos os países do mundo. Se achas que queres mais privacidade e conforto quando vais dormir, podes pedir quarto individual, mas terás um custo extra associado (pede cotação ao Fotoadrenalina).
Após a inscrição e o preenchimento do formulário, é solicitado o pagamento de 20% do valor total da viagem, excluindo os voos. Assim que a viagem for confirmada pelo Fotoadrenalina, após atingir o número mínimo de participantes, pedimos o pagamento de mais 30% do valor total e iniciamos o processo de reserva dos voos. Os 50% restantes do valor total são pagos até um mês antes da data da viagem.
Sim, em todas as viagens é obrigatório fazer um seguro em viagem para o grupo, que é cobrado à parte. O seguro em viagem não paga tudo ou qualquer coisa (ver as condições da apólice no item do seguro em viagem). É preciso sempre o relatório do incidente e o comprovativo da despesa. O líder avisará a equipa do Fotoadrenalina em Portugal, que entrará em contacto com a seguradora para fazer todo o acompanhamento (não precisas de te preocupar). Ao fazeres para as datas da viagem, estás também a fazer seguro de cancelamento da viagem para situações graves que te impeçam de ir na viagem (ver quais as condições).
Sim. O Fotoadrenalina emite fatura. No momento da inscrição e no preenchimento dos dados do participante, solicitamos o NIF (número de contribuinte) para que todas as faturas possam ser corretamente emitidas ao longo dos pagamentos. A fatura final é enviada após a realização da viagem. Recomendamos verificar a pasta de spam, embora todas as faturas fiquem também disponíveis no e-Fatura, no Portal das Finanças. Todas as faturas são emitidas em nome de TRAJECTO IMEDIATO, Agência de Viagens Unipessoal, Lda, entidade legalmente responsável pelo Fotoadrenalina, com o NIF 517210380.
Podes desistir da viagem até ao momento da compra dos voos. Nesse caso, será devolvido o valor total da reserva inicial de 20%. Quando a viagem é confirmada, iniciamos o processo de compra dos voos e solicitamos o pagamento de mais 30% do valor total. A partir desse momento, a devolução em dinheiro torna-se mais difícil, uma vez que os voos não são reembolsáveis e já existem compromissos com parceiros, como alojamento e atividades. Nesse caso, os 30% pagos ao Fotoadrenalina são devolvidos sob a forma de voucher, com validade de 1 ano, para utilização em qualquer viagem. Os 50% restantes da viagem são pagos um mês e meio antes da data de partida. Se a desistência acontecer após esse prazo, serão cobrados todos os serviços de terceiros já pagos. O valor que não tiver sido cobrado pelos parceiros será devolvido em voucher, igualmente válido por 1 ano.
Todos os valores pagos serão devolvidos se for o Fotoadrenalina a desistir da viagem. Se a viagem for cancelada por motivos externos ao Fotoadrenalina, por exemplo em caso de uma pandemia, guerras, greves ou pelas entidades oficiais dos países, tentaremos com os parceiros a devolução do dinheiro, mas se não for possível, emitimos um voucher nos valores não cobrados com validade de 1 ano. Aconselhamos a todos os participantes fazerem seguro de cancelamento de viagem (ver condições).
Para qualquer dúvida, o ideal é entrar em contacto por e-mail, para que tudo fique registado por escrito: info@fotoadrenalina.com. Para questões simples ou urgentes, podes também enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou ligar para o +351 916 222 009, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Caso não atendamos de imediato, é provável que estejamos ocupados com outro assunto. Nesse caso, deixa uma mensagem e responderemos assim que possível, devolvendo também a chamada.
Reclamar faz parte da condição humana e o dia em que isso deixar de acontecer será, de facto, um dia triste para a humanidade. Por isso, tens ao teu dispor o Livro Oficial de Reclamações. Podes aceder a ele através do rodapé do site, clicando em “Livro de Reclamações”. Desejamos-te boa sorte.
Não perca nenhuma viagem! Registe-se e receba as nossas newsletters por email!
Projeto
#Construir o Futuro
Trajecto Imediato – agência de viagem, Lda | NIF 517 210 380
Rua Real de Baixo 285 RC DT 4450-235 Matosinhos
Tel. +351 916 222 009 (das 9h às 19h, segunda a sexta)
(chamada para a rede móvel nacional)
RNAVT – Turismo de Portugal nº 10610